A polémica instalou-se depois que a Apple e a Google eliminaram o popular jogo Fortnite da suas lojas de aplicações. Em causa está a manobra da Epic Games para receber pagamentos diretos. Desta forma, a criadora de jogos conseguia contornar a taxa de 30% sobre transações na App Store e no Google Play Store.
Estas políticas das lojas de aplicações têm sido alvo de várias críticas. Portanto, na nossa questão desta semana, pretendemos saber se concorda com a taxa de 30% sobre transações na App Store e Google Play. Participe!
Taxa de 30% sobre transações na App Store e Google Play: Sim ou Não?
Sempre que há uma transação através de alguma aplicação para iOS e Android, é aplicada uma taxa de 30% cujo valor fica do lado da Apple e da Google, respetivamente.
Esta política tem sido amplamente criticada pelos programadores, mas também por algumas personalidades, como o fundador do Telegram que acusou a Apple de destruir as startups com esta taxa. Estas críticas tomaram outras proporções e originaram mesmo uma queixa formal contra a Apple à Comissão Europeia por práticas anticompetitivas.
A mais recente situação que fez reacender os ânimos e questionar as práticas das lojas de aplicações foi a eliminação do Fortnite da App Store e Google Play. A Epic Games, dona do popular jogo, fez uma manobra para receber pagamentos diretos e conseguir passar por cima das taxas das lojas de apps.
A situação já levou a Epic Games a processar a Apple, apelando ao tribunal para que a marca da maçã pare com estes bloqueios, pois podem ter consequências irreparáveis para a criadora de jogos. Mas a empresa de Cupertino já respondeu oficialmente, comparando a Epic Games aos ladrões que saem da loja da Apple sem pagar pelos produtos que levam.
Desta forma, na nossa questão desta semana gostaríamos de saber se concorda com a taxa de 30% sobre transações na App Store e Google Play.
Participe na nossa questão desta semana
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@p