Encontrado malware pré-instalado em 38 smartphones Android
No segmento dos dispositivos móveis, o Android é aparentemente o principal alvo dos piratas informáticos. Recentemente, a Checkpoint revelou que descobriu a presença de malware que foi pré-instalado em vários equipamentos de duas grandes empresas.
Saiba quais foram os equipamentos onde foi encontrado malware.
O malware é hoje uma das maiores pragas do mundo tecnológico. Apesar de todos os mecanismos de validação e verificação de qualidade do produto, a verdade é que, e não se percebe muito bem como, há smartphones que chegam ao mercado com malware pré-instalado. A descoberta foi pela empresa Check Point e, segundo as informações, o malware não faz parte da ROM oficial mas foi instalado ao longo da cadeia de distribuição dos dispositivos.
Mais curioso ainda foi o facto de existirem 6 casos onde o malware foi instalado diretamente na ROM, com privilégios de sistema, o que significa que, nesses casos, o firmware tem de ser de novo reinstalado no equipamento.
Do malware descoberto, destaque para o popular Loki e para o Slocker. O Slocker é um ransomware que usa algoritmo de criptografia AES para cifrar todos os ficheiros no dispositivo e depois exigir um resgate. O Slocker usa o Tor para as comunicações com o servidor de C&C (sigla para “Comando & Controlo”).
Quais os equipamentos infetados?
De acordo com a investigação, foi encontrado malware nos seguintes dispositivos:
- Galaxy A5
- Galaxy S4
- Galaxy S7
- Galaxy Note 2
- Galaxy Note 3
- Galaxy Note 4
- Galaxy Note 5
- Galaxy Note 8.0
- Galaxy Note Edge
- Galaxy Tab 2
- Galaxy Tab S 2
- LG G4
- ZTE x500
- Oppo N3
- vivo X6 plus
- Asus Zenfone 2
- Lenovo A850
- Lenovo S90
- OppoR7 plus
- Xiaomi Redmi
- Xiaomi Mi 4i
No site da ARS está publicada uma lista ligeiramente diferente - ver aqui.
Sabe-se ainda que estes equipamentos estavam ao serviço de duas grandes empresas: uma na área das telecomunicações e uma outra multinacional na área da tecnologia.
Esta não é a primeira vez que se descobre malware pré-instalado em dispositivos Android o que é muito preocupante. Isto significa que os processos de distribuição são vulneráveis o que é inadmissível a este nível.
Via CheckPoint
Este artigo tem mais de um ano
Como se remove o dito malware?
Como é que, por exemplo, vem instalado em smartphones da Google? Há alguma coisa que não ficou bem explicado…
Fazes reset ao firmware. 🙂
Isso não funciona. Se vem na ROM de origem continua lá. Talvez o root e depois desinstalar as ditas apps.
Reinstalação da ROM
Aconteceu comigo num LeEco 1 pro em que trazia 1 malwares na ROM original. Mesmo ao reinstalar a ROM de novo o malware continuava. Tive 2 soluções. Root e remover a App com malware, ou mudar a ROM. Optei pela primeira.
Curiosamente comprei um LeEcoLeMax 2 e a ROM vinha limpinha, sem stress nenhum. E da mesma marca. Por isso, e reinstalação da ROM nem sempre resolve. Depende dos casos. Este foi o meu.
Mas a questão é: Como detectaste que tinhas um malware?
Como sabes que vinha com malware?
@João MS e @Miguel
No meu caso usei 3 Apps para detectar. Uma foi a ZoneAlarm, QuadRooter, e a bem conhecida Malwarebytes.
Mas este foi o meu caso. A App em questão chama-se AntKeyboard. Já vinha pré-instalada. Outra de risco vermelho era um clone da App YouTube, também agarrada à Rom. Não se tratava da App oficial da Google.
Mas cada caso é um caso. E com vocês pode ser diferente. É uma questão de experimentarem estas Apps e verem o que vos aparece. No meu LeEco Le Max 2 já não apareceu nada. Aparentemente está limpinho.
Abraço
No caso da Xiaomi, os telemóveis oriundos com rom oficial por norma nao trazem malware. O problema está nos que trazem as roms alteradas, as vendor rom. Mas consegue-se colocar a rom original ou uma sem malware sem problema…
Mesmo.
A primeira coisa que fiz quando recebi o meu foi instalar uma rom oficial de raiz, pois a rom que ele trazia era muito suspeita.
Eu optei pela Xiaomi.eu, mas é a mesma coisa… 😉
O mesmo que eu fiz quando recebi o meu ZF2 oriundo da China. Nem fui ver se a que trazia era suspeita ou não.
