É o fim da MIUI! Xiaomi prepara-se para lançar smartphones com o novo MiOS
A Xiaomi tem no MIUI a sua personalização do Android, com muitas opções adicionais, que potencializam o sistema da Google. Este cenário é usado há muitos anos e com provas dadas, acompanhando sempre a nova versão do Android. Isso pode mudar em breve, com a mudança para o MiOS, a próxima novidade da marca.
O MiOS não é uma novidade para a maioria dos utilizadores da Xiaomi. Este não é ainda um sistema conhecido e materializado, mas já circula informação sobre a sua existência há algum tempo, tornando real os seus desenvolvimentos e uma potencial chegada para o mercado.
Agora surge informação sobre o seu estado e como irá começar a ser usado nos smartphones da Xiaomi. Foi o conhecido Digital Chat Station que no Weibo revelou que está convencido de que a marca poderá muito em breve começar a fazer a troca do MIUI pelo MiOS.
Avança que o MIUI 14 será a última versão a ser lançada pela Xiaomi e que desse momento em diante será o MiOS a ser a opção. Este novo sistema chegará com alguns dos próximos modelos e assumirá o papel central como sistema operativo da marca.
É de destacar que o sistema desenvolvido pela própria Xiaomi deverá ser inicialmente implantado em dispositivos AIoT (Inteligência Artificial das Coisas) e "grandes terminais". Só posteriormente deverá expandir-se para os smartphones, primeiro em novos lançamentos e depois como atualizações.
A grande diferença entre o MIUI e o MiOS é a base em que são desenvolvidos. A primeira opção é assente no Android e usa depois uma camada de personalização própria da Xiaomi. Já o MiOS é um sistema totalmente novo e que a marca está a desenvolver de forma autónoma, como a Huawei fez com o HarmonyOS.
Está assim lançada mais informação importante sobre o futuro dos smartphones da Xiaomi e do seu potencialmente novo sistema operativo. Será uma mudança importante para a marca, que assim abandona a sua muito usada personalização do Android, com as suas caraterísticas únicas.
Este artigo tem mais de um ano
Mas não acabou de ser lançado o MIUI 15 com o Android 14?
yah a historia esta mta mal contada. Pelo que sei vai sair MIUI 15 global, e provavelmente ira continuar, sendo que este novo OS sera para a china.
Foi. E pelo que já li, vão ter que ponderar muito bem esse passo (que apenas deverá acontecer na China, como referido abaixo), uma vez que podem ficar sujeitos às mesmas sanções da Huawei. E duvido que queiram ficar nessa posição!
Isso é obviamente apenas para o mercado chinês. Não é preciso ser muito inteligente…
É basicamente uma mudança de nome, não é preciso entrar em parafuso!
Que original
Sem a loja de aplicações da Google, RIP Xiaomi.
mais uma marca que vai pelo caminho da nokia
Vou mudar de marca assim quando comprar telemóvel novo
Esta noticia é valida para a China e uma informação para o ocidente.
Quem e que usa xiaomi? Lol samsung, apple, pixel sao de longe superiores. Entre pixel 8 ou iphone 15 pro ficam muito bem servidos, o resto nem considero
O que que a samsung e o pixel tem de especial? A camera do POCO F3 que é um telemovel de baixa gama é igual a do pixel 6, instala o pixelOS e fica um pixel. Ter samsung é só para pagar mais para ter fotos azuladas e pessoas esbranquiçadas…para não falar do botão do bixby que não dá para configurar sem root
Agora iphones vs android não tem comparação.
Tenho um F3 e posso conferir que tira fotos excelentes, tem um dos melhores SoC, memória DDR e velocidade de escrita/leitura e ainda hoje bate o pé a muitos Samsung e Apple! Ribeiro, deixa de bazófias!
Desculpe Ribeiro, discordar.
Não sabe o que está a dizer!
Com 150€ a 200€ comprar um excelente telefone da Xiaomi, com qualidade e com baterias em condições.
Só uma dica, compare o Poco X5 Pro com as suas sugestões.
Tudo de bom
talvez pq nem todas as pessoas sao ricas ou querem/podem gastar rios de dinheiro por um telemovel ( no meu caso acho uma estupidez e prefiro investir em boas peçcas para o meu pc e ter um telemovel mediano que faz o que preciso). Na gama dos 100-400 euros nada bate o preco qualidade da xiaomi.
Você é rico e pode pagar 5000 euros pelo telemóvel e acessórios, a cada 3 anos, e o usar para fazer o mesmo que um telemóvel de 200 euros e 50 euros de acessórios, faz.
É essa a diferença. Cada utilizador de iphone, usa 0,1% das capacidades do telemóvel e pagou 500 vezes mais do que usa.
E??????
O que pagas por um desses, mais vale comprar Samsung.
mas será que ainda não se convenceram que tudo o que seja chinês e não tenha o objetivo que eles querem em vendas mais tarde ó mais cedo altera ou é SUBTITÚIDO POR OUTRA COISA QUALQUER QUE SEJA …
nao posso reclamar, tenho um redmi 4 a funcionar deste 2016 em perfeitas condicoes e um note 6 pro tb a bombar desde 2018 ou 19. tem durado mais que mto do que tenho visto por ai.
O Redmi 4, tens LineageOS ou outro?
Como fizeste? Tentei instalar num Redmi 9 e não consegui… (não arrancava para o novo bootloader)
Podes partilhar como o fizeste?
para fazeres o unlock do boot agora tens de ter uma conta mi, pedir aos gajos o unlock. demora para ai uma semana e os gajos dps mandam-te o mi unlock. No meu caso, eu ate me enganei e o meu e um redmi 3 mas a coisa e a mm. Neste caso nao tenho CFW pois o telemovel esta com a minha mae e nao existe necessidade disso. Ele funciona perfeitamente sem qq problema. Alias raramente tenho tido necessidade de instalar CFW nos xiaomi pois eles deixam fazer quase tudo o que queremos.
Esta agora… 😐
Era muito giro, a Samsung abandonar o android assim como Xiaomi e redmi.
A Google deixava o android por completo.
Bastava terem boas aplicações e acesso às redes sociais, e o resto era brincadeira.