Cliente MEO? Mensagem estranha? Calma, não é malware! É uma oferta…
Nos últimos dias têm chegado ao Pplware vários pedidos de informação relativamente a uma mensagem que os clientes da MEO receberam. Numa primeira análise parece ser daquelas mensagens de publicidade que aparecem por termos instalado algo que não devíamos.
Mas afinal que tipo de mensagem é esta? Devemos ter medo? Nada disso!
Clientes da MEO recebem mensagem "OFERTA ANDRA TUTTO BENE"
De um momento para o outro, o utilizador recebe uma mensagem estranha, que ocupa toda a área do ecrã do dispositivo. A mensagem "pede" que o utilizador interaja já que tem de responder a algumas questões.
A mensagem que referia "OFERTA ANDRA TUTTO BENE" deixou alguns utilizadores assustados, pois, de imediato se pensa, que o nosso dispositivo está infetado com algum tipo de malware.
De acordo com fonte próxima da operadora não se trata de SAT PUSH, pois aquilo que os clientes receberam foi uma campanha de SIM toolkit dos serviços de Waiting Ring.
O SIM Application Toolkit é um padrão do sistema GSM que permite ao módulo de identidade do assinante iniciar ações que podem ser usadas para vários serviços de valor agregado.
Mas afinal o que é o "ANDRA TUTTO BENE"?
A canção “Andrà Tutto Bene”, do português Cristóvam, apresentada ao mundo para gerar uma onda de esperança, encontra-se agora disponível gratuitamente no catálogo de Waiting Rings do MEO. Ligando grátis para o 12251, é possível dar a quem nos liga a oportunidade de ouvir este tema emblemático da quarentena.
Considerada por muitos como um hino dos nossos tempos, “Andrà Tutto Bene” foi criada nos primeiros dias de quarentena pelo músico Cristóvam, na ilha Terceira (Açores). Ainda num primeiro esboço da canção, o músico partilhou a sua criação com o realizador Pedro Varela, que decidiu unir forças a Cristóvam e criar uma peça forte que reforçasse visualmente aquela que já era uma homenagem à luta inglória que se travava nos hospitais italianos e ao isolamento social que começava a ser uma realidade por toda a Europa.
Neste momento, este hino à unificação de todos nós é já uma das músicas mais ouvidas em Portugal, constando no top das rádios nacionais e internacionais e agora passa também a estar disponível na oferta de Waiting Rings do MEO, cujo catálogo conta com mais de 5 mil músicas, abrangendo os mais diversos estilos musicais. Pode saber mais aqui.
Na verdade a operadora MEO está a oferecer esse Waiting Ring, dado que é tido como um hino à esperança neste momento de pandemia.
Este artigo tem mais de um ano
[Humor mode=on]
eu também ficaria com suspeitas, um cantor português, com uma música com titulo em italiano, cantada em inglês.. deixa qualquer um confuso
[Humor mode=aways]
hahah bem visto!!
;D
Agora compreendo porque essa aplicação crashou o meu telefone.
Compreendo agora também porque é de vez a m quando me aparece do nada.
Mas que bela oferta!!
Já me assustei várias vezes com estas “mensagens”.
Já desliguei o iphone várias vezes e ainda já fiz um reset e continuaram a aparecer pontualmente.
Agora fiquei esclarecido.
Obrigado
Este tipo de campanhas são SAT PUSH.
Push direct to SIM – S@T (SIM application toolkit) push solutions enable mobile operators to offer value-added services directly to SIM cards, including web applications such as email, stocks and sports news.
Foi assim que roubaram ao meu pai o saldo. Por acaso este é oferta, mas já se lembraram de colocar itens pagos no qual é só carregar em aceitar e já era, dá cá o dinheirinho. Isto para pessoas mais velhas como no caso do meu pai carregou em aceitar sem entender o que se passava.
lixo
Acho isso um pouco abusivo no meu entender. D1everia ser apenas uma simples notificação e não algo a ocupar todo o ecrã! Eu só admitia isso em caso de alertas graves tipo virus. Oulgo de emergência, gora ofertas isso para mim é pub abusivo.
Que irresponsabilidade da MEO. Nunca pensei!!!!
Há algum tempo à conta de uma “mensagem” dessas e de não haver na mesma qualquer possibilidade de rejeição (a única opção era “Continuar” ou algo do género) foi-me activado um serviço com um valor de mensalidade. Após alguns contactos com a operadora lá consegui anular.
Até à data desconhecia esse tal “SIM Application Toolkit”. Perguntei ao Prof. Google e acabei por resolver o problema de uma vez por todas com “PM UNINSTALL -K –USER 0 COM.ANDROID.STK”. Nunca mais me chatearam com mensagens push!