O meu cortava as letras das sms (só a primeira linha). E o youtube crashava SEMPRE que tentava ver alguma coisa LOL)
E como saberes que estas a instalar a ROM certa? Ou qual o sitio que achas mais seguro para ires buscar a ROM?
Tens que ir ao site oficial do fabricante, lá deverás encontrar as rom e o apoio técnico sobre como instalar as mesmas. Caso se trate de um Xiaomi vai a http://en.miui.com/download.html
Por acaso é samsung. Note 4.
Mas no site nao consigo encontrar nada. Podes dar uma ajuda?
@Mendes pensei que tinhas Xiaomi.
No caso da Samsung são mais fechados na questão da instalação de roms. Penso que terás de fazer root, mas deixo esse assunto para os mais entendidos.
A questão da mais ou menos segura é sempre a velha história do “confiar” em alguma coisa.
Eu instalei a oficial de china (tem inglês) e está 5 estrelas. Penso que as da comunidade miui PT também sejam de confiança.
Pois, eu acho que eles nao disponiblizam no site deles. Se quisesse instalar alguma coisa tinha de ir buscar a outro lado qlqr por isso secalhar o melhor é deixar estar como esta. Tambm nao sou muito entendido nisso.
@Mendes
Já procuraste neste site.
https://www.sammobile.com/firmwares/
Eu tenho o link da lista de todas as firmwares originais da Samsung . Mas só quando chegar a casa é que te consigo dar o link direto para download. Pensei que o tinha nos computadores do trabalho, mas está nos computadores de casa. Se quiseres diz, que logo à noite coloco aqui.
Se alguém tiver que coloque. Já repus em muitos modelos, mas agora não tenho o link direto para download.
Abraço.
Por acaso ja andei por ai.
Mas podes enviar se n te importares
https://www.sammobile.com/firmwares/database/SM-N910F/
Confirma se é este o teu modelo.
Vai ao link onde diz Portugal e clica.
https://www.sammobile.com/firmwares/download/124602/N910FXXS1DQB4_N910FOXX1DPI1_TPH/
Para o modelo do teu note 4 creio que seja esta firmware.
Tens as instruções na página
Abraço
E é por isso que a Apple tem clientes, uma grande parte (os números mostram isso) prefere pagar para não ter de se chatear com essas cenas.
Já sei que o iOS pode ser atacado, mas a sério vocês acham que a maioria de executivos e outros com trabalhos de 10 e mais horas por dia, tem tempo para andar a brincar com ROMs.
Além disso uma grande maioria dos consumidores não sabe como alterar a ROM, nem com instruções passo a passo.
Que preceito há a efectuar para erradicar o malware … o que nos interressa agora é saber como erradicar o problema
Hahahaha “brincar com roms” bela maneira de dizer que são simplesmente limitados demais para se aventurarem lol
No blog-post da Checkpoint não fala em Nexus nenhuns…
Sabes como e…
A lista foi obtida daqui: https://arstechnica.com/security/2017/03/preinstalled-malware-targets-android-users-of-two-companies/
Check Point didn’t disclose the names of the companies that owned the infected phones. Update: Monday, 3/13/2017, 6:16 Pacific Time: An earlier version of the Check Point blog post included Nexus 5 and Nexus 5x, but those models were removed without explanation in an update made over the weekend.
1) Samsung Note 8 ainda vai ser lançado
2) como se faz para identificar se se tem
3) como se faz para erradicar isso
Refere-se ao Galaxy Note 8.0 e não ao Galaxy Note 8
Penso que a referência é a um tablet Samsung
http://www.fnac.pt/Samsung-N5110-Galaxy-Note-8-0-Wi-Fi-16GB-White-Tablet-Tablet-Android/a686664
Comprem um iphone que isso passa 😉
Sim, claro esse também não é imune.
Estes iluminados pensam que o iphone é algum santo…
Santo não é de certeza. Mas verdade seja dita, não tens nem 10% dos problemas que tens no Android. Uso as duas plataformas e sei bem do que falo. Contrariar isso é mesmo falta de conhecimento do ecossistema da Apple e do seu funcionamento. Todos os dispositivos são passíveis de ter falhas é certo, mas nem se compara uma coisa com outra.
Portanto para alguns iluminados… não pensem que é tudo igual, pois isso é puramente fanatismo vosso contra a Apple. Abraço.
😉
Mas já agora que problemas tens no Android?
Com um sistema fechado e estupidamente limitado claro que não tens 10% dos problemas.
Tenho o meu 6P e não tem nem 1 problema, vai da forma que usas ambos… não tenho nem nunca tive num dispositivo android.
Já o iPad só serve mesmo para videos etc, o iMac devolvi.
São casos, não se pode generalizar, claro que eles ao mexerem nas ROMs que o problema agrava, fora a fragmentação.
