Samsung patenteia sensor de impressões digitais debaixo do ecrã
Depois de introduzido o sensor de impressões digitais e os sensores de reconhecimento facial e íris para desbloqueio, a próxima grande guerra é a introdução do sensor debaixo do ecrã.
Depois de algumas tentativas e de alguns protótipos, a Samsung patenteou a sua tecnologia para este efeito.
Os fabricantes procuram continuamente melhorar a usabilidade dos seus dispositivos, assim como a facilidade e segurança do seu desbloqueio.
Inicialmente a segurança estava a cargo de códigos pin e padrão, no entanto, rapidamente evoluiu para desbloqueio por impressão digital em botão físico e para reconhecimento facial e de íris. Embora este último venha, supostamente, aumentar a segurança, a verdade é que em certas situações não se mostra mais prático que a impressão digital.
Embora marcas como a Apple já tenham abandonado a impressão digital, muitas outras continuam a acreditar nas vantagens deste método de desbloqueio, mantendo as duas soluções implementadas.
No entanto, já há alguns anos que os fabricantes pretendem abandonar os botões físicos e adotar o reconhecimento debaixo do ecrã. Já vários protótipos foram desenvolvidos, no entanto, com a introdução dos ecrãs 18:9, cresceu a necessidade de ter esta tecnologia pronta.
O ano de 2018 pode marcar finalmente a introdução deste método de desbloqueio e, como prova disso, a Samsung já patenteou a sua tecnologia de reconhecimento de impressão digital debaixo do ecrã.
Samsung patenteia sensor de impressões digitais debaixo do ecrã
Recentemente foi aceite pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) a patente da Samsung, apresentada em abril de 2017, referente a uma tecnologia para introduzir a tecnologia de reconhecimento de impressão digital debaixo do ecrã.
Segundo os planos da marca coreana e demonstrados num documento lançado pela Letsgodigital, esta tecnologia é possível devido à inclusão no ecrã de um sensor de impressões digitais e de um sensor de pressão.
A primeira camada do ecrã será então formada por uma camada de vidro, seguida do sensor de impressões digitais, do painel tátil, do display e, por fim, pelo sensor de pressão.
A ativação do sensor de impressões digitais será então feita apenas a partir de um certo nível de pressão, havendo 12 pontos distintos espalhados pelo ecrã para esse reconhecimento. A área de ação desta tecnologia deverá ser o ecrã completo.
Quais os planos para esta tecnologia?
Além do simples desbloqueio do ecrã, existem outros planos para a utilização desta tecnologia durante o uso do smartphone.
Um dos possíveis usos deste sistema é na galeria onde, dependendo da impressão digital que pressiona no ecrã para abrir a galeria, irá apresentar, ou não, as fotografias privadas. Este comportamento poderá também ser replicado para outras aplicações.
Esta é então uma tecnologia bastante desejada no mundo dos smartphones e que poderá estar perto de ser implementada. Várias informações apontavam que a Samsung não iria ter a tecnologia pronta para o seu S9, no entanto, com esta nova patente aprovada poderá abrir a possibilidade do próximo flagship já contar com esta novidade.
Via: Letsgodigital
Este artigo tem mais de um ano
Como é que a Apple abandonou o sensor de impressão digital se o iPhone 8 traz touch id? A verdadeira razão pela qual o iPhone X não veio com touch id, foi porque a Apple não conseguiu produzir o sensor de impressões digitais por baixo do ecrã a tempo para este.
A Apple manteve o Touch ID no iPhone 8, mas porque não alterou o design face ao seu antecessor.
pq a apple nao tinha conhecimento simples assim, viu la uma oportunidade de criar modinha com um face id nojento, e achou q poderia fazer todas as empresas irem na onda dela….acho muito util o desbloqueio por iris, e muito mais pratico, se a samsung vier com o desbloqueio na tela sera muito bom, embora n os8 é facil desbloquear pela iris e pela impressao atras….
A Apple desistiu do touchID porque simplesmente dava muito trabalho. Exemplo disso é as declarações da própria empresa apontando o FaceID como muito melhor que o touchID.
