Finanças: Disponível app para comunicar o seu agregado familiar
Até ao próximo dia 15 de fevereiro, os contribuintes têm de comunicar ao fisco o seu agregado familiar. Esta informação é fundamental para efeitos do IRS Automático.
A comunicação do seu agregado familiar pode ser realizada via Portal das finanças e agora também através da app "Agregado Familiar".
Até 15 de fevereiro, os sujeitos passivos de IRS podem confirmar ou alterar os dados relativos à composição do agregado familiar. Além disso, podem igualmente comunicar outros elementos pessoais relevantes, como, por exemplo, a residência alternada de dependentes em guarda conjunta, estabelecida em acordo de regulação do exercício das responsabilidades parentais, etc. Estes dados são úteis para que a AT disponibilize o IRS Automático ou pré-preencha o modelo 3 com elementos pessoais atualizados.
A alteração dos dados pessoais deve ser efetuada caso o sujeito passivo verifique que os mesmos não correspondem à sua situação real em 31 de dezembro de 2018. Caso não seja efetuada esta confirmação/alteração, a AT disponibilizará o IRS automático com base nos dados da declaração do ano anterior (2017). Veja aqui como pode preencher o seu agregado familiar.
App para comunicar o seu agregado familiar
A Autoridade Tributária e Aduaneira disponibiliza ao contribuinte, para efeitos do IRS Automático, a possibilidade de comunicar/consultar no seu dispositivo móvel, os seus elementos pessoais relevantes e outros, designadamente:
- Composição do seu agregado familiar;
- Informação sobre os dependentes;
- Informação complementar relativa às moradas:
- Entidade à qual pretende consignar o seu IRS/IVA
Para aceder ao serviço necessita do seu número de contribuinte e senha de acesso de cada elemento do agregado familiar. Além disso, irá necessitar da morada completa da sua habitação permanente.
Pequenos gestos marcam a diferença...
Já sabe para quem vão os 0,5% do IRS que tem direito a doar? Saiba que pode escolher a entidade que vai beneficiar da consignação de parte do seu IRS.
Download
Este artigo tem mais de um ano
E criaram uma app independente para isto?
Desperdício de dinheiro.
Alguém sabe como adiciono um filho ao agregado, tendo em conta que não tenho password de acesso ao portal das finanças dele?
Tens de pedir o acesso para o teu filho.
Olá.
Tens de fazer o pedido de senha da criança. Julgo não haver alternativa.
Vou fazer isso.
Obrigado
ainda não há alternativa mas há uma autorização legislativa que pode vir a mudar isso no futuro. vamos ver em que termos
Tem de pedir envio de senha nova por correio.
Não sei se existe forma direta de o fazer, ou se terá de errar propositadamente um determinado número vezes na senha desse NIF.
Tem de pedir acesso via site, demora porque vem pelo correio. Dada a data de informar agregado deve ir pedir uma password a um balcão das finanças.
Viva,
Porque é o Estado não faz uma app para cada serviço?
Temos uma app, para isto, outra para aquilo, uma para as finanças, outra para o SNS, outra para a Segurança Social, outra para marcação nas Lojas Cidadão, outra e outra e outra e outra…
Não seria mais fácil cada ministério que tem as suas valencias usar uma app, onde possa concentrar tudo?
Qualquer dia, temos um telemovel só com as apps do Estado e outro telemovel para o uso normal…
Pplware, se for o caso de um filho com mais de 25 anos que ainda vive com os pais mas este filho não tem rendimentos porque não trabalha, o filho não pode meter o IRS em conjunto com os pais por ter mais de 25 anos, certo? E uma vez que não tem rendimentos não precisa de entregar o IRS, certo?
Se não for incapacitado não pode entregar a declaração indicando o seu filho como dependente.
Dado que não obtêm rendimentos, não necessita de submeter a declaração periódica.
Obrigado pela resposta, se ainda estudar o caso é o mesmo, certo?
Não achas que as finanças te dão toda essa informação? Vais confiar em desconhecidos num site de tecnologia?
Sendo que tem 25 ou mais, tem obrigatoriamente de fazer IRS separado dos pais, isto é, viva ou não na mesma casa, esteja a trabalhar, estudar ou desempregado, deverá sempre fazer em separado.
Não confundir isto com agregado familiar
Está toda a gente atualizar a morada o site ja está KO!
.
Error 400–Bad Request
From RFC 2068 Hypertext Transfer Protocol — HTTP/1.1:
10.4.1 400 Bad Request
The request could not be understood by the server due to malformed syntax. The client SHOULD NOT repeat the request without modifications.
Santo deus isso está assim… como é que eles pagam fortunas por applicações e deixam sair cheio de erros!
Ola. O meu filho faz parte do meu agregado, tenho de ir metwr novamente ou isso fica automaticamente?
Agora com legendas sff
… e nem consegui alterar nada .. só adicionar e “validar”…
Só gostava de saber quanto custou esta App aos contribuintes…
Bom dia. Na confirmação da morada dá me erro Diz que tenho de pôr artigo e fracção, mas isso eu não sei pois estou em casa arrendada. Sabem. Como resolver? Obrigado
Olá, também tenho esse problema.
Já sabe como resolver !?
Obrigado
Finanças…só á noite é que se consegue fazer algo…e estar á vontade no site sem ir abaixo..agora de dia, é para esquecer!!