Apple Music poderá ultrapassar o Spotify nos EUA já no verão
No que toca aos serviços de stream de música, o Spotify e o Apple Music são os principais players neste mercado.
Segundo algumas previsões, o Apple Music poderá ultrpassar o Spotify já no verão. Mas e a nível global, será a tendência igual?
O Spotify foi, durante algum tempo, o principal serviço de streaming de música, mercado onde liderava sem grande oposição. No entanto, em junho de 2015, a Apple apresentou a sua própria plataforma que prometia fazer frente ao Spotify.
Passados mais de dois anos, o Apple Music dispõe agora de um maior número de conteúdo face ao seu concorrente, no entanto continua a tentar alcançar o Spotify. Segundo os últimos números, a nível global o Apple Music dispõe de 36 milhões de subscritores, face aos 70 milhões do Spotify. A tarefa da Apple não tem sido fácil, especialmente depois do Spotify ter crescido cerca de 70% desde março 2017.
Apple Music poderá ultrapassar Spotify nos Estados Unidos
Embora globalmente o Spotify esteja em larga vantagem, segundo o Wall Street Journal, a realidade nos Estados Unidos poderá ser diferente muito em breve. Embora o Spotify ainda seja o serviço número um, o Apple Music apresenta uma evolução superior. A cada mês que passa, o serviço da Apple tem crescido 5%, contra apenas 2% do Spotify.
Mantendo-se estes valores de crescimento, até ao verão, o Apple Music poderá conquistar mais subscritores que o seu concorrente e assim passar para a primeira posição.
Apple’s Apple Music streaming service, which has been No. 2 in U.S. subscribers behind Spotify AB, is quickly gaining ground against its rival and may overtake it this summer.
Apple Inc.’s Apple Music is adding subscriber accounts in the U.S. at a higher rate than Spotify, and is on track to pass the No. 1 streaming service this summer, according to people in the record business familiar with figures reported by the two services.
E globalmente? A evolução será igual?
Embora o Apple Music esteja com maior taxa de crescimento nos Estados Unidos, este comportamento poderá não ser representativo para o resto do mundo.
Segundo os dados oficiais, no início de janeiro o Spotify atualizou o número total de subscritores para 70 milhões, depois de ter anunciado os 60 milhões em Julho. Já o Apple Music, cresceu dos 30 milhões anunciados em setembro, para os recém anunciados 36 milhões de subscritores já no mês de fevereiro.
Olhando para os resultados, o Spotify teve um crescimento de 10 milhões em 6 meses, face ao crescimento de 6 milhões do Apple Music em 5 meses. Estes valores representam então um crescimento de cerca de 3% para o Apple Music, contra os 2% de crescimento do Spotify, o que mostra uma vantagem muito ligeira do serviço da Apple.
O Spotify continua a ser o serviço com mais utilizadores a nível global, liderando com alguma distância, no entanto tem um concorrente cada vez mais presente. Se nos Estados Unidos o Spotify se arrisca a perder a liderança já no verão, a verdade é que a nível global continua a ser um dos serviços de streaming de música preferido dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
graça a vodafone…..
graças*
Sim, nos Estados Unidos, o Yorn é muito popular!
apenas foi piada seca jovem 😉
Caro Helder, aqui está a prova que aquilo que eu coloquei no outro post sobre o lucro da Apple e Samsung era factual.
Apple
1Q 2017: https://www.apple.com/newsroom/2017/01/apple-reports-record-first-quarter-results.html
2Q 2017: https://www.apple.com/newsroom/2017/05/apple-reports-second-quarter-results/
3Q 2017: https://www.apple.com/newsroom/2017/08/apple-reports-third-quarter-results/
4Q 2017: https://www.apple.com/newsroom/2017/11/apple-reports-fourth-quarter-results/
Samsung
1Q 2017: https://news.samsung.com/global/samsung-electronics-announces-first-quarter-results-3
2Q 2017: https://news.samsung.com/global/samsung-electronics-announces-second-quarter-2017-results
3Q 2017: https://news.samsung.com/global/samsung-electronics-announces-third-quarter-2017-results
4Q 2017: https://news.samsung.com/global/samsung-electronics-announces-fourth-quarter-and-fy-2017-results
Cambio KRW->USD: http://www.xe.com/currencyconverter/convert/?From=KRW&To=USD
Parece-me a mim que afinal não estava a falar do traseiro quando citei os números. Tens que admitir que a Samsung Electronics em 2017 teve um lucro superior à Apple, ponto final, paragrafo.
