A VPN do Opera já chegou ao Android e é gratuita
A protecção dos dados e a segurança dos utilizadores é um assunto cada vez mais em voga. Para isso, usa-se cada vez mais VPNs e outros serviços como o Tor.
Mas se a maioria é paga, a Opera lançou agora para o Android o seu serviço de VPN, que pode ser usado por todos e de forma gratuita.
Depois de ter estado disponível no iOS há já algum tempo, a VPN da Opera chega ao Android onde os utilizadores a podem usar livremente, sem limites de tráfego e sem qualquer registo.
Todo o processo de configuração desta VPN é completamente automatizado e quase sem a necessidade de intervenção do utilizador. Este processo configura a VPN de forma completa dentro do próprio Android, com todos os parâmetros necessários.
Para já esta VPN dá ao utilizador 5 pontos de saída, colocando os utilizadores de forma virtual em países como os EUA, o Canadá, a Alemanha, Singapura ou a Holanda.
Esta VPN tem ainda duas ferramentas adicionais, que permitem garantir a segurança dos utilizadores em redes wifi e bloquear alguma publicidade. Curiosamente a própria VPN da Opera apresenta ela publicidade aos utilizadores, contrariando os princípios que procuram implementar.
Este serviço de VPN resulta da compra da SurfEasy pela Opera e tem estado a ser lançado em diversas plataformas. Para além do iOS, há também uma versão deste serviço no próprio browser da Opera.
A VPN da Opera está disponível para todos usarem no Android, estando a aplicação disponível na Play Store. Prima pela simplicidade de utilização e tem como único senão uma ligeira diminuição da velocidade no acesso à Internet.
VPN Ilimitada Grátis de Opera
Este artigo tem mais de um ano
Agora que foram comprados por uma empresa chinesa nada como vender a alma ao diabo para ter uma VPN gratuita, e passar por lá todo o nosso trafego…
Completamente de acordo. Único? É o 2º senão e deve haver mais! 🙂
Já agora para não caírem na conversa :
ecurity researchers also note that there is a potential privacy issue: When setting up the proxy, the browser requests a “device_id” which contains a unique user ID. This device_id is sent to the proxy for every browsing request and will remain permantly tied to the browser.
This becomes worrisome when you look at Opera’s business model. According to their privacy statement Opera reserves the right to pass on data to third parties for advertising and marketing purposes. Addtionally, SurfEasy logs Usage and Bandwifth data.
In summary: Not only is Opera’s “Free VPN” no VPN at all but you also potentially compromise your privacy when using it. As the saying goes: If you are not paying for the product, chances are that YOU are the product.
Users who want to be sure that they are browsing anonymously and that all their traffic is being strongly encrypted should better use a paid service like Perfect Privacy which business model does not rely on third party advertising.
Também está disponível para iOS de forma gratuita na App Store…
Como aliás é referido no artigo: “Depois de ter estado disponível no iOS há já algum tempo, a VPN da Opera chega ao Android onde os utilizadores a podem usar livremente, sem limites de tráfego e sem qualquer registo.”… Ás vezes basta ler com atenção para se evitarem pseudo-criticas desnecessárias!
A suposta VPN do Opera não é uma VPN, apenas muda o nosso endereço proxy. para alguns pode bastar, mas por exemplo para mim, que uso MEO com mudança de proxy ou não os sites continuam bloqueados. se querem aceder a sites bloqueados por alguma razão, acedam a contraacensurana.net e sigam os passos, demora 2 minutos. até hoje nunca precisei de uma VPN para aceder a sites bloqueados seguindo este passo a passo.
além do mais, se vcs usam VPN para se proteger a nivel de privacidade e tudo mais, fiquem a saber: um serviço VPN encripta a vossa informação da VPN até ao “servidor” da VPN. aí a informação é desencriptada e enviada para o servidor do site que vcs querem aceder. sendo assim, se entidades como NSA querem saber os vossos dados, basta monitorar o serviço VPN e não o PC de cada um dos utilizadores. se formos a ver, é muito mais facil monitorar o trafego do servidor da VPN (por onde passa informação de milhares de pessoas) do que monitorar os computadores 1 a 1… existe bastante informação na net acerca disto. ok, estes servidores têm proteção, mas facilmente se faz um acordozito, afinal é tudo politica e para entidades como NSA criar uma ferramente para monitorar um servidor de uma VPN deve ser brincadeira de criança, já que eles com certeza têm alguns dos melhores hackers do mundo.
A se confirmar isto, só me resta dizer algo do género…
“PPLWARE, façam alguma analise ainda pequena que seja dos riscos que correm os utilizadores ao optarem por os produtos que voces aqui metem”.
Este forum é visitado diariamente por muita gente… façam isso por todos nós que vos seguimos faz alguns anos.
VPN necessita de Tor ?
Não. Basta instalares e ativares.
Não são a mesma coisa.
VPN é uma ligação privada e encriptada do teu computador a outro computador onde o tráfego é visto como se fosse feito a partir do computador a que te ligas e redireccionado para ti, normalmente de forma anónima. Isto é muito usado a nível empresarial para pessoal que tenha necessidade de aceder à empresa remotamente de forma segura.
VPN – https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_private_network
TOR é uma rede de computadores que reencaminham a tua ligação de forma aleatória entre eles para descentralizar e tentar anonimizar a tua ligação.
TOR – https://pt.wikipedia.org/wiki/Tor_(rede_de_anonimato)
Há bastante gente a dizer o Tor não é 100% eficaz em anonimizar.
http://motherboard.vice.com/blog/tor-is-less-anonymous-than-you-think
Uma VPN desenvolvida por chineses. Já me sinto agora muito mais seguro.
Alguém que me ilucide pf:
-Qual a vantagem disto relativamente ao uso de dados móveis?
Isto não é nenhuma VPN, é um Proxy!
O khidreal, it’.s veri good, he say’s it all.
Já está disponível na store outra vez