@Íngreme
há sempre opções:
– botão back
– botão home
– botão aplicações recentes e carregar na cruz
– no telemóveis antigos, o botão de desligar chamada faz sempre o truque
– em todos os telemóveis: botão power e desligar.
Certo. Só que não. Os “botões” back/home/recentes são virtuais e ficaram cobertos pelo ecrã da app, ficando por isso como se lá não estivessem. Se foi o launcher que bloqueou ou qualquer outro motivo, não sei. Quanto ao power, pois, supostamente devia mostrar as opções “modo de voo”, “silêncio”, “reiniciar” e “desligar”, mas também não. Posso ter tido azar e, devido a um bloqueio de alguma coisa ou outra razão, não houve hipótese de aplicar os procedimentos óbvios.
Agradeço a ajuda, só que neste caso específico não resultou. Assim optei por prevenir futuras ocorrências desinstalando o STK.
@ingreme
O botão power, mesmo que não te apareça as opções, se ficares tipo 20 segundos a carregar o telemóvel desliga obrigatoriamente, a não ser que o telemóvel tenha crashado.
Quanto aos botões, se disponível, usa gestos em vez de botões, como os gestos não têm interface gráfica as apps não te conseguem bloquear os gestos.
Semore que fizeres swipe home vais obrigatoriamente para o desktop, mesmo que a app até a barra de notificações te bloqueie, os gestos sempre irão funcionar.
Já agora, no caso dos botões, se uma app os esconder, geralmente fazer o swipe para abrir a barra de notificações faz mostrar os botões home, back e apps recentes.
So a informar, já resolveste esta resolvido, mas pode ser-te útil no futuro saberes isto.
SIM toolkit . Uma app que não instalamos, não necessitamos dela, não a podemos desinstalar de forma definitiva, mas que ainda assim somos incomodados com suas “ofertas” em que OBRIGATORIAMENTE temos de carregar em “sair”, caso contrario nao sai do nosso ecrã. A não ser que se desligue o aparelho.
Não chega apenas uma SMS, tal como tantas outras que já recebi?
No meu caso consegui desinstalar por ADB. Há aqui no Pplware – https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/remover-bloatware-android-sem-root/?fbclid=IwAR15yQ9Zv6Q5dKIQYYaYELdCXFjXGS2iUGwZnTJt1HETBze2sCciF6uM5AQ – um artigo sobre isso.
Depois de estabelecida a ligação entre o computador e o telemóvel por USB foi só, numa linha de comandos, fazer pm uninstall -k –user 0 com.android.stk.
Para saber com exactidão o nome da app em questão usei uma app gratuita que pode ser obtida aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=bg.projectoria.appinspector
Será mesmo grátis???
Título: Andrà Tutto Bene *Grátis
Artista: Cristóvam
Código: 23553
Preço: € 0,00 (Grátis)
Validade: Ilimitado
Para comprar este Waiting Ring, envie SMS grátis para 12250 com: 23553
A compra de um conteúdo ou aceitação de uma oferta implica a ativação do serviço Waiting Ring cuja utilização tem um custo mensal de €1,19 (IVA incluído), podendo ser cancelado em qualquer altura.
Para novas adesões, o primeiro mês é grátis.
Afinal não é assim tao oferta, la vão mais uns poucos subscrever esse serviço e só reparar daqui a 1 mês. Se isto não é burla então não sei o que é.
Cuidado é burla!
A MEO vai cobrar mais tarde.
Lá por vir da Meo não deixa de ser burla.
Já por várias vezes no meu smartphone e no dos meus familiares me deparei com a activação do SIM Application Toolkit. Infelizmente fechar esta aplicação não é assim tão linear, não se conseguindo facilmente a recusa deste tipos de mensagens intrusivas que ocupam todo o ecrã e que voltam a activar-se por várias vezes. É um desrespeito para o cliente, especialmente para clientes mais idosos que ficam com o smartphone “inacessível” até que alguém mais entendido nas “novas tecnologias” lhes resolva o problema recorrente. Nunca jamais qualquer “oferta” do género deveria ser apresentada desta forma forçada e abusiva, especialmente quando o cliente pode aceitar (sem o querer) a dita “oferta” especialmente nos casos em que tenha custos imediatos ou à posteriori. É mais uma situação em que a ANACOM tem o dever de regular e de impedir que tais situações venham a acontecer.
Já tenho um eu propio fiz 🙂
lixo
Também me aconteceu!! Só depois é que percebi que só era grátis o 1º. mês de depois 1,19€ por mês. Já solicitei a anulação. Ainda não responderam. Não me parece ser honesto apresentar estes produtos só com uma limitada parte da informação. Grátis mas só um mês é uma coisa. Grátis é outra. Enfim….