@Freitas
Sejamos francos e honestos. Acima num dos meus comentários mencionei um problema que tive com um LeEco 1 Pro. Malware na Rom original. Já imaginas o trabalho que tens de fazer root ou mudar a Rom? Para quem sabe isso não é difícil. Mas para as massas de gente isso é chinês. Outros problemas na ligação de acessórios Bluetooth a um Sansung S4. Alguns nem emparelhavam. Bizarro que no iPhone nunca tive nenhum problema desses, até acessórios baratos ligavam-se sem stress nenhum. Uma smartband não ligava num HTC via Bluetooth. Apps a crashar do nada. Uma coisa que me irrita é ter que fechar as Apps em backgroud no android senão a RAM lá se vai e começam os lags e engasgos. Então se estás a instalar Apps ao mesmo tempo, aí é que sentes bem os engasgos e lag. No iOS isso nem se coloca. Podes ter 100 Apps abertas em backgroud no iOS que ele funciona fluidamente e sem lag.
Depois tens de ter noção que há problemas que uns android users têm e outros não. Mas se fazeres a somatória de todos verás que são muitos. O que não falta é fóruns por aí a mostrar “montes” de chatices e problemas que android users têm. Users que não pescam nada de tecnologia, massas. É verdade que para nós que percebemos do assunto, faz parte do nosso dia a dia, profissionalmente, ou apenas por gosto, conseguimos resolver tudo com relativa facilidade, daí já ser clichê lermos comentários a dizer que “não tenho nehum problema com Android”. Alguns sabem resolver, outros apenas dizem por dizer, mesmo tendo problemas. Se para ti ou outros isso não são problemas, fica a saber que no iOS isso praticamente é inexistente. Salvo rara excepção de uma App que crasha no iOS. Mas nada a ver com android.
O que quero dizer, é que embora eu tenha poucos problemas no android, esses não existem em iOS. Se juntarmos todas as marcas android e os seus problemas, terás muitos problemas juntos. Se juntares todos os modelos Apple com iOS e os seus problemas verás que embora também tenham problemas é uma quantidade muito inferior. Não é difícil perceber a lógica. Android está preparado para “milhentos” devices. iOS para meia dúzia. Só por aí há se chega lá. Nos meus devices Android tenho uns problemas, nos teus tens outros, mas somando tudo, acaba por ter muitos. Quando falo em android ter muitos mais problemas que iOS, é de forma geral e genericamente falando. O post de hoje vem juntar mais problemas aos que já existem.
Abraço. 🙂
Root é algo simples hoje em dia. problemas nunca tive, já agora uso gama Sony, não sei o que lentidão, nem nada do que mencionas. Agora separa a Sony das outras empresas para comparar com o iPhone. Muitos problemas vem porque as ROM são mal alteradas, lojas e operadoras fazem alterações, isso acontece por ser um sistema livre, já o ios não o é, e não dá para fazer comparação. Agora comprara o sistema da blackberry, é muito melhor e mais seguro que o ios, mesmo depois de morto. isso é a tua experiência em aparelhos gama baixa, a minha é de aparelhos gama alta, incluindo BB e iPhone.
Explica lá essa do sistema fechado e limitado!
O nexus também é fechado e limitado
@FilipeOS
“Com um sistema fechado e estupidamente limitado claro que não tens 10% dos problemas.”
Isso já foram tempos. Até à versão do iOS 7.1.2 concordaria contigo. Mas agora isso que afirmas é falso. Cada vez mais o iOS permite-te mais liberdade. A versão iOS 10 está espetacular. E novidades interessantes no iOS 11 irão aparecer. (Rumores)
As únicas limitações que para mim encontro no iOS face ao android, são: personalização de ícones, etc. Não ter possibilidade de fazer vídeo screen, gravar áudio das chamadas no idevice. Tirando isso, PARA MIM, faço tudo o resto no iOS, mas ainda melhor, como no Android. Até torrents faço, e só com o Safari. Embora use poucas vezes. Nem preciso de App dedicada. O problema é o pessoal não ter percebido a real evolução do iOS, principalmente a partir do iOS 8 e 9. E claro as excelentes Apps que fazem do iOS um sistema móvel excelente.
Fica bem.
ruiz. nexus limitado e fechado? só se for na tua mente
É limitado, não podes bloquear anúncios no browser sem fazer root
@Freitas
Reconheço que a Sony tem devices muito bons, linha Z. Quando comparados com outros estes destacam-se pela positiva. Aliás a minha esposa tem um Z2 e tem funcionado muito bem. Já tive um blackberry curve. Não me recordo do modelo propriamente dito. Tens de reconhecer que a sua segurança se deve também ao facto de ser de código fechado, tal como o iOS. Eu também sempre tive modelos de topo. A minha experiência baseia-se na Samsung, tenho um S 4, embora já o tenha encostado. E mesmo estas marcas que agora vêem da China, são smartphones com specs de topo. Pesquisa por um LeEco Le Max 2 e vais ver que te surpreendes com o que vem lá dentro.
