Afinal a Samsung não é obrigada a atualizar os seus smartphones Android
O maior problema do Android é mesmo a sua política de atualizações, que a maioria das marcas prefere ignorar. Isso leva a que os equipamentos rapidamente deixem de estar protegidos contra as mais recentes ameaças de segurança e que, ao mesmo tempo, deixem de ter acesso às novidades.
Numa tentativa de contrariar esta situação, um grupo de defesa dos consumidores holandeses levou, em 2016, a Samsung a tribunal. A decisão surgiu agora e foi favorável à Samsung.
O processo que a Consumentenbond, um grupo de defesa dos consumidores holandeses, levantou contra a Samsung procurava forçar a empresa a atualizar os seus equipamentos, cumprindo assim os 2 anos a que se tinha comprometido.
A decisão do tribunal foi agora conhecida e pesou a favor da empresa sul-coreana, não a obrigando a ter de realizar qualquer atualização adicional. Segundo declarações da Samsung, esta é uma decisão justa e que mostra o empenho da Samsung nestas atualizações.
Estamos satisfeitos com a decisão. O juiz reconheceu que a Samsung está a fazer mais do que o suficiente para garantir a segurança dos seus produtos. É uma pena que a rumo judicial seguido pelo Consumentenbond tenha lançado injustamente uma luz negativa sobre a nossa política de atualizações, pois a decisão do juiz mostra que levamos a segurança dos smartphones que fornecemos aos consumidores muito a sério.
O processo tinha sido iniciado em janeiro de 2016, depois de um estudo da Consumentenbond ter concluído que na Holanda 82% dos dispositivos Samsung avaliados não tinham a mais recente versão do Android que foi lançada durante os 2 anos após a compra, algo que a marca se tinha comprometido a fazer.
Foi ainda adiantado que ao não cumprir com esta regra, estes dispositivos ficaram expostos a problemas e a outras falhas.
Na altura a Samsung argumentou que os seus equipamentos recebiam as necessárias atualizações, mas revelou que os equipamentos de gamas mais baixas não estariam abrangidos por estas novas correções de segurança.
Do lado da Consumentenbond esta decisão acaba por ser injusta. Alega que a Samsung coloca no mercado muitos equipamentos por decisão própria e que por isso deve mantê-los atualizados e com todas as correções de segurança necessárias.
A Samsung escolhe trazer muitos modelos para o mercado e ninguém a obriga a fazê-lo. Um fabricante de automóveis também deve garantir que todos os seus modelos sejam seguros e confiáveis, e que assim permaneçam. Samsung tem a mesma obrigação
Ao falhar a prova de que a Samsung não realizava as necessárias atualizações de segurança, a Consumentenbond acabaria por perder o processo e não conseguir abrir um precedente importante na Europa, o que poderia levar a que a Samsung tivesse de lançar as devidas atualizações para os seus equipamentos.
São mesmo importantes as atualizações do Android?
Este artigo tem mais de um ano
Uma prova de que olhando aos preços dos telemóveis da referida marca, e verificando está despreocupação em atualizar os telemóveis, leva a questionar se esta marca continua a ser uma boa opção. Tenho tablet Samsung, ainda contava com pelo menos mais um update mas já percebi que não.
Em termos de smartphone para mim acabou, prefeito Blackberry Motion ou Keynone.
Comprei um Galaxy Tab Pro em 2013 e nunca fez um update…
Samsung para mim parou aí…
tenho um samsung galaxy a 5 ja recebi 4 atualizacons quando o comprei tinha androide 6 ja estou com o 8 e nao para por ai
Sinceramente no que diz a tablets, agora será sempre apple. 369€ é caro mas ao menos preocupam-se.
Eu tive Apple e ficou por ali, logo no Iphone 3G, devido a quebra de garantia por atender o telefone à chuva, coisa que faço com outras marcas sem problemas…
Desculpas da Apple para não repararem telefone com pixeis queimados…
Enfim,… São todos iguais…
@Mário és o maior! hahahaha
O que adianta usar Apple, se eles deixam o telemóvel e tablet cada vez mais lentos, pra fazer você comprar um novo? O que adianta atualizar por 5 anos se depois dos 5 anos estará lento, inutilizável e ainda não poderá instalar uma custom ROM? Ou seja, fica a traça. Dinheiro mal investido!
Mas esperavam o quê? Sociedade de consumo, obsolescência programada… é tudo isto.
Mas ninguém o obriga a entrar na loja, vai de livre vontade… após o objecto que poderia durar décadas avariar ao fim de 2 anos… esse documentário é mesmo ilustrativo da realidade da predominância de cérebros avariados.
Lâmpadas que duram 1 milhão de horas ou mais? Qual quê! Levam com 1000 horas que até andam de lado… agora a moda é dizer que as LED duram 20 mil horas… é uma comédia pegada… já que algumas nem 6 meses duram… e tendo em conta que já existia há décadas tecnologia para iluminar por pelo menos 1 milhão de horas talvez até mais. Tive uma lâmpada Philips daquelas de baixo consumo que deve ter durado uns 18 anos ligada praticamente todos os dias por umas 4 a 8 horas… custou foi alguns 50 euros ou mais na altura… as de hoje em dia às vezes nem 6 meses duram.