Na Vodafone no Nokia 5 consegui subscrever o Apple music sem problemas, fiz da mesma maneira no telemóvel da minha namorada Huawei p10 lite e aparece sempre para subscrever. Não intendo isto
Nem nos EUA nem em lado nenhum…
Spotify para além de ter muito mais música para oferecer, tem muitos mais users……. inclusive nos EUA
Quando o próprio artigo refere que “Passados mais de dois anos, o Apple Music dispõe agora de um maior número de conteúdo face ao seu concorrente” um comentário deste tipo não acrescentar nada à discussão.
Independentemente das preferências, os fatos são claros – a Apple Music oferece, em termos absolutos, um maior número de músicas disponíveis.
Não digo que seja um serviço melhor nem pior que o spotify, mas a verdade é que tem mais músicas. Negá-lo é não crer na realidade.
A questão é que não inclui bastantes artistas que existem no Spotify. Maior em quantidade, não significa maior em qualidade ou preferência.
Se não incluir meia dúzia de caramelos que ninguém ouve, podes fazer upload dos teus próprios ficheiros e ouvir em stream.
Lá está, mas não foi isso que @Jobz referiu. No comentário dele ele diz explicitamente “mais música” e isso não é verdade
@Diogo,
O Jobz é na verdade apenas mais um…
Mais um que meteu na cabeca que os produtos da Apple nao prestam e mesmo que assim o seja ele vai sempre dizer que os restantes sao bem melhores sem sequer na verdade alguma vez ter usado para ter um ponto de comparacao entre o que compara e o produto da Apple.
Na verdade também ele nao leu o post, apenas viu o titulo onde diz que a Apple Music está a ultrapassar o Spotify nos EUA, entao pegou em toda a sua coragem e veio até a seccao dos comentários usou um nome que poderá querer dizer algo relacionado com o post original (Neste caso Jobs referindo-se a Steve Jobs) e voilá magia…
Aí está ele a tentar desiformar aqueles que a todo custo querem ver a mesma info que ele… tristeza.
É verdade…. quase nenhuma música de variadíssimas bandas que não aceitam os 0.000001€ por cada stream nao estão no Apple music….
Não dás uma para a caixa. O Spotify paga pior que o A.Music. Vai informar-te sff antes de comentares que nem um caramelo.
Atenção… O Apple Music tem mais musicas, mas tem menos artistas…
Confuso?
Eu explico… Tem na verdade menos musicas ditas ”oficiais”, menos artistas locais, porém está cheio de ”lives” e ”covers”.
Portanto sim o Spotify tendo menos, tem na verdade mais…
O catálogo do Apple Music é maior e melhor.
E oferece muito mais que musica.
Melhor em que aspecto?
O que oferece mais para além de música?
Oferece vídeo-clips (em breve gratuitos), vídeos longos como o documentário do Roland 808, a rádio que tem programas simplesmente a um nível que mais nenhuma radio tem (Dr Dre, Frank Ocean, Elton Jon, Major Lazer, deadmau5, etc. estão lá todos para todos os gostos), e a rede social que é útil para saber o que os artistas andam a lançar e onde andam a actuar, e não fofocagem do Twitter. E a melhor parte, playlists criadas por profissionais, que são reais selecções e não “bota para lá”.
E o Spotify, o que é que oferece?
Isso é transversal em telemóvel também? E Android e Windows?
Tenho ideia de que há muita coisa que não existe, para além de que já estou muito habituado ao Spotify um bocado por todas as plataformas, mas poderei experimentar o AM e ver que tal me dou.
José, em Android sim, Windows desconheço.
Falta de música não é problema. A biblioteca deles é superior ao Spotify mas só se nota diferença em certos estilos musicais. Na maioria, diria que são muito semelhantes.
Todas as “vantagens” extra do A.Music são mínimas. São boas ideias mas não acho que valha a pena trocar só por isso. Tem boas rádios, mas o Spotify também tem se as fizeres a partir de músicas que gostes.
A.Music ou Spotify, venha o diabo e escolha. A não ser que se entre em questão moral, e aí o Spotify tem umas quantas cruzes. Muitos processos em tribunal por pagarem mal e inclusive não querem pagar.
Mas, ambos superiores ao Google Play Music.
Sim, o serviço é o mesmo, iOS, Android, windows e macOS, todos têm a mesma coisa.
Venha o diabo e escolha? Então se o Apple Music custa o mesmo, e tem mais coisas, qual é a dúvida?
