PplWare Mobile

Falta de actualizações Android leva Samsung a tribunal

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. jesus jones says:

    Deviam por processos em todo mundo a essa empresa fraudulenta

  2. Zefra says:

    Claro que só se pode concordar com esta accao. Uma das razoes por muitos conhecidos se afastarem da Samsung é simplesmente por essa falta de suporte pós venda. Pessoalmente considerei comprar um dos topo de gama Samsung mas depois de ver por muitos forums o suporte que vai sendo dado aos produtos declinei comprar.

  3. Fred says:

    Fg já n era sem tempo também. O que a Samsung faz com os seus clientes é falta de respeito msm

  4. Robert Soares says:

    É o grande mal da samsung. Demasiado bloatware e falta de atualizações.

  5. Jesus says:

    Não é só a Samsung. É um problema de todos os fabricantes de Android..

    • Martins says:

      Sabes o que são os telemóveis Nexus? Se soubesses não tinhas feito essa afirmação ignorante e como tal incorrecta.

      • Carlos Manuel Lopes says:

        Que resposta tão básica Martins…. Então uma pessoa que quer actualizações é obrigado a comprar um Nexus? Que disparate! E se eu não gostar do design do Nexus ou achar que não tem as especificações que procuro ou simplesmente da marca que o fabrica? Todo os outros sistemas operativos tem actualizações regulares. Menos os aparelhos Android. E o facto de haver 1001 marcas que trabalham neste sistema operativo não é desculpa! Tenho um Blackberry Z10 que saiu no inicio de 2013 e ainda hoje continua a ter actualizações! O mesmo com os Iphones e alguns Windows Phones…

        • Ricardo says:

          Se quiser ter iOs é obrigado a comprar iPhone,então se quer atualizações oficiais da google tem que comprar Nexus lol..

          • JBM says:

            o iOS não foi feito para ser licenciado a outros, nunca existiu noutras marcas, por isso essa do obrigado é uma espécie de falácia. O Android foi feito para ser licenciado.

          • JBM says:

            o iOS não foi feito para ser licenciado a outros, nunca apareceu noutras marcas, por isso essa do obrigado é uma espécie de falácia. O Android foi feito para ser licenciado.

        • paulo g. says:

          Se for um apple, já vale. O sistema é o mesmo, se é da Google a Google tem a obrigação de o fazer.

        • José Lidónio says:

          Muito bem!…Pela ideia desse amigo tudo teria que ter NEXUS….LOLOLOLOLOL

          • David says:

            Era resolvido da seguinte forma!
            Android igual para todos os equipamentos! A única coisa que as marcas ficariam responsáveis seria em actualizar a sua skin para colocar no seu equipamento, todos eles ficando com a possibilidade de poder escolher entre a skin stock ou a skin da marca por exemplo TouchWiz ou como muitos usam a Nova Launcher… E assim a Google quando lançasse actualizações os respectivos equipamentos receberiam actualizações… Ah e os drivers… Simples esses era fornecidos á Google para ser introduzido com o sistema é a quando da instalação do respectivo HW os restantes drivers seriam eliminados para não ocupar espaço desnecessário…
            Contudo todos reclamamos mas a marca continua a crescer e tal…

            Eu decidi há muito por ter Nexus… E estou contente…

          • JBM says:

            David,
            o monstro está criado e não há grandes perspectivas de alteração, e a grande culpada é a Google que foi quem logo no início criou esta forma de lidar com os updates do sistema.

      • José Antonio Maria says:

        tirando os nexus, vem todos com software desnecessário, e mesmo os nexus trazem software desnecessário. Portanto não insulte as pessoas que dizem a verdade.
        E esse bloatware tem consequencias reais, visto o android não acreditar em fechar apps, ficam sempre todas a correr em background a gastar RAM e bateria.

        • censo says:

          E que equipamento é que não traz bloatware? Todos e em todos os sistemas há bloatware.

        • Fernando says:

          Não é assim que funciona. A memória não se “gasta”, ficam em memória até esta ser necessária, experimenta num dispositivo com menos de 1GB de ram por exemplo, abrir uma aplicação pesada e depois abrir outra, quando se volta à original vai ser carregada de novo o que quer dizer que deixa de estar em memória quando a memória é necessária.