Tenho tudo led na minha casa há já 2 anos, e nenhuma se fundiu e olha que compro eles no aki, que não são de marca conhecida. Até hoje, nada. Por vezes pode ser picos de corrente, que para evitar isso, tenho descarregadores de tensão no quadro. Talvez devas considerar meter uns no teu.
Eu tenho uma led da maxmat com um dissipador de calor exagerado e mesmo assim quando aquece começa a piscar (muito rapido). Isso das 20 mil horas depende muito do fabricante.
Joao Ptt, em tempos comprei lâmpadas que anunciavam 10000 horas e ainda ninguém falava de leds… Não duravam nem 1 ano… Desde 2010 que tenho tudo led em casa e nenhuma avariou…
Querem uma boa solução? Parem de comprar produtos deles.
Têm oneplus, xiaomi, etc que mantêm os seus smartphones atualizados e não pedem preços absurdos.
Em mercado de Android, é muito isto
Comprassem Apple.
“os equipamentos de gamas mais baixas”
Viva a XIAOMI!!!
Sim, imbativel nisso.
Tenho Galaxy’s S4, Note 4, S6, S8 e Note 8 e sempre tiveram updates….
Tal como o iPhone que tive….
Ainda esta semana tive mais um update no Note 8…
As actualizações falham nas gamas mais baixas…
E as pessoas ainda perguntam porque é que compram iPhones…
Claro, porque além de iPhones e de Samsung, não há mais marcas ao cimo da Terra…
è que nos iphones e ipads não acontece o mesmo…
Acontece passado 5 anos quando o equipamento está muito desatualizado…
Vê lá se querias comprar um iPhone 4 e ainda hoje teres o iOS 11 LOOOL
Pois nao. Cada update o tel fica mais lento propositadamente ou lancam SO recente sem metade das festures2so para dizer que tem.
Nao vejo o drama disto… falam dos carros mas quase todos os anos sai uma versao novs ou melhorada do ABS ds bosch por exemplo, usado em.1001 modelos e nao vejo ng a reclamar por as marcas nao atualizarem o firmware ou mesmo hardware dos carros qd saem versões melhoradas ou com correções de seguranca
As pessoas perguntam é porque é que não leste o artigo antes de comentar…
“os equipamentos de gamas mais baixas”
+1, kkk!
obsolescência programada mais que comprovadas.. mesmo que após 1 ou 2 anos de uso.
Não precisa de ser o tribunal a obrigar, tem de ser os próprios consumidores. Se deixassem de comprar, que não faltam alternativas, a Samsung mudava o seu comportamento, a questão é que o consumidor não se importa com isso.
Não se importam até que uma vez adquirido o equipamento, esperam e esperam … por uma atualização que não chega, que nunca chega. Depois aposto que não voltam a comprar Samsung. Ou outra marca qualquer que tem o mesmo modus operandi, qualquer que ela seja.
Mas é chocante que quando já está disponível o Oreo versão 8.1, ainda existam modelos Samsung de gama alta que não tenham sido atualizados para além do android N…
Se não voltassem a comprar Samsung a coisa já tinha mudado. A grande maioria não sabe se tem atualizações ou não, nem a versão que tem, muitos nem sequer sabem o que é o SO.
Os consumidores tem o poder de alterar isso …. basta nao comprarem. Mesmo nas gamas mais baixas, a samsung ou qq outra marca deveria manter os seus dispositivos actualizados durante os 2 anos de garantia. É o minimo que se exige. Nem toda a gente tem capacidade de andar a mudar de tlm de ano a ano por mais barato que seja. Mas vivemos num mundo consumista …
Esta é um dos grandes motivos porque compro Apple. Acrescento ainda a existência da mesma politica nas “Smart tv’s” da Samsung independentemente da gama, para alem do sistema e funcionalidades serem no mínimo ridículas, não existem updates. As minhas próximas televisões serão sem duvida LG que para alem de terem melhores ecrãs pelo menos fazem updates.
Realmente a Apple garante atualizações também nas gamas baixas… Que não tem! Há marcas de gamas baixas com boas atualizações, mas a Apple não é uma delas.
O 5 se é uma espécie de gama baixa… Mas eu referia-me a todos os produtos da Apple no geral, onde a empresa geralmente disponibiliza updates durante 5 anos. Dentro destes updates, podemos encontrar novas versões do SO ou pequenas correcções. Já nas outras marcar no máximo são disponibilizados alguns updates de segurança e nunca uma nova versão do SO como acontece nos telemóveis de gama baixa (e alguns de gama alta) e ainda no caso das smart tv’s. Alias a Samsung têm uma smartcam em que o update que fez até retirou funcionalidades à camera (gravação no NAS por exemplo). Por estas e por outras Samsung nunca MAIS. No caso dos telemóveis android tenho ouvido falar bem da Xiaomi no qual a marca tem algumas preocupações com updates.
Por isso nunca comprei samsung na minha vida. O problema é que todos compram e a marca faz o que quer, se ninguém os comprar a marca muda logo de ideias. Vender todos vendem, agora o mais importante é o depois e parece que as marcas como samsung e sony, estam a esquecer-se do consumidor que compra… Mas pode ser que a google tome medidas e as marcas obedeçam
Vai sonhando…
A cuscoid precisa dos fabricantes como de pao para a boca. E estes ou se tornam independentes do SO ou sao parasitados. O ideal seria comprar um equip e colocar o SO que pretendemos, e nao levar um SO de terceira parte. A googla se quiser que atualize.
Eu tenho atualmente o note8 e ainda hj recebo atualizacao do s6 edge.
Tirando 2 ou 3 modelos só consigo perceber que as pessoas optem pela samsung, em smartphones, pelo grandioso nome da marca ou por desconhecimento em relação a marcas emergentes com a mesma qualidade e mais baratas.
Já o tinha dito antes e volto a dizer, era expectável.
A única entidade com poder para mudar o paradigma das actualizações é a Google. E o cerco está a apertar para as lazy-brands
Quer dizer, eu faço um topo de gama, faço um favor e coloco um SO parasita que a google usa para parasitar os dados dos utilizadores do meu equipamento e ainda por cima tenho de o atualizar? O que ganho com isso? A google que o atualize. A SAMSUNG que faça um telefone com o seu SO com acesso à loja aptoide por exempli e a cuscoid que vnda os nexus se quiser…
Xiaomi MI A1. Na compra vinha com Android 7.1. Poucas semanas depois estava a atualizar para 8.0. A breve trecho chegará o 8.1…e tudo isto com atualizações de segurança mensais. Os Appleniacos (e não só) devem ter ficado boquiabertos com os seus terminais de muuuitas centenas de euros a ficarem estagnados no tempo…
Só se ficares tu… O meu 640xl com o velho Windows atualiza as apps semanalmente. O SO já está bom…
Ah e quando comprei paguei os impostos todos que devia pagar…
Tens noção que Xiaomi já se vende em Portugal em lojas físicas, não tens?…
Concordo que deva pagar todos os impostos… Eu há dois anos quando mandei vir o meu Xiaomi de Espanha também paguei todos os impostos!!!
De certeza que não chegou ainda ao 8.1?!
Ore verifica outra vez!
Ainda não efetivamente.
Tive IPhone durante anos e este ano voltei ao Android para o Mate 10 Pro.
Não sou fanboy e fui muito feliz com o iPhone… Até à atualização para o IOS 11.. Aí muita coisa mudou e não foi para melhor… Updates atrás de updates e o que deveria ser verdadeiramente melhor ficou mais ou menos.. Penso que o Steve Jobs deve estar a dar cambalhotas na Terra com as constantes parvalheiras que andam a fazer nos recentes iPhones com erros bugs básicos..
Dou um exemplo, comprei o mate 10 Pro e adorei, esta semana na atualização do EMUI colocaram a opção de reconhecimento facial.. Fantástico.
Hoje estão todos (Android/Apple) preocupados em dar mais pixeis, mais lentes, mais RAM, mais polegadas.. Mas esquecem se da utilização dia a dia.. Bateria para 5 dias por exemplo dava jeito lol
Comprem Apple se querem actualizações.
São todos a fazer o mesmo é só manfiosos eu tenho um LG-E986 e ma altura custou a quase 700 euros mas nunca tive uma atualização já tenho este telemóvel à uns 6 anos tive um problema com o ecrã e queriam o dinheiro quase do custo do telemóvel
Para mim acabou a Era Samsung.
A Apple tem 2 vantagens em relação ao android
À pala dessa política, fiz aquilo que para mim era impensável: Mudei para Ios… até hoje. Mesmo assim tive grandes máquinas da Samsung, mas que, ao fim de pouco tempo, se transformavam, passo o exagero, em pisa-papéis. Já chegou…
Se a marca diz que durante 2 anos se compromete a actualizar, só tem de actualizar.. O problema é que não actualiza e a malta continua a comprar, saem os modelos uns atrás dos outros muitos sem diferenca justificável de €400 mas como a worten faz a 50x com juros a malta consome e consome, no fim reclamam e reclamam mas mal sai 1 vão dormir para a fila 3 dias mas na fila do centro de emprego ja custa la ficar..
Para os preço que a samsung mete nos equipamentos deveria ter mais respeito pelos clientes
Ao menos a apple atualiza os seus equipamentos varias vezes enquanto a samsung so atualiza num smartphone de topo 2 ou 3 vezes
Os iphones sao muito caros senao obtinha 1 sem pensar 2 vezes
Fora a importância que as actualizações podem ter, uma coisa é certa: se a Samsung prometeu, teria de cumprir.
Se a decisão judicial não for revertida, cabe aos consumidores optar. (O problema é que a maioria dos consumidores não se interessa muito – vai pelo marketing e status (e talvez pela suposta melhor câmara fotográfica)).