Dabox: O “personal trainer” da CGD para as suas contas
A CGD lançou hoje a app DABOX, uma inovação única no mercado português. Esta app é resultado do investimento na transformação digital do Banco.
Com esta app os clientes CGD passam a ter acesso a um “personal trainer” financeiro no seu smartphone. Este app permitirá tomar melhores e mais informadas decisões financeiras.
Dabox - Um gestor para todos os bancos
A app DABOX permite aos utilizadores adicionar as contas à ordem dos principais bancos a operar em Portugal. Desta forma os clientes passam a ter uma visão integrada das suas disponibilidades financeiras.
Permite ainda ter, automaticamente e em segundos, graças a um poderoso motor analítico, todos os seus movimentos categorizados em, por exemplo, lar, Alimentação, Transportes, Compras, Lazer e Saúde, entre outros.
A CGD pretende posicionar-se como o principal player a impulsionar o movimento do Open Banking no nosso mercado por via da promoção de novas práticas na gestão do dia-a-dia dos seus portugueses, nas quais se inclui a gestão das finanças pessoais.
A app DABOX é uma inovação única no mercado português, resultado do investimento na transformação digital do Banco.
A app está disponível na App Store e na Google Play para clientes CGD com contrato Caixadirecta ativo. Permite uma visão sobre todas as contas que possuam na CGD e nos restantes Bancos, e estará disponível para todos os não clientes da CGD muito em breve.
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Este artigo tem mais de um ano
Cuscos. Querem cruzar dados. Não obrigado. Já chegam os Google’s e afins
Isto e sacar mais uns cobres aos clientes…
Podem começar por cortar as despesas de manutenção, a conta fica logo mais “fit”
hahahaahah tanta verdade aí 🙂
Parecem a maçã, a apresentar novidades que os outros já usam à séculos…
Como por exemplo?
A CGD quer saber quanto dinheiro tenho na concorrência.
Enfim…
A CGD não acede aos dados dos clientes dos outros bancos. Essa informação, de acordo com a diretiva DSP2, pertence aos utilizadores. E estes ao adicionarem os bancos pretendidos, é que tem acesso à sua informação.
Basta consultar o BP e têm lá toda a informação.
Após a autorização, de acordo com a diretiva PSD2, o autorizado (o balanço) passa a ter acesso a tudo. Inclusive pode fazer movimentos por ti na conta no outro banco. Não sejam otários
E tu só lhes respondes se quiseres. Experimenta a app, depois comentas de forma sustentada.
Nem que me pagassem instalava a app. Para saber o que tenho já me chega o fisco e o mais certo é acontecer o mesmo do que o MBway.
Então nem sabes do que se fala. Porque…
O vesgo jamais irá por olho nas minha conta bancária! Xó escalabardo!
A todos os que estao preocupados com o facto de a CGD eventualmente querer saber os movimentos das vossas contas nos outros bancos… preocupem-se mais com o Facebook, Instagram e afins!
Esta nova app tira partido da directiva PSD2 da UE (https://ec.europa.eu/info/law/payment-services-psd-2-directive-eu-2015-2366_en) e a privacidade dos dados esta’ garantida, a CGD nao tem acesso as vossas contas!
E achas que alguém se dá ao trabalho de se informar? O que interessa é a maledicência. E até já se esqueceram do sigilo bancário.
“Esta nova app tira partido da directiva PSD2 da UE (https://ec.europa.eu/info/law/payment-services-psd-2-directive-eu-2015-2366_en) e a privacidade dos dados esta’ garantida, a CGD nao tem acesso as vossas contas!”
é isso é… és daqueles, que os governantes te dizem que são sérios e tu acreditas!…
Sim, sou uma ovelha que vai atras de todos.
É o mesmo que tu dizeres a alguém que és sério e esse alguém não acreditar em ti. Não achas que pensar assim é um principio errado ?
A CGD, após autorização acede a todo a informação no outro banco. E se também deres autorização pode iniciar pagamentos em teu nome, no outro banco.
Sim, tens razao, a PSD2 permite fazer consultas e pagamentos.
No entanto nao e’ a CGD que vai ter acesso a essa informacao. As consultas e pagamentos sao feitas atraves de APIs definidas de acordo com a PSD2. Ou seja, a informacao no maximo fica no telemovel da pessoa.
Para que a CGD tivesse acesso aos dados, a app teria de outra forma qualquer enviar a informacao dos utilizadores para os servidores da CGD.
E’ possivel? Sim, claro que e’.
E’ provavel? Nao me parece que uma instituicao tipo CGD va’ fazer isso, pois mais tarde ou mais cedo seria descoberto.
Nao sei em detalhe a directiva PSD2, ou como sao feitas as aprovacoes para se ser um “provider PSD2”, mas suponho que existam normais/validacoes que nao permitam isso e que a CGD (ou outro qualquer provider que o faca) estaria a quebrar.
A comunicação é ventre banco da conta, sibs (api open bank) e servidores CGD. Depois CGD telemóvel. Não é preciso explicar mais nada. Lembrem-se que vocês autorizam.
A app Tink também tem as mesmas funcionalidades. Era quase capaz de apostar que a app da CGD usa as APIs do Tink. https://tink.com/
Precisamente ao contrário. A Think, se quiser aceder a contas bancárias portuguesas é que vai ter que usar as APIs do Open bank da SIBS que a cgd e restantes bancos usam.
Esta tudo contra uma coisa que ja existe ha uns anos noutros paises e que permite as pessoas mais uma forma de acederem a informacao das suas proprias contas?
Meu caro. O banco, após autorização passa a aceder a tudo dessa conta. Achas que iriam organizar a informação como?
Tendo em conta a utilização dos SMS para autenticações & confirmações, afirmarem nos comentários que a CGD certamente irá respeitar a privacidade é no mínimo ingénuo… se não respeitam a segurança e privacidade a enviar sms que mostra tudo a todos na rede pública de telefones, que nem garante que seja entregue efectivamente somente ao legítimo destinatário, quem garante que a CGD sabe o que está a fazer em relação ao resto? Como nesta app.
É só É que eles querem que acreditem neles e nem se vê relatórios de empresas especializadas a confirmar (ou negar) que de facto fizeram as coisas da melhor maneira que se conhece hoje em dia.
Já para não dizer que desconheço como funciona o dito mecanismo de partilha de informações a que os bancos agora estão obrigados… se for como o envio de sms que passou a ser “obrigatório” (não teriam de utilizar o inseguro sms, mas fizeram questão disso), não sei até que ponto este sistema de partilha é realmente seguro & privado.
Tens de pensar um bocadinho mais. Achas que um banco é uma empresa de vão de escada? Conheces a teia de regulamentos, leis, normas, avisos, recomendações que tem de seguir?? Conheces as tabelas de sanções a que os funcionários bancários estão sujeitos caso violem as regras?
O SMS é usado apenas como em qualquer pagamento online, como 2o factor de autenticação. Nenhum informação bancária vai no SMS. Apenas um código
como dizem os brazileiros “mimimimi” à parte, achei a aplicação porreira. Tem acesso a gastos em tempo real o que me facilita a vida (Dado que é preciso ter disciplina para colocar SEMPRE todos os gastos numa aplicação).
Só tenho pena que não dê, ou pelo menos não vi como, adicionar conta poupança que tenho na própria caixa, associada À conta corrente.
Criar orçamentos, poupanças (que não testei por não conseguir associar a conta que tenho), parecem-me ser boas e de fácil gestão e visualização.
Dado que a minha conta é CGD, não estou a facilitar acesso a informação que já não tenham..