Dá para por rádio de algoritmos no Spotify? No Apple Music também dá! Já fazer uma rádio a sério, com profissionais, que custa dinheiro, isso já não têm…
@Helder: Mas quem é que quer rádios a sério nesses serviços?! Os chamados “curadores” musicais que são uns ignorantes musicais?!
Se tu o dizes que são ignorantes, como é que alguém há-de dizer que não?
Quanto é que te pagam pelo teu conhecimento discográfico?
Não tens metade dos artistas nacionais lá.
Tens muitos ”cover” e coisas caseiras mas artistas tens muito menos.
Passa uma playlist tua de Spotify para Apple Music e verás que musicas mais locais (Brasil ou Portugal) não existem ou são convertidas para covers e gravaçoes de concertos, assim como musicas mais antigas. Uma pessoa quer ouvir o original.
Alem disso o Apple Music tem qualidade 256kbps enquanto o Spotify 320kbps e nota-se bem a diferença de qualidade.
Correção, o A.Music tem 256kbps de AAC, o Spotify é 320 kbps Mp3.
Esse AAC bate esse Mp3 e gasta menos bateria a fazer streaming e menos espaço no dispositivo. E meto as mãos no fogo de que não distingues entre esses dois a ouvi-los.
Errado, o Spotify não utiliza MP3, mas sim Ogg Vorbis. E lamento informar que o Ogg com o mesmo bitrate é superior ao AAC. Lamento informar que o MP3, mesmo sendo um codec mais antigo, a 320Kbps consegue uma maior fidelidade que o AAC a 256kbps. No entanto duvido que a maioria detete a diferença para bitrates tão altos, a não ser que o estejam a comparar.
Nuno, só usa ogg vorbis nas apps, no web player é sempre AAC.
Na verdade, AAC ou OGG vai dar praticamente ao mesmo, depende muito to tipo de música que se ouve e onde se ouve, mas são muito similares, a única diferença é o licenciamento do AAC.
Seja como for, ambos carecem de falta de artistas menos comerciais. Para mim ganha aquele que meter lossless primeiro.
Assim parece, usam Ogg Vorbis.
Ainda assim, ocupa mais espaço e gasta mais bateria a reproduzir. Quanto à qualidade, não concordo. Entre AAC e Ogg, ambos bons e certamente melhor que mp3 320kbps.
Contudo a maioria não vai notar.
Sim, é verdade que um ficheiro de audio a 256kbps ocupa mais que 320kbps. Quanto a gastar mais bateria isso depende de codec para codec. Se utilizares o mesmo codec à medida que aumentas o bitrate gastas mais bateria. Mas estás a comparar codecs diferentes. E mesmo que gaste mais bateria a diferença é muito pequena.
“o Apple Music dispõe agora de um maior número de conteúdo face ao seu concorrente”
Onde estão as fontes para essa afirmação?
Procura. É verdade.
Já procurei e não encontrei. Daí estar a pedir ao Pplware para dar as fontes nas quais se baseou para dizer isso.
É verdade mas são simplesmente covers, o apple music está inundado de covers. Em termos de catalogo de musicas o spotify é melhor, principalmente no que não é US nem UK. Uma coisa que o A. music tem de muito melhor são os podcast que basicamente tem tudo o que tem no itunes, contudo par podcasts existem muitas outras apps gratuitas para esse efeito.
Eu vejo que desde Junho de 2015 o Spotify teve um crescimento maior… não se pode apenas comparar desde o lançamento, deve se considerar também em igual época. A procura em 2010 não é igual à de hoje em dia
pena que a versão PC é o Itunes que não existe para linux nem versão web, o que é triste.
Em Mac também é no iTunes. Não é tão mau como se pinta. Mas podia ser melhor.
o iTunes em Mac é diferente do iTunes em windows, tal como todos os outros produtos da apple.
Não é tão mau?!?! É apenas péssimo…
Em mac não.
Péssimo é o Windows media player.
O que é que o wmp tem a ver para o caso? Acima disseste que “podia ser melhor” e depois, do nada, e sem saber se o user usa a versão MacOS ou Windows disparas um “windows media player” lool. Isso é típico de quem não tem argumentos. Caso não tenhas reparado, a conversa é entre Apple Music e Spotify, só!
Vocês a lerem os gráficos arranjam sempre forma de favorecer a Apple.
“Estes valores representam então um crescimento de cerca de 3% para o Apple Music, contra os 2% de crescimento do Spotify, o que mostra uma vantagem muito ligeira do serviço da Apple.”
