Samsung traz 7 anos de atualizações Android, mas com um senão importante
Era um dos rumores mais recentes uma possível mudança da Samsung no que toca às atualizações do Android. Com o Galaxy S24 a marca resolveu seguir os passos da Google e alargou para 7 anos estas atualizações. Este é um passo importante, que, no entanto, tem um senão.
Samsung traz 7 anos de atualizações aos Galaxy S24
A questão das atualizações do Android tem sido um problema que a Google tem procurado resolver ao longo dos anos. As marcas não garantem estes processos e mesmo que o façam acabam por abandonar os modelos mais antigos, focando-se apenas nos smartphones mais recentes e que são mais conhecidos.
Ainda assim, marcas como a Samsung ou a Xiaomi, entre outras, aumentaram o número de anos em que oferecem suporte aos seus equipamentos, mostrando o caminho o seguir. O expoente máximo deste cenário acabou por ser definido pela Google, que com o Pixel 8 oferece 7 anos de atualizações e de novas funcionalidades.
A Samsung revelou agora o seu novo smartphone, o Galaxy S24, e com ele trouxe mais uma novidade. A marca Coreana passou também a oferecer aos utilizadores 7 anos de atualizações, quer do sistema operativo, quer as normais e esperadas atualizações de segurança.
O compromisso da Samsung com a sustentabilidade e o futuro passa por prolongar a vida dos seus smartphones pic.twitter.com/I7SeQ2BawF
— Pplware (@pplware) January 17, 2024
Marca segue o caminho da Google para o Android
Esta é uma excelente notícia e faz parte dos planos da empresa para aumentar a sustentabilidade e aumentar a vida dos seus smartphones. Ao oferecer mais tempo de atualizações, espera-se que os utilizadores acabem por demorar mais tempo a fazer a troca dos equipamentos.
No entanto, esta novidade tem um sabor amargo para muitos utilizadores de smartphones Samsung. Esta nova política de atualizações não será alargada aos modelos mais antigos da marca. Apenas os diferentes modelos dos smartphones S24 e os modelos posteriores, vão ter acesso aos 7 anos de atualizações do Android.
A Samsung não especificou a razão por que não tem compatibilidade deste cenário para os modelos mais antigos. Fica assim marcado mais um momento em que os utilizadores Android ficam limitados sendo levados a trocar de smartphone para terem acesso garantido às atualizações do seu sistema. Curiosamente, a Google procedeu da mesma forma quando ofereceu atualizações alargadas ao Pixel 8.
Este artigo tem mais de um ano
As outras empresas principais no mercado não dão 7 anos para os seus modelos antigos, logo nós também não.
E assim é mais um argumento para comprarem este nosso novo modelo magnífico.
Assim sendo guardem-nos bem em stock que o meu vai continuar a funcionar mais uns bons tempos !
Quem é que vai manter um S24 durante 7 anos? Muito poucos. É uma não questão. 5 anos seria mais do que suficiente. E daqui a 7 anos andam a lançar 1 atualização por ano…
Eu por exemplo só troquei quando a reparação do hardware já não compensava…
Não ganho para andar ao ritmo das modinhas e mesmo que tivesse rendimento para isso tb não iria nessas modinhas…
Nem mais. Andar a mudar para quê? Para ter a vã e fútil satisfação em mostrar aos outros? Metade das pessoaa nem sabe usar todas as capacidades mais comuns além de fazer chamadas, mensagens e ir às malditas redes sociais!
Se funcionar durante 7 anos porque não?
Porque tem que mostrar para os amigos e parentes que pode mais
Pois, vivemos num mundo de pacóvios e cada vez mais ignorantes. Satisfazem-se com pouco.
Deveria durar 10 anos! Afinal a sustentabilidade aonde mora? Que necessidade há em andar a mudar de telemóvel? Há assim tanta evolução? Nem por isso. Só troco quando é absolutamente necessário e o equipamento apresenta problemas! Na vida temis mais do que fazer para andar a perder tempo a mudar equipamentos: telemóveis, televisores, máquinas de lavar, automóvel etc, até os GPS deixam de suportar versões de software recentes! Isso é um logro, uma vigarice encoberta por supostas “inovações”!
Mas isso não é um problema, porque todo o ecossistema da Google é atualizado bem como as aplicações. Os sistemas operativos Androids mais antigos funcionam todos na mesma e bem.
Basta as atualizações de segurança, as de versão os equipamentos começam todos a ficar mais lentos
A atualização do Firmware no android é uma Praga.
Essa treta deveria ser optimizada pelo fabricante do telefone, caso pretenda usar o open source do Android.
O problema é que para muitos fabricantes é produzir em massa, coloca-se o firmware sem optimização e a mais agravante, para ficar bonito instala-se lá cenas que ainda vai piorar o rendimento do equipamento e ao fim de uns meses, com a atualização das apps, porque de firmware é 0, o telefone é uma arrastadeira.
Uso android e iOS e prefiro iOS ao android, embora entenda que o preço exigido é um absurdo, mas não tenho estas chatices e funciona …
Isso corresponde a todas equipamentos! As empresas deveriam ser seriamente multadas nesses casos! Um exemplo que me apercebi ultimamente foi nas consolas, a Xbox one, por “milagre”, ficou maus lenta quando era quase tão rápida como a Xbox Series X. Na PlayStation nota-se o mesmo apesar de não tão notório. Basta algo ser eléctrico, ter um sistema operativo e estar ligado à Internet que ficamos reféns das marcas! Francamente, já enjoa. Em minha casa mando eu.
Questiono me para quê tantos anos de actualização, o processador ao fim de 4 anos já ele começa a ficar lerdo, mais as actualizações fica super lento, a malta dos iphones tem 6 anos de actualizações e eles todos os anos mudam de Iphone, por isso das actualizações vale o que vale, para mim nao serve para nada, eu ao fim de 3 anos mudo de telemovel, nada dura para sempre e a tecnologia evolui muito rapido nao vale a pena andarmos aqui a fingir que os telemoveis aguentam tanto que nao aguentam, nem os pc’s quanto mais.
Chegou o Android 14 pro meu A 33 5G finalmente, e logo hj no meu aniversário 🙂