Até porque se fosse questão de não conseguir testar a tempo não lançaram o FaceID que se nota que ainda está muito verde…
Não entendo dessa forma. A Apple não colocou o Touch ID porque simplesmente era uma tecnologia que dependia de empresas terceiras e a Apple está a desenvolver tecnologias para não depender de patentes que podem dar os problemas que estamos a ver agora com a Qualcomm. Tanto é verdade que a Apple passou a desenvolver o seu SoC retirando isso à Samsung, passou a desenvolver vários componentes que tem a patente, comprou empresas para desenvolver tecnologias avançadas, como é o caso do Face ID, está a trabalhar num novo sistema de microLED para o futuro ecrã, além de várias outras formas de retirar dos seus cadernos de encargos empresas em que não sinta ter o controlo quer do segredo industrial quer mesmo da propriedade tecnológica. Paulatinamente está a trazer para debaixo do seu controlo tudo o que precisa para manter o seu mais rentável produto apenas “seu”. Alias, tem sido essa a abordagem da empresa desde há muitos anos e por isso vimos alteração de portas para tecnologias suas, como o Lightning, vimos alteração do tecnologias do botão mecânico para um motor háptico porque a tecnologia é sua, vimos determinadas tecnologias no que toca ao ecrã e aos sensores 3D quer para o 3D Touch quer para a caneta no iPad Pro… enfim, não faltam exemplos que a cada dispositivo a Apple modifica para o tornar “mais seu”.
Desenvolveu as sua tecnologias para não depender de terceiros para evitar uma guerra de patentes? Não tem lógica este argumento. Se dependesse de terceiros se houvesse conflito de patentes seria com a empresa terceira. Assim se vê entre a guerra da Apple e a Qualcomm a última reclama direitos sobre uma tecnologia usada nos chips da Apple e não num chip de terceiros.
Poxa, acabei de comprar um S8 h]a umas semanas, e tenho o meu Lumia 950 a ser pouco usado neste momento, e agora a Samsung vem com o S9? Se eu fosse consumista iria ja a correr comprar um S9 assim que for lancado, mas felizmente, e apesar de ter comprado o S8 por impulso, normalmente sou ponderado, e vou manter-me com o S8 e o Lumia ate que um deles deixe de funcionar por qualquer motivo ou ja nao tenham qualquer uso possível.
O primeiro smartphone com esta tecnologia só vai sair no último trimestre do próximo ano. Por norma a Samsung demora 1 ano da patente à prática. E é sem dúvida uma grande notícia. O s9 não vem com esta tecnologia, apenas com algumas modificações estéticas e novo Soc.
Vou aguardar que isto se espalhe pelos outros aparelhos todos tipo oneplus, etc. O ideal era ter o modo de funcionamento (um toque muito ligeiro basta) e velocidade quase instantanea do leitor do oneplus a partir de qualquer ponto do ecrã. O facto de ser preciso fazer pressão no ecrã para obter uma leitura, não me agrada.
O facto de isto ter uma patente vai ser contornado de certeza (forma de funcionamento diferente, pagar royalties, etc)
A patente não é de impressão digital debaixo do ecrã mas sim da tecnologia usada para o fazer. Portanto não há problema.
Isto não era uma patente da Qualcomm? Se me lembro corretamente, foi depois da luta entre Qualcomm e Apple que a Qualcomm proibiu a Apple de usar a patente deles e deixou a Apple sem tempo para criar qualquer coisa deles.
E já existe um telemóvel da Vivo com esta feature a funcionar
O Vivo apenas funcionava numa área limitada do ecrã. Este funciona supostamente no ecrã todo
As patentes são para o método de funcionamento, não para a função em si. Várias empresas têm parentes diferentes para a mesma função, com métodos diferentes.
Já há uns meses tinha comentado que este seria o passo seguinte na evolução, integrar o sensor em qualquer lugar do ecrã, ou arranjar forma de qualquer zona do ecrã ler a impressão digital… Venha
Prefiro 1000 vezes isto ao reconhecimento facial.
+1 o reconhecimento facial num telemovel não me parece nada practico. Engraçado, sim, mas inutil.
Concordo, acho que vai ser o próximo passo, é que olhar para o Telf e ver as nossas trombas lá refletidas deve ser assustador, então a 2 feira de manhã, que medo.
Ou seja.. daqui a uns 2 anos a Apple lança no iPhone XII esta tecnologia, com outro nome, e diz que nunca ninguém o fez… ao estilo do reconhecimento facial..
Muita dor de cotovelo que aí vai. Eles nunca fizeram isso. E daqui a 2 anos é quando estarão a sair os primeiros telefones com esta funcionalidade, sejam eles que marca forem.
É também a altura que todos os tlm já não terão headphone jack. Também te incomoda isso queres ver
Exacto… daqui a dois anos não… 20 séculos! Porque a Apple tem tecnologia mais avançada, está 2 anos a frente dos outros bla bla… vamos lá ver se a Samsung não lança um sistema estilo FaceID, mais seguro e maduro que o FaceID e os 2 anos de avanço não vai ao badagaio….