          Quanto a gastar bateria, isto só acontece com aplicações que correm serviços (só uma pequena nota, que isso acontece em basicamente todos os sistemas operativos), esses serviços têm razões para estarem a correr. Se achas desnecessário, o android permite terminar serviços.

          De qualquer das formas, alternativamente também existe a linha da Google com boa resposta em termos de updates e sem grande bloat.

      • Ragnar says:

        São os únicos, de resto o problema é de todos os Android.

      • Sergio J says:

        Martins, quem mostrou ignorancia foste tu. Quanto representa em percentagem os equipamentos Nexus no Universos Android? 0.1%, 0.01%, 0.001% Não importa, qual o valor se mais, se me menos. Os Nexus são apenas para a Google poder mostrar o estado da arte do Android. Se não houvessem Nexus, a Google não tinha como mostrar as últimas novidades, porque os fabricantes continuam a lançar equipamentos com Android 2 ou 3 versões atrás.

        Um utilizador padrão do Android quer um telemovel jeitoso que lhe dê para jogar e ir ao facebook durantes 2 anitos. Depois troca. Ele nem sequer sabe qual o sistema operativo que tem. Sabe é a marca do Equipamento. Se é Samsung, Huawei, LG, Sony, etc…

        Triste é ver os vendedores a não quererem vender Lumias e iPhones e a tentar impingir Androids. Isso sim é triste. Mas não é ilegal

      • Vlad says:

        Sabes que os Nexus também não têm suporte assim tão comprido. Muitos deles perdem a garantia e já não recebem actualizações.

        • David says:

          Pode não ser comprido mas têm! Contudo:
          Nexus 4 lançado 13.11.2012 ficou na 5.1.1
          Nexus 5 lançado 31.10.2013 está na 6.0.1…

          Quantos e quais os modelos Android lançados desde 13.11.2012 com updates oficiais?
          Que há uma má vontade da Google e das marcas em melhorar isso, há! Mas nos compramos equipamentos quase de ano a ano ou de dois em dois anos… Raras excepções… De resto realmente a Apple, Microsoft e a BB eram os que mantinham sempre os sistemas actualizados… Se bem que a Microsoft nos últimos tempos anda a falhar… Mas lança na mesma, tarde mas vêm… Agora a BB com mudança para Android usa ainda uma versão do sistema anterior…e o update não está para breve… Se a BB baixasse os preços dos seus equipamentos mesmo a perder dinheiro para ganhar mercado e clientes e melhorado o já bom BB OS penso que teria sido melhor… E software todo deles… O que na minha opinião teria sido melhor… Mas são escolhas…
          O WP10 testei achei engraçado mas precisa amadurecer… E podia ser mais fluido… Se a Microsoft quisesse… Mas já está muito bom! Veremos se realmente terá aceitação do público… Minha ainda não tem… Veremos num futuro próximo… Mas gostei do 950XL

    • David Neto says:

      O meu LG G4 tem a última versão há meses… Até o G3 já começou a receber updates.

      Não são todas não…

    • Bruno says:

      Com o nexus não existe esse problema

    • ASousa says:

      O meu Sony Z3, já perdi a conta a quantidade de actualizações que foram feitas! posso garantir pelo menos 4 em 2015!!

    • SSilva says:

      Só para teres uma ideia compara o Sony Xperia Z com o Samsung S3 que são praticamente da mesma altura.. O S3 parou no tempo com o android 4.2 e o Xperia Z está com o android 5.1.1. Abre os olhos. Há marcas que dão actualização frequente, agora por a samsung não o fazer não coloques todos os fabricantes no mesmo saco!

    • Luis says:

      errado. a BQ tem actualizado sempre

    • Bruno Santos says:

      Engraçado que na Xiaomi não tenho esse problema

  6. luis says:

    Se fosse só a samsung.!!o problema do android é mesmo a falta de actualizaçoes ao fim de meio ano.

    • dsadasd says:

      Já estás com sorte se for 1.5 ano(s), há quem tenta 1 (passado alguns meses) e acabou para sempre xD

    • Macedo says:

      O meu tem todos os dias 😛 Cyangenmod Power…

      • Luis says:

        Eu sei mas nem todos têm(ou querem ) conhecimentos para mudar a rom de um android ,porque na maior parte dos casos invalida a garantia.
        Isto é como comprar um Renault ,e para o carro andar ter de mudar o motor ,não tem logica .è por estas e por outros ,que mesmo com os problemas que tem havido, Windows Phone sempre,android nunca mais .

