Carregamento wireless danifica o seu smartphone?
O carregamento wireless está a tornar-se, rapidamente, uma norma devido à sua conveniência. Concorda que é mais dinâmico chegar à sua secretária e simplesmente pousar o smartphone no seu carregador wireless, do que ter de andar à procura do carregador pela casa ou no meio da papelada.
Mesmo sendo incrivelmente conveniente, será que o carregamento wireless danifica a bateria do seu smartphone?
Como funciona o carregamento wireless?
Nos atuais smartphones, este utiliza indução eletromagnética para transferir energia elétrica do carregador para o smartphone. A indução eletromagnética é um fenómeno pelo qual um campo magnético, em rápida mudança, produz energia elétrica num circuito fechado que interage com esse campo magnético.
Por exemplo, no carregamento de um smartphone. Para que o carregamento wireless funcione, é necessário um smartphone que o suporte e um carregador wireless compatível. Neste caso, tanto o carregador como o smartphone terão bobines de cobre.
Quando se coloca um smartphone compatível num carregador wireless, um campo magnético em rápida mudança interage com a bobine de cobre presente no interior do smartphone, induzindo uma corrente elétrica. A corrente elétrica produzida é então utilizada para carregar a bateria.
Saída de calor do carregamento wireless
O carregamento wireless produz mais calor do que o carregamento convencional por fio devido à forma como funciona. Um efeito secundário da indução eletromagnética é a geração excessiva de calor. Por exemplo, os fogões de indução utilizam o calor gerado pela indução eletromagnética.
Assim, se não for devidamente gerido, o calor gerado pela carga sem fios pode danificar o seu smartphone. Felizmente, normas de carregamento wireless como o Qi têm diretrizes rigorosas para lidar com este problema.
Em primeiro lugar, qualquer Qi - certificado - qualificado deve regular a velocidade de carregamento para gerir o calor. Por exemplo, se um carregador wireless detetar que está a ser gerado calor excessivo, irá reduzir a velocidade de carregamento. Uma menor saída de energia equivale a um menor calor, pelo que o seu smartphone permanecerá seguro.
Segundo, durante o carregamento, seja ou não wireless, a bateria em si não aquece. No caso de carregamento wireless, apenas a bobine de cobre no interior do smartphone aquece. Assim, desde que o calor seja contido e não exceda os limites de segurança, não constitui uma ameaça direta à bateria do seu smartphone.
Concluindo
O carregamento wireless não danifica o seu smartphone. As pessoas que acreditam que este danifica a bateria de um smartphone salientam que este tipo de carregamento gera mais calor do que o carregamento com fios.
Embora isso seja verdade, como visto acima, o calor produzido pelo carregamento wireless é controlável pelo seu smartphone - não representa uma ameaça para a bateria do mesmo.
Pontos interessantes acerca do carregamento de smartphones
- O carregamento wireless é menos eficiente?
De facto, é sim menos eficiente pois o consumo de energia é significativamente diferente. Testes indicam que o carregamento wireless utiliza em média 47% mais energia do que o carregamento com fio.
Pode carregar o seu smartphone via wireless sem ver qualquer aumento nas suas contas de eletricidade - mas uma mudança a nível mundial já seria um assunto mais sério.
- Manter o smartphone totalmente carregado diminui o tempo de vida da bateria?
Manter o seu smartphone totalmente carregado coloca a bateria sob maior stress, resultando numa degradação mais rápida. De acordo com a BatteryUniversity, uma carga parcial aumenta a vida útil das baterias de iões de lítio - que estão dentro dos smartphones.
Especialistas sugerem manter a bateria do seu smartphone carregada entre 20% e 80%. Idealmente, nunca deve carregar ou descarregar totalmente o seu smartphone, uma vez que coloca a bateria sob tensão, diminuindo a sua vida útil.
- 5 maneiras de preservar a vida da bateria do seu smartphone
As baterias dos smartphones modernos são tipicamente classificadas para 500 ciclos de carga. Na maioria dos casos, será necessário substituir a bateria após alguns anos de utilização. Pode, contudo, adotar alguns hábitos simples para que a bateria dure um pouco mais: não deixe a bateria chegar a zero frequentemente, mantenha a bateria do seu smartphone entre 20% e 80%, minimize a utilização de fast charging, minimize a exposição do seu smartphone a condições meteorológicas extremas, e invista em carregadores de boa qualidade.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
É inconveniente pelo facto de gerar mais aquecimento o que prejudica a bateria. Para além disso não é eficiente, é mais lento e é um gasto desnecessário de energia eléctrica. Só ganha mesmo pela praticidade de colocar a carregar.
De um modo geral, quanto mais lento o carregamento , melhor para a bateria.
Uso desde o Nokia Lumia 820 e nunca tive problemas com os meus telemóveis, acho piada a malta agora andar toda maluca com isso e eu já usava desde 2012/13 +/-
+1
“Não, não é menos eficiente do que o carregamento com fio, mas o consumo de energia é significativamente diferente. Testes indicam que o carregamento wireless utiliza em média 47% mais energia do que o carregamento com fio.”
Expliquem isto melhor sff.
Diz que wireless é mais eficiente e ao mesmo tempo utiliza mais energia?? E também diz que demora mais tempo a carregar?
“Pode carregar o seu smartphone via wireless sem ver qualquer aumento nas suas contas de eletricidade – mas uma mudança a nível mundial já seria um assunto mais sério.”
Não aumenta a nível individual mas aumenta a nível coletivo como assim?
também não percebi essa.
Parecem frases contraditórias de facto.
+1
O argumento de que não é menos eficiente é simplesmente patético e só pode ser afirmado por quem não tem a mínima noção de física ou eletrónica.
(Desde logo, pelas perdas em calor…)
Mas muito mais haveria para dizer!
O que é irónico é que no fim do ano essas perdas todas de energia são tão absolutamente tão minúsculas (no grande esquema das coisas), que duvido que ultrapasse 1 Euro por ano na fatura.
Se toda a gente passar a usar carregamento wireless as perdas de energia deixam de ser minúsculas…
Que é confirmado com o argumento que necessitaríamos de mais centrais elétricas a nível mundial.
Mas já vi que alteraram o artigo e retiraram as partes mais contraditórias.
Facto, primeira parte corrigida.
Quanto à segunda parte, experimente começar a usar um carregador wireless e verifique os aumentos na sua conta de eletricidade – mínimos. Contudo, falando a nível coletivo e de acordo com iFixit, se todos os utilizadores de smartphones no mundo mudassem para carregamento wireless, “isso exigiria a construção de quase 73 centrais elétricas a carvão de pequeno porte a nível mundial. A construção destas muitas centrais elétricas a carvão teria um impacto ambiental significativo”.
De facto o consumo de uma bateria é minimo comparando com outros electrodomesticos que usamos diariamente, porém a tendencia é que todos os telemóveis tenham esta função e de facto o desperdicio de energia é bastante em relação ao cabo. Isto se pensarmos nos milhares de milhões de telemóveis que existem é um bocado preocupante. Também se pensou fazer isto com os carros e estradas que carragavam os carros em andamento mas tem de se melhorar bastante a eficácia pois as perdas podem colocar em causa a tecnologia em si.