Encontrado malware pré-instalado em 38 smartphones Android


Destaques PPLWARE

83 Respostas

  1. Pedro Fernandes says:

    Como se remove o dito malware?
    Como é que, por exemplo, vem instalado em smartphones da Google? Há alguma coisa que não ficou bem explicado…

    • Carlos Costa says:

      Fazes reset ao firmware. 🙂

    • Freitas says:

      Reinstalação da ROM

      • Brasão SS says:

        Aconteceu comigo num LeEco 1 pro em que trazia 1 malwares na ROM original. Mesmo ao reinstalar a ROM de novo o malware continuava. Tive 2 soluções. Root e remover a App com malware, ou mudar a ROM. Optei pela primeira.
        Curiosamente comprei um LeEcoLeMax 2 e a ROM vinha limpinha, sem stress nenhum. E da mesma marca. Por isso, e reinstalação da ROM nem sempre resolve. Depende dos casos. Este foi o meu.

        • Miguel says:

          Mas a questão é: Como detectaste que tinhas um malware?

        • João MS says:

          Como sabes que vinha com malware?

          • Brasão SS says:

            @João MS e @Miguel
            No meu caso usei 3 Apps para detectar. Uma foi a ZoneAlarm, QuadRooter, e a bem conhecida Malwarebytes.
            Mas este foi o meu caso. A App em questão chama-se AntKeyboard. Já vinha pré-instalada. Outra de risco vermelho era um clone da App YouTube, também agarrada à Rom. Não se tratava da App oficial da Google.
            Mas cada caso é um caso. E com vocês pode ser diferente. É uma questão de experimentarem estas Apps e verem o que vos aparece. No meu LeEco Le Max 2 já não apareceu nada. Aparentemente está limpinho.
            Abraço

  2. Pedro S. says:

    No caso da Xiaomi, os telemóveis oriundos com rom oficial por norma nao trazem malware. O problema está nos que trazem as roms alteradas, as vendor rom. Mas consegue-se colocar a rom original ou uma sem malware sem problema…

  3. João Morais says:

    Que preceito há a efectuar para erradicar o malware … o que nos interressa agora é saber como erradicar o problema

  4. LG says:

    No blog-post da Checkpoint não fala em Nexus nenhuns…

  5. Belmiro says:

    1) Samsung Note 8 ainda vai ser lançado

    2) como se faz para identificar se se tem

    3) como se faz para erradicar isso

  6. bikes says:

    Comprem um iphone que isso passa 😉

    • Freitas says:

      Sim, claro esse também não é imune.

      • FilipeOS says:

        Estes iluminados pensam que o iphone é algum santo…

        • Brasão SS says:

          Santo não é de certeza. Mas verdade seja dita, não tens nem 10% dos problemas que tens no Android. Uso as duas plataformas e sei bem do que falo. Contrariar isso é mesmo falta de conhecimento do ecossistema da Apple e do seu funcionamento. Todos os dispositivos são passíveis de ter falhas é certo, mas nem se compara uma coisa com outra.
          Portanto para alguns iluminados… não pensem que é tudo igual, pois isso é puramente fanatismo vosso contra a Apple. Abraço.
          😉

          • Freitas says:

            Mas já agora que problemas tens no Android?

          • FilipeOS says:

            Com um sistema fechado e estupidamente limitado claro que não tens 10% dos problemas.

            Tenho o meu 6P e não tem nem 1 problema, vai da forma que usas ambos… não tenho nem nunca tive num dispositivo android.
            Já o iPad só serve mesmo para videos etc, o iMac devolvi.

            São casos, não se pode generalizar, claro que eles ao mexerem nas ROMs que o problema agrava, fora a fragmentação.

          • Brasão SS says:

            @Freitas
            Sejamos francos e honestos. Acima num dos meus comentários mencionei um problema que tive com um LeEco 1 Pro. Malware na Rom original. Já imaginas o trabalho que tens de fazer root ou mudar a Rom? Para quem sabe isso não é difícil. Mas para as massas de gente isso é chinês. Outros problemas na ligação de acessórios Bluetooth a um Sansung S4. Alguns nem emparelhavam. Bizarro que no iPhone nunca tive nenhum problema desses, até acessórios baratos ligavam-se sem stress nenhum. Uma smartband não ligava num HTC via Bluetooth. Apps a crashar do nada. Uma coisa que me irrita é ter que fechar as Apps em backgroud no android senão a RAM lá se vai e começam os lags e engasgos. Então se estás a instalar Apps ao mesmo tempo, aí é que sentes bem os engasgos e lag. No iOS isso nem se coloca. Podes ter 100 Apps abertas em backgroud no iOS que ele funciona fluidamente e sem lag.
            Depois tens de ter noção que há problemas que uns android users têm e outros não. Mas se fazeres a somatória de todos verás que são muitos. O que não falta é fóruns por aí a mostrar “montes” de chatices e problemas que android users têm. Users que não pescam nada de tecnologia, massas. É verdade que para nós que percebemos do assunto, faz parte do nosso dia a dia, profissionalmente, ou apenas por gosto, conseguimos resolver tudo com relativa facilidade, daí já ser clichê lermos comentários a dizer que “não tenho nehum problema com Android”. Alguns sabem resolver, outros apenas dizem por dizer, mesmo tendo problemas. Se para ti ou outros isso não são problemas, fica a saber que no iOS isso praticamente é inexistente. Salvo rara excepção de uma App que crasha no iOS. Mas nada a ver com android.
            O que quero dizer, é que embora eu tenha poucos problemas no android, esses não existem em iOS. Se juntarmos todas as marcas android e os seus problemas, terás muitos problemas juntos. Se juntares todos os modelos Apple com iOS e os seus problemas verás que embora também tenham problemas é uma quantidade muito inferior. Não é difícil perceber a lógica. Android está preparado para “milhentos” devices. iOS para meia dúzia. Só por aí há se chega lá. Nos meus devices Android tenho uns problemas, nos teus tens outros, mas somando tudo, acaba por ter muitos. Quando falo em android ter muitos mais problemas que iOS, é de forma geral e genericamente falando. O post de hoje vem juntar mais problemas aos que já existem.
            Abraço. 🙂

          • Freitas says:

            Root é algo simples hoje em dia. problemas nunca tive, já agora uso gama Sony, não sei o que lentidão, nem nada do que mencionas. Agora separa a Sony das outras empresas para comparar com o iPhone. Muitos problemas vem porque as ROM são mal alteradas, lojas e operadoras fazem alterações, isso acontece por ser um sistema livre, já o ios não o é, e não dá para fazer comparação. Agora comprara o sistema da blackberry, é muito melhor e mais seguro que o ios, mesmo depois de morto. isso é a tua experiência em aparelhos gama baixa, a minha é de aparelhos gama alta, incluindo BB e iPhone.

          • RuiZ says:

            Explica lá essa do sistema fechado e limitado!

            O nexus também é fechado e limitado

          • Brasão SS says:

            @FilipeOS
            “Com um sistema fechado e estupidamente limitado claro que não tens 10% dos problemas.”
            Isso já foram tempos. Até à versão do iOS 7.1.2 concordaria contigo. Mas agora isso que afirmas é falso. Cada vez mais o iOS permite-te mais liberdade. A versão iOS 10 está espetacular. E novidades interessantes no iOS 11 irão aparecer. (Rumores)
            As únicas limitações que para mim encontro no iOS face ao android, são: personalização de ícones, etc. Não ter possibilidade de fazer vídeo screen, gravar áudio das chamadas no idevice. Tirando isso, PARA MIM, faço tudo o resto no iOS, mas ainda melhor, como no Android. Até torrents faço, e só com o Safari. Embora use poucas vezes. Nem preciso de App dedicada. O problema é o pessoal não ter percebido a real evolução do iOS, principalmente a partir do iOS 8 e 9. E claro as excelentes Apps que fazem do iOS um sistema móvel excelente.
            Fica bem.

          • urms says:

            ruiz. nexus limitado e fechado? só se for na tua mente

          • RuiZ says:

            É limitado, não podes bloquear anúncios no browser sem fazer root

          • Brasão SS says:

            @Freitas
            Reconheço que a Sony tem devices muito bons, linha Z. Quando comparados com outros estes destacam-se pela positiva. Aliás a minha esposa tem um Z2 e tem funcionado muito bem. Já tive um blackberry curve. Não me recordo do modelo propriamente dito. Tens de reconhecer que a sua segurança se deve também ao facto de ser de código fechado, tal como o iOS. Eu também sempre tive modelos de topo. A minha experiência baseia-se na Samsung, tenho um S 4, embora já o tenha encostado. E mesmo estas marcas que agora vêem da China, são smartphones com specs de topo. Pesquisa por um LeEco Le Max 2 e vais ver que te surpreendes com o que vem lá dentro.
            Olha que mesmo a blackberry já não é tão segura como pensas. Até aqui no pplware já fizeram posts sobre isso. Muito melhor não é, sabes bem que isso a esta altura não é possível, está morto e enterrado como disseste. Parou. Seguro? É relativo. Também já não fazes praticamente nada nele. Já ninguém tem interesse num sistema que está prestes a desaparecer, infelizmente. Era bom existir mais concorrência. Quem ganha são os consumidores.
            Quanto a lentidão se fizeres no teu Sony aquilo que mencionei, vais notar sim lag. Já consegui pôr o da minha esposa a fazer. Isso deve-se ao facto do Android “comer” a Ram quase toda, e ter sempre processos a funcionar mesmo quando não são utilizados.Mas lá está, depende do uso que lhe dás. Mas verdade seja dita, a linha Z da Sony quando comparada com outros modelos de topo, na minha opinião, têm uma Rom bem trabalhada.
            E isso reflete-se claro na experiência do consumidor.
            Abraço

          • Freitas says:

            Blackberry não é segura porque parou, senão era das mais seguras, utização posso te dizer que é das mais pesadas e não noto lentidão, fului muito bem, tenho um z3 e um z5

          • Sujeito says:

            Filipe, tu é que não podes generalizar.

        • Francisco Pinto says:

          No dia que encontrarem malware num iPhone original acabadinho de sair da loja vai se o fim da picada que é o caso que se fala na notícia!

      • Sujeito says:

        Se na tua cabeça é sequer comparável, falta-te aí um update de realidade.

    • Francisco C says:

      Típica resposta sem conteúdo nem conhecimento…

    • V.T. says:

      Sentes-te enganado pela Apple e então não queres ser o único, por isso tentas impingir esse chaço a toda a gente… ou então tens comissão!

    • Hugo says:

      Tem é atenção onde compras, não vás tu pagar 800€ por um iphone usado 🙂

    • RuiZ says:

      +1

      É por estas e por outras…

  7. João SIlva says:

    Mesmo com reposição de fábrica não é possível remover a App do Facebook no A5.

  8. V.T. says:

    Esta noticia dá a sensação de ser um bitaite mandado para o ar, está muito longe de ser algo palpável e é algo sem exactidão.

  9. Nuno says:

    Problema são vendor roms, que os operadores alteram e instalam. Os tlm apesar serem comprados novos, operadoras fdem isto td com aps da treta e custom screen, e o caraças…

  10. Tiago says:

    Comprem um windows 10 mobile, nao é imune, mas tem o sistema mais protegido

  11. Carlos says:

    Comprem um Blackberry – Android, há varios modelos e não têm problemas de segurança .. wake up and smell the coffee …… back to black …… all touch – DTEK50, DTEK60, pkb – KEYone, PRIV, …. é só procurar e informarem-se e deixar de ser influenciados pela marketing …… mas melhor melhor seria o OS BB10 mas ….

  12. Jose says:

    Uma maneira muito menos dura para se obter o malware instalado nos telefones das pessoas.
    Pois estas praticas geram cada vez mais dinheiro.

    nokia 1100

  13. urms says:

    nem devem dormir só pela ansiedade de colocar peimeiro artigos destes. jasus

  14. Lisbon lover says:

    A notícia está um pouco incompleta, ou seja, falam em 38 aparelhos Android infetados, mas no artigo mencionam 21 equipamentos e no outro artigo conta-se 23 dispositivos eletrónicos.

    De resto, boa informação, ainda bem que o meu telemóvel não vem mencionado…

  15. urms says:

    agora depois de lerem esta notícia corram para comprar smartphones na gearbest

  16. okapi says:

    e a Xiaomi sempre na vanguarda!

  17. Carlos says:

    O meu nao esta nas listas. Bfff que alivio.

  18. JHGouveia says:

    Pelo menos meu motorola está fora, hehehe

  19. int3 says:

    Tenho um A5 de 2017. Como vejo?

  20. Filipe says:

    Os UMI também andam é só ir ao fórum da Marca do equipamento por exemplo UMi Diamond e é logo um dos primeiros problemas

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.