Então o Spotify cresce 10 milhões, a Apple apenas 6… mas vocês arranjaram forma de dar vantagem à Apple porque percentagem é maior!! LOL
estamos a falar de crescimento percentual…
em 10M o crescimento de 1M corresponde a 10% mas em 20M este 1M só corresponde a 5%… onde é que está algo de errado no post???? matemática simples e nada mais que isso….
Sim, eu sei que estamos a falar de crescimento percentual, mas é porque convém para o artigo.
Como é obvio, quem tem menos assinantes poderá ter sempre um maior crescimento em percentagem.
Não, é uma análise pertinente além do gráfico e mostra o que realmente se passa.
Então quer dizer, que eu em Setembro na minha pagina tinha 10 leitores… agora tenho 20… crescimento = 100%
Sou maior que a Apple
A doença Microsoft é que não te deixa usar os dois olhos. Tudo o que seja falar da Apple ou Google para ti é uma derrota. Poça que falta de visão.
Eu falei da MS?!? O artigo é Spotify vs Apple Music. O Spotify teve maior crescimento de utilizadores,,, mas afinal a Apple é que domina… tá bem
O Apple Music não domina. Mas está a dominar o crescimento e está a apertar o Spotify.
Spotify é melhor sem duvida. Mas a Apple com certas manobras está a tapar o spotify e a beneficiar o Apple Music, por exemplo pelo com o Apple Watch, HomePod e o seu Siri.
Ai sim?
Porque é que a Spotify não faz uma App para Apple Watch?
Porque custa dinheiro em developers. Outros fazem.
HomePod, se eles usarem AirPlay 2, funciona e funciona bem.
Siri ainda não podem usar, mas a Spotify está-se a marimbar para isso, por exemplo o YouTube e Google Maps oferecem pesquisa por voz na App, a Spotify nem quer saber!
então diz la aos gajos da apple para criar uma versão do apple music ou itunes que funciona em linux. ah também digo, porque custa dinheiro em developers. outros fazem 🙂
Tal e qual. O que prova que o comentário do Francisco não tem fundamento. O Spotify é que não quer. Assim como a Apple não quer. Assim como o Google não quer. Não há empresas boas no meio disto.
Para quê? Ninguém usa Linux.
Até parece que o Spotify tem uma App nativa para Linux, já agora…
Fala antes de dizeres barbaridades: https://www.spotify.com/br/download/linux/
tem sim. vê se logo que n sabes usar linux 🙂
“HomePod, se eles usarem AirPlay 2, funciona e funciona bem.”
Poderá vir a funcionar bem, mas actualmente é garantido que nao funciona:
1 – HomePod ainda nao está á venda e nem foi testado.
2 – HomePod inicialmente nao vai suportar AirPlay 2 (assim como a maioria das funcionalidades).
Tens o AirPlay 1, e o 2 já pode ser testado há muito.
Pois, a Spotify não tem dinheiro para desenvolver uma app para o Apple Watch, lol. Isso é só ridículo! Se não tem, deveria ter mas não é de certeza por falta de dinheiro!
Off Topic: Alguém conseguiu ativar o apple music via a promoção da yorn?
Eu
A pplware devia fazer um tutorial, dado o número elevado de reclamações no forum da vodafone. 🙂
Já eras utilizador, ou criaste td do inicio?
Criei tudo do início. Melhor forma é instalar o iTunes no PC e criar e ativar conta por lá
Então e o iPhone x não deixar receber chamadas por causa de um bug. Isso é que era um bom artigo agora quem vai ter mais ou menos utilizadores parece apenas uma tentativa estúpida de tentar justificar uma compra.
Até parece que o Android, Win Mobile e outros estão isento de bugs desses.
Estás só a tentar pegar fogo.
Eu gosto imenso do spotify e não me vejo a mudar para a apple music. Mas eu não gosto da apple nem um bocadinho, portanto sou suspeito.
Eu aderi de borla pelo yorn e estou desiludido com o apple music, muitas das musicas que eu tinha não existem, no pc és obrigado a usar o Itunes que é horrivel, ja pra nao falar da trabalheira que foi por tudo a funcionar com as contas e afins. A qualidade da musica é boa e em algumas até me pareceu superior ao spotify mas de resto é um serviço inferior.
Apenas uso porque tenho de borla assim como usava o spotify, acabando essas promoções não compro nem um nem outro porque ambos deixam a desejar, nomeadamente muitas musicas que ouço não existem nos seus catalogos e o sistema para ouvir offline é muito restrito, e não posso sequer tirar as musica para ouvir no carro..
Conclusão ambos foram uma bela vitória contra a música de borla e controle dos ouvintes por parte das editoras.