Apple e Samsung multadas por abrandarem propositadamente os seus smartphones
O tema não é novo, mas teve agora um desfecho novo. A Apple e a Samsung viram uma investigação da comissão anti-monopólio italiana dar razão às queixas dos utilizadores que alegavam que estas abrandavam de forma propositada os seus smartphones.
No final ambas as marcas vão ter de pagar uma multa elevada para compensar as práticas realizadas e que lesaram os utilizadores dos dispositivos.
As multas que vão ser aplicadas resultam de investigações da comissão anti-monopólio italiana. No caso da Apple a multa foi fixada em 10 milhões de euros e no caso da Samsung o valor é menor, tendo ficado nos 5 milhões de dólares.
As queixas dos utilizadores, que deram origem à investigação, surgiram depois de ser conhecido o caso em que foi revelado que a Apple tinha colocado o iPhone 6 mais lento para esconder um problema de bateria.
O caso acabou por ser resolvido com a criação de um programa de troca de baterias a preços mais reduzidos e também com a colocação no iOS de uma opção que desabilita esta funcionalidade.
O caso da Samsung é algo surpreendente principalmente pela sua idade. Remonta a 2016 e está relacionado com a pressão feita pela marca para que os utilizadores do Note 4 instalassem uma versão do Android criada para o Note 7. Após essa alteração, os smartphones acabaram por perder desempenho.
O valor mais elevado da multa da Apple resulta da empresa não ter informado adequadamente sobre as características das suas baterias de lítio, nomeadamente a sua duração média ou os procedimentos de manutenção.
Esta investigação decorria desde janeiro deste ano, depois de muitas queixas dos utilizadores destes equipamentos. Para além de poder abrir a porta a outras investigações e multas noutros países da União Europeia, vem também colocar o foco nestes problemas e na defesa dos consumidores.
Este artigo tem mais de um ano
A multa parece-me bem mas a Itália deve estar mais preocupada com construir dinheiro pelo seu orçamento não passar na UE lol
Tiro ao lado! Não desperdices munições…
deves gostar de protagonismo. No teu caso fazia um peditorio para essas marcas, se calhar ainda abrem falencia…
novo tiro ao lado….. deixa-te de comentários políticos.
Não vejas a palavra ironia no dicionário que não é preciso, Carlitos.
Não sei se será ironia!!!
Se realmente se preocupassem com o consumidor, faziam pagar um montante, ainda que pequeno, aos utilizadores que se apresentassem com uma factura do equipamento
Preocupados com o consumidor? Quem é que pensas que vai pagar a multa?
Esta é, sem dúvida, uma decisão importante e justa dos tribunais.
Para onde vai o dinheiro das multas? Alguém me consegue dizer?
Claramente que não vai para os utilizadores lesados. Mas é assim que acontece com investigações / acusações feitas pela procuradoria (geral). Mais importante do que dar, por exemplo, 100€ ou 200€ de volta a um desses utilizadores é as corporaçoes perceberam que não podem fazer estes “abusos” sem serem responsabilziadas evitando assim futuras ocorrências – e é nisto que está o verdadeiro ganho para os consumidores.
Sim pois…
Até porque o mesmo não aconteceria se devolvessem o dinheiro novamente aos consumidores…
O que se passa nestes casos é que o estado meteu-se à frente (pois tem recursos humanos e financeiros para fazer alegações deste género) mas entretanto fica-lhes com o dinheiro!
E quanto lucraram as empresas com estas politicas? Certamente muito mais de 10 milhões de euros… O crime compensa.
Acho bem este apoio aos consumidores. Mas por outro também é preciso certo equilibrio no assunto. Acho bem que caso as marcas abrandem de propósito o desempenho dos equipamentos mais antigos sejam aplicadas multas às marcas. Mas há que haver um equilibrio neste assunto porque há muita gente que se queixa que o equipamento está mais lento, mas temos que nos lembrar que as atualizações das Apps são constantes, às vezes os telemóveis “param no tempo” a nível de atualizações de Software, mas as Apps não param de ser atualizadas o que a longo prazo acabará por tornar o equipamento mais lento, até porque as apps cada vez requerem mais processamento e memória dos equipamentos. Acho que é preciso um equilibrio neste aspecto, vejo muita gente que compra baixa gama, e depois queixa-se de estar lento ou perder o desempenho mesmo que faça um restauro de fábrica, têm que se lembrar que às vezes é preço que se paga pelas baixas tecnologias, perde-se a potêncialidade de um equipamento a longo prazo.