Olha que mesmo a blackberry já não é tão segura como pensas. Até aqui no pplware já fizeram posts sobre isso. Muito melhor não é, sabes bem que isso a esta altura não é possível, está morto e enterrado como disseste. Parou. Seguro? É relativo. Também já não fazes praticamente nada nele. Já ninguém tem interesse num sistema que está prestes a desaparecer, infelizmente. Era bom existir mais concorrência. Quem ganha são os consumidores.
Quanto a lentidão se fizeres no teu Sony aquilo que mencionei, vais notar sim lag. Já consegui pôr o da minha esposa a fazer. Isso deve-se ao facto do Android “comer” a Ram quase toda, e ter sempre processos a funcionar mesmo quando não são utilizados.Mas lá está, depende do uso que lhe dás. Mas verdade seja dita, a linha Z da Sony quando comparada com outros modelos de topo, na minha opinião, têm uma Rom bem trabalhada.
E isso reflete-se claro na experiência do consumidor.
Abraço
Blackberry não é segura porque parou, senão era das mais seguras, utização posso te dizer que é das mais pesadas e não noto lentidão, fului muito bem, tenho um z3 e um z5
Filipe, tu é que não podes generalizar.
No dia que encontrarem malware num iPhone original acabadinho de sair da loja vai se o fim da picada que é o caso que se fala na notícia!
Se na tua cabeça é sequer comparável, falta-te aí um update de realidade.
Típica resposta sem conteúdo nem conhecimento…
Sentes-te enganado pela Apple e então não queres ser o único, por isso tentas impingir esse chaço a toda a gente… ou então tens comissão!
Tem é atenção onde compras, não vás tu pagar 800€ por um iphone usado 🙂
+1
+1
É por estas e por outras…
Mesmo com reposição de fábrica não é possível remover a App do Facebook no A5.
Nem nesse nem em mais nenhum! Se queres remover, tem de fazer root ao equipamento.
Esta noticia dá a sensação de ser um bitaite mandado para o ar, está muito longe de ser algo palpável e é algo sem exactidão.
Obviamente que não, ainda mais a noticia é da Checkpoint
Problema são vendor roms, que os operadores alteram e instalam. Os tlm apesar serem comprados novos, operadoras fdem isto td com aps da treta e custom screen, e o caraças…
Comprem um windows 10 mobile, nao é imune, mas tem o sistema mais protegido
grand coiso
Comprem um Blackberry – Android, há varios modelos e não têm problemas de segurança .. wake up and smell the coffee …… back to black …… all touch – DTEK50, DTEK60, pkb – KEYone, PRIV, …. é só procurar e informarem-se e deixar de ser influenciados pela marketing …… mas melhor melhor seria o OS BB10 mas ….
http://help.blackberry.com/pt/security-guide-for-blackberry-powered-by-android/latest/security-guide-for-blackberry-powered-by-android-html/awi1426864842233.html
Uma maneira muito menos dura para se obter o malware instalado nos telefones das pessoas.
Pois estas praticas geram cada vez mais dinheiro.
nokia 1100
nem devem dormir só pela ansiedade de colocar peimeiro artigos destes. jasus
primeiro*
primeiro.**
nem validam o comment
a correção
Parece-me que nem validaste o teu antes de o publicares. Só tiveste 4 correções, nem deves ter dormido 🙂
tu é que n dormiste . fiz correção mas o comment estava na moderação. e apagaram.
O problema é do corretor automático do Android! Tem malware! 🙂
malware tem teu rabo
Ui o menino ficou melindrado!! Volta lá para a escolinha e já agora sorri para a câmera estas a ser filmado!lol
volta tu tens idade pra isso
A notícia está um pouco incompleta, ou seja, falam em 38 aparelhos Android infetados, mas no artigo mencionam 21 equipamentos e no outro artigo conta-se 23 dispositivos eletrónicos.
De resto, boa informação, ainda bem que o meu telemóvel não vem mencionado…
agora depois de lerem esta notícia corram para comprar smartphones na gearbest
e a Xiaomi sempre na vanguarda!
inveja de n teres um iphone com um ecrã com o mi mix
O meu nao esta nas listas. Bfff que alivio.
Pelo menos meu motorola está fora, hehehe
Tenho um A5 de 2017. Como vejo?
Os UMI também andam é só ir ao fórum da Marca do equipamento por exemplo UMi Diamond e é logo um dos primeiros problemas