Na Apple e tudo muito avançado até que nem 1 anos depois e já tudo obsoleto…
E para que saibas próximo ano de certeza que já tens está tec até porque se fosse tudo a estilo Apple já teria no S8, sem se testar correctamente, e ia se dando uns ajustes via software para disfarçar o verde que a tec está como e o caso do FaceID… ou então inventava-se a força e dizia que era problema da tecnologia como o Burn no ecrã do iPhone X dias depois de sair…
Mas como para ti não tem uma maçã pobre trincada já e dor de cotovelo e tecnologia para daqui a 20 anos… Se tivesse já era a melhor coisa do mundo… com sorte daqui a 5 anos tenhas no iPhone algo parecido comprado a Samsung como o “maginifico” ecrã que o iPhone X tem que não passa de um ecrã da Samsung… mas o do s8 já não deves achar grande coisa porque já não tem a maçã não E?
Tu e tantos como tu, anda a apregoar o fim da Apple desde o tempo da inquisição. E não reparaste que de ano para ano não acertas uma? Não vale a pena fazeres essas promessas a ti mesmo porque não é assim que o mercado tende a reagir, não é assim que as coisas são, apenas é um sonho que tens mas não é real. Vamos falar das coisas como elas são, da realidade, pousa esses pés no chão. Com os seus defeitos e feitios, estas empresas são quem baliza o mundo da tecnologia isto tudo tem por trás dinheiro. A Apple se não tiver, compra quem tenha, assim como fez a Google no passado, ou achas que a Google inventou a génese do Google Maps? Do Drive, do Gmail, do wallet, do android, etc. etc. etc.? Não jovem, a Google, a Apple, a Microsoft, a Samsung, a IBM, a Intel, se não tiverem compram e pronto. Depois aqui vence quem tiver mais dinheiro, mais influência, quer tiver mais margem de progressão dentro de uma determinada área e segmento. Tu achas que se a Apple visse que, por exemplo, a Tesla era algo que mais ninguém teria, que era o pináculo da criação não a tinha já comprado? Claro que tinha, mas a Apple e as grandes marcas, observam o mercado, como ele se movimenta. Por exemplo, a Apple poderia ter comprado o Spotify, mas preferiu comprar outra empresa e usar o que já tinha para vender o seu produto e com o que não investiu na aquisição, está a investir no desenvolvimento de algo que é seu de raiz, o Apple Music. Não é líder? Mas tem milhões de subscritores e dá lucro à empresa com um custo controlado, além de estar a crescer e a ter dentro do próprio ecossistema.
Repara como a Apple e a Google se dão tão bem, assim como dentro desta coletividade cabe bem a Microsoft, a IBM, a Cisco, a Intel…. repara bem que estão as maiores empresas a trabalhar sempre juntas, sempre a desenvolver para o ecossistema Apple, e a Apple a desenvolver ferramentas para estas grandes empresas 😉 porque achas que fazem isto? Porque não usam o método que tu apregoas, e outros como tu, do dividir para reinar. Não, aqui é ter sinergias daquilo que “não têm” 😉
A Samsung, por exemplo, mais ano menos anos vai canibalizar a Google, porque a Samsung não quer depender do Android e da Google. Por isso está a atacar tudo, desde a mais simples aplicação de Mapas até ao mais complexo mundo da IA, passando pela sua própria loja de aplicações e já substituiu o Android pelo Tizen nos smartwatches. Mas há muitos exemplos… bastas olhares com olhos de ver.
Se estavas a responder para mim, estás ao lado. Eu disse especificamente qualquer que seja o fabricante a sair com esta função. Pode ser a Apple, pode ser outro fabricante. Não tenho equipas neste assunto, mas tu vejo que és dos Haters.
Além do mais, escapa-te a realidade das coisas. Quem lança as coisas verdes, por norma, são os fabricantes Android, só para dizer que têm. E depois admiram-se que ninguém use. Não há update de software que torne os sensores do S8 mais seguros. E não são seguros o suficiente. Já o FaceID está a portar-se muito bem, não sei em que planeta andas.
E onde é que entram os 20 séculos? Que confusão que para aí vai.
lolol +1
É incrível o nível de segurança que estes dispositivos têm vindo a implementar (e ainda bem) face há quantidade de informações que lá colocamos, nunca é demais aprimorar este sector.
Qualquer dia inventam o desbloqueio pelo ADN, uma verificação e “PUFF” está desbloqueado :q
Mas em vez do dedo metes o cotovelo, para poder fazer essa afirmação.
Samsung continua 2 passos a frente da Apple. Factos.
Agora, podem até conseguir e ser lançado num Note 9 tal tecnologia, mas a Apple vai pegar nela e dizer “nós blabla” e vão melhora-lá.
Huawei, Samsung e LG estão a evoluir muito mas muito a frente da Apple. Só que muitos continuam a sonhar com o plástico de fabrico China do iPhone X (Forma de expressão, é a sensação que dá quando se pega nele).