    • jorge santos says:

      Acredito que o Jesus falou em termos genéricos acerca dos fabricantes de produtos Android.
      Un Nexus nem deve ser chamado de produto Android. Um Nexus é um Nexus. Assim como um iPhone é um iPhone. São duas raças à parte dos Android.

      • Miguel says:

        E depois temos Lumias com Windows onde que telemóveis construídos em 2012 que custavam €50 levam updates na mesma…

        Se OS são raças, Windows é um puro sangue.

        • JBM says:

          terás que explicar que Lumia é esse. A maior parte dos Lumias de 2012 nem sequer conseguem ter o Windows Phone 8. Os de 2012 que têm eram topos de gama na altura

          • Miguel says:

            Estas a insinuar que o Lumia 920 não foi atualizado para o Windows 8.1? E que não é possível ter o Windows 10 Mobile pelo Insider?

            São duas grandes atualizações para um aparelho de 2012, portanto não é só um telefone Nexus que levam updates, na Microsoft são todos os tipos de aparelhos Linhas 9/8/7/6/5/4 assim como OEM.

          • JBM says:

            O Lumia 920 não custava 50 euros, e que eu saiba o 920 era um topo de gama, incluído por isso na minha afirmação:
            “… Os de 2012 que têm eram topos de gama na altura”

      • Ragnar says:

        O Nexus é à parte do Android? E eu a pensar que era Android puro. Aprendi alguma coisa hoje, lol

    • jorge santos says:

      Precisamente. Ao fim de 6 meses um telemóvel Android é um mono.

    • Carlos Gomes says:

      A Motorola até aqui tem atualizado os seus equipamentos, até mesmo equipamentos com 2 anos.

  7. cenas says:

    Esta foi umas das razoes , se não a principal, pela qual comprei o nexus 5x.

  8. Nelito says:

    Se fosse com com telemóveis, juntem as “SmartTv” da Samsung…..incrível as Tv UHD 4K TizenOs de 2015, UExxJU6000 kxxc, não trabalharem com Netflix em Portugal, mas se for o mesmo modelo , mas versão kxxu, comercializará apenas no UK, já trabalha !!!! E tiveram que tempos na Netflix a serem anunciadas como dispositivos certificados para conteúdos UHD Netflix, a App esteve uns dias no SmartHub, estreou a Netflix, erro, solução encontrada pela Samsung , apagar a App, dizendo “vai ser corrigido no próximo fim “, após ligar para linha azul Samsung Pt….passam os 14 dias para troca do tv…..e só agora em Janeiro “afinal é um problema de hardware, falta na versão kxxc da JU6000 um módulo FRC,sem isso mesmo com App no SmartHub, conteudos não são possíveis de reprodução “…..

    • José says:

      Nem mais! Essa história propaga-se em quase todos equipamentos! as marcas são, ou eram, obrigadas a dar assistência até 10 anos, mas o facto é que vemos cada vez mais a falar em sistemas “smart” que ficam parados no tempo quando esses equipamentos ainda suportam actualizações! a ideia é fazer desses equipamentos “velhos” por forma a motivar a comprar de novos que pouco mais acrescentam! Basta ver a loucura que foi com o 3D, davam a ideia que essa tecnologia dava para tudo desde ver a novela ao futebol. Agora falam apenas em 4K, retiraram o 3d dos equipamentos mais baratos mantendo apenas em alguns topo de gama, quando até há um anos atrás todos equipamentos, praticamente o tinham, desde então essa função passou a estar disponível para ricos! Este ano já estão a pensar “matar” o 4K, a nova “loucura” adivinha-se com a realidade virtual e, depois será o 8k! tudo tecnologias que existem já hoje mas que estão a dar ao poucos por forma a manter o “interesse”. Parvo é quem anda a trás apenas disso. procuro comprar um equipamento que preencha todas as necessidades, mas fico fulo por saber, que é capaz de mais e não dão porque entendem estar “velho” com apenas dois anos. Uma vergonha.