Um Samsung S8 ter baixa de rendimento nesta altura quando ainda é dos melhores no mercado, não considero normal…se for daqui a uns bons anos aí sim tudo bem…porque tem capacidade para se aguentar muito bem uns bons anos mesmo com o avançar da tecnologia e actualizações, senão não faz sentido as marcas lançarem novos smartphones no mercado muito inferiores ao S8…estou a falar disto porque li uma notícia em que falavam da baixa de rendimento nos Samsung S8…
Nesses casos acho justificável a multa até porque do S8 para o S9 não existiram diferenças grandes em termos de hardware que justifique a lentidão.
É o que faz a ‘sede’ para atualizar o sistema operativo num hardware já antigo. Não há milagres. Patches de segurança sim, o resto não é muito prioritário.
… ai está uma boa ação da Samsung e da Apple, para os fan-boys … para competirem qual dos dois grupos são os mais aptos para serem manipulados …
10 milhões para a Apple e 5 milhões para a Samsung? Isso são trocos para estas empresas….
Loooool, Sony Z2, 4 anos e igual ao dia 1, sem as chamadas atualizações que não servem para nada ( a segurança sou eu ) , sem truques da marca, qualidade de construção e sem estes esquemas.
Tenho esta mesma certeza. Se está funcionando, pra que mexer? Durante minha vida de técnico de informática e de eletronica de modo geral, não vi aumento/ganho de desempenho com atualizações sob o mesmo hardware. Não faço nos meus equipamentos e nem indico.
E isto:
https://www.youtube.com/watch?v=_XneTBhRPYk&t=5s
Ui, o que foste fazer vais ser aniquilado pelo exercito dos Apple fans
Isto já me aconteceu com um smartphone HTC dentro da garantia. Não é política de uma empresa, é a política de todas elas.
A questão grande em torno desta situação já nem é o custo dos ararnjos, é a questão de que a Apple quer proibir dos seus equipamentos serem arranjados fora da sua rede e de não vender peças a externos. 😉
Ou seja, se a politica da Apple avançar, neste caso, ou pagavas os 1200 euros ou compravas novo, porque nem podias ir a um tecnico fora da loja.
Eu percebi. Só estou a dizer que todas as grandes empresas têm a mesma política, mas só vejo criticas à Apple.
Vê isto: https://www.youtube.com/watch?v=ZKLip7Q_Y0s&list=PLAEd2M4zxQEWgjLMcouxrx0pd3rTdgSx8
É uma política velha em constante actualização, chama-se Capitalismo.
muitas marcas teem a assistência exclusiva e abusiva , olhem o exemplo da worten , as marcas deles teem que ser reparadas nos reparadores autorizados , porque eles não cedem material a 3ºs , , quem diz wortem , tem mais em portugal , fui levar a minha vizinha a uma loja de material electrónico porque avariou 2 das 3 lâmpadas de halogênio do aquecedor , a maior casa da zona e uma das maiores de portugal não possuía lampadas daquele tamanho , porque o fabricante (portugues) manda fabricar lâmpadas com uma medida especial para eles , que só é fornecido para a fabrica e reparação dos mesmos na fabrica . vejam a bronca do apoio tecnico da insys , a muitas por ai
A tua vizinha é um robot?
Tu falas de marcas que são fabricadas por outras marcas e que não existem peças no mercado porque não justifica haver stocks.
Insys? Compra marcas de jeito e sem serem feitas com restos de outros e a coisa vai correr melhor.
Acho que são dois casos que nada têm a ver um com o outro. Mas a noticia está de tal maneira que dá a sensação de serem os mesmos procedimentos da parte das duas marcas. Será só por acaso?
Que ganham os lesados com estas multas? Como em tudo, ganham os Estados, poços sem fundo.
Para que nunca viu como as coisas funcionam vejam isto.
https://www.youtube.com/watch?v=ZKLip7Q_Y0s&list=PLAEd2M4zxQEWgjLMcouxrx0pd3rTdgSx8
Os utilizadores gastam dinheiro, apresentam a queixa e no final os outros é que recebem o dinheiro. Não deveria o dinheiro da multa ser rever tudo para os donos dos equipamentos!!!????
Mesmo que assim fosse, o que faria todo o sentido, devido ao poder de mercado que estas corporações têm, encontrariam uma forma de recuperar o mesmo montante dinheiro, pois os lucros já foram oficializados e os indices de rentabilidade para os acionistas têm de ser mantidos.
Deviam mutar a Samsung por não atualizar por mais de 3 anos.
Deviam mutar a Apple por colocar valores estrondosos a seus aparelhos.
multar*
Maldito corretor ortográfico!