Chegou ao fim de vida? Samsung acaba com atualizações para os Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus
A Samsung tem mudado a política de atualização dos seus smartphones nos últimos anos, sempre para a tornar melhor. A cada novo modelo que lança ajusta o tempo de vida e aumenta as atualizações que estes vão receber.
Claro que nenhum smartphone dura para sempre e o fim de vida vai surgindo. As mais recentes vítimas da idade parecem ser os Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus que deixaram agora de receber atualizações.
Quando a Samsung lançou o Galaxy S22 mudou radicalmente a sua política de atualização dos smartphones. Passou a garantir 4 atualizações do Android, ao que se soma mais 1 ano de correções de segurança, acabando por bater a própria Google.
Este é um cenário excelente e que dá confiança grande na marca para o futuro. Infelizmente, há agora um novo smartphone que acaba de perder a sua garantia de atualizações e que no futuro deixa de ter o apoio da Samsung em todas as frentes.
Falamos dos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, que chegam assim ao final de vida, tendo recebido a sua última atualização de segurança. Lançado em 2018, com o Android 8, estes smartphones tiveram acesso a atualizações até ao Android 10, no final de 2020.
No ano passado, e no seguimento da política da Samsung, passou a receber apenas as normais atualizações de segurança trimestrais. Agora, no mês de março, os Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus terminou a sua vida útil e perde todas as atualizações futuras.
Com este movimento, há mais um smartphone da Samsung que dá um passo rumo ao seu final de vida. O Galaxy S10 foi agora mudado para as atualizações trimestrais e no próximo ano deverá terminar de receber novas correções de segurança.
Chega assim ao fim de vida um dos mais icónicos da Samsung e que estabeleceu os padrões para os modelos que se seguiram. O que os Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus trouxeram, comparado com o atuais Galaxy S22 mostra que o caminho seguido foi o mais acertado.
Este artigo tem mais de um ano
Não há problema nenhum. Continuam a funcionar todas as outras actualizações. Grande smartphone que está para durar.
+1
Convém ter mais atenção no uso online, mas este tipo de aparelho é para usar até não dar mais.
Já há muito tempo que não recebo as atualizações, nao é de agora!!
iphone xs/xr (também lançados em 2018) ainda têm muitas atualizações pela frente. E o iphone X.. E o iphone 7..
Cá está, a pergunta é feita por quem parece não perceber que embora os terminais não obtenham mais actualizações, estes não deixam de funcionar. Peço mais uma vez, deixem de ser tão Apple’s…
Não é de todo verdade. Com protocolos de seguraça mt desatualizados algumas apps como bancarias deixam de poder ser utilizadas.
Isso ainda demora anos não é assim logo … tenho um Honor 8 com Android 7 e só este ano tenho a app do BPI a reclamar.
É uma vergonha ver equipamentos perfeitamente capazes serem colocados de lado para que vendam mais! Depois lá temos de ouvir a ladainha dos tipos do megafone e perdigoto sobre a alterações climáticas e temas do tipo. O que impede qye equipamentos destes continuem não só a receber actualizações de software como de segurança? Considero que o único dado na equação é o dinheiro e afinal falta de sentido prático sobre a tecnologia, leia-se, longevidade, que hoje temos ao dispor.
Concordo a 1000%
fairphone é uma opção, mas será que alguém quer dar esse valor por essas specs?
acho que não. mas faz falta mais opções, não é capaz de receber actualizações porque os mais recentes deixam de vender porque estes continuam bons
o museu e local ideal para velharias o mundo nao pode parar quem nao gosta pode sempre ir o museu
Aqui fala um que teve um Galaxy S1 durante 2010 a 2013 e que depois passou para um galaxy S4 de 2013 que durou até finais de 2021 mas ao fim de pouco mais de 2 anos passou a usar rom’s alternativas com versões Android sempre atualizadas e não foi por isso que ficou há quem dos modelos mais recentes, em finais de 2021 só tive de o encostar porque deu-lhe um ar e já não teve recuperação, portanto foram 8 anos que funcionou em pleno, neste momento o seu sucessor fiquei por um A52s que fiquei muito bem servido.
Os equipamentos duram o que nós quisermos, mas os fabricantes insistem em vender vender e cortam no suporte para obrigar o pessoal andar sempre a mudar de telemovel quando na maioria das vezes nem justifica para o uso que se dá.
Aqui um S7 a bombar e vai fazer 6 aninhos… máquina!
Obram telemoveis, carros, etc todos dias e depois venhem falar de sustentabilidade ambiental…
Depois vão às zonas ricas em lítio “matar” as pessoas de idade ( e o ambiente ) que dedicaram as suas vidas a cuidar das suas terras e do ambiente …
No Congo há miudos a serem escravizados devido à extração de minério para as baterias mas ninguém quer saber.
Hipocrisia é geral.