  9. JX says:

    Não tarda aparecem aqui os comentários dos geeks a dizer que só fica atrasado quem quer, porque podem usar o cyanogenmod ou outras ROM’s não oficiais, blá, blá, blá… whiskas saquetas.
    Esquecem-se que para mais de 90% das pessoas isso é inviavel por falta de know-how. Isto para além de nem existirem ROM’s alternativas para todos os modelos.

  10. David says:

    E quando eles saiem para o mercado ainda com a versão antiga e não há previsões para a nova versão???
    O Android 6 está no mercado há algum tempo… A Sony com o Z5 ainda tem a versão anterior… Por exemplo…
    Não sei quem são os verdadeiros culpados mas a Google podia modificar o Android para receber as actualizações e as marcas apenas tratares das suas skins…. Mas isto é uma utopia…

  11. Pedro says:

    Tenho um Edge+ e ver que já nos estamos a aproximar de Fevereiro sem qualquer tipo de actualização feita para o 6.0, faz-me nunca mais querer comprar um Samsung e começar a considerar os próximos Nexus.
    Como se já não fosse suficiente, os mais recentes rumores apontam para que seja lançado em Abril o modelo Plus do S7 Edge… 6 meses depois de eu ter comprado o S6 Edge+… A Samsung precisa de um novo modus operandi, porque falha em excesso, na minha opinião.

  12. ed says:

    Acho muito bem que seja processada por isso

  13. Balmer says:

    Francamente, algo que já devia ter caido na cabeça da Samsung há algum tempo.
    Se por um lado não é mau criarem um leque de dispositivos para vários tipos de carteira (embora que tenho visto alguns dispositivos da gama baixa, quase me pergunto qual a razão de Android dado que as specs só permitem para uma utilização básica sem que aquilo se estrangule), por outro a Samsung claramente borrifou-se completamente para a maior parte dos modelos que não são a linha flagship ou derivantes de gama alta, deixando os equipamentos baratos esquecidos.
    E mesmo assim pergunto-me se é só isso. Galaxy S foi bom, S2 um bom salto, S3 ainda fortes melhoramentos.. mas entretanto a Samsung achou-se a nova Apple e pensou que podia dar-se ao luxo de pedir o que quiser dos seus clientes e ignora-los de seguida.

    Enfim, venham mais abre olhos.

  14. jorge rodrigues says:

    A Samsung terá por força que ser a primeira a aprender na barra dos tribunais, isso por si só mostrará a todos os outros fabricantes que ou actualizam ou entalam-se.
    Dito isto dificilmente volto a comprar um smartphone da marca sul coreana.

  15. David ferreira says:

    A última grande atualização do note 4 foi precisamente a 1 ano lol

  16. LM says:

    É o problema de algumas empresas que pensam só em encher os bolsos e depois não querem saber dos resto. Traduzindo isto, quero dizer que, no caso da samsumg, (dou exemplo da samsung mas há mais marcas a fazer o mesmo) é só meterem no mercado smartphones uns atrás dos outros para ficarem à frente de tudo e de todos e, claro está, para os conseguirem vender, não lhes convém actualizar os modelos anteriores com muita frequência sob pena dos clientes tão cedo não comprarem o modelo que acabou de sair. Aconteceu comigo quase à dois anos quando possuía na altura o meu velho e bom GS3 que infelizmente acabou por “morrer” oficialmente no android 4.3 se não me engano. O S3 ainda era bastante capaz de suportar as versões seguintes do android se a samsung assim quisesse. Tive que andar a “fazer das tripas coração” para o manter actualizado com roms de terceiros, até que me fartei, pois a samsung nunca quis fazer o favor de liberar os drivers/Apis´s para que ao menos as roms “cozinhadas” assentassem como deve ser no S3. Mas não lhes convinha, não é? Queriam o quê? que eu comprasse o S4? Nah. Foi nessa altura, chateado com essa situação que, passei para a concorrência e comprei o iPhone 6. É tudo muito bonito de inicio mas depois…

  17. Emanuel Vitorino says:

    Isso! E já agorem processem-nas pela falta de atualização de compatilização da API Camera2!!

  18. g0tH1c.X says:

    A Google devia fazer o mesmo que a M$…deixar o hardware para os outros, mas o software e updates seriam sempre responsabilidade da Google…e assim, acabavam-se os problemas…
    Muitos telefones que me passaram pela frente, senão fosse a CM, nunca teriam recebido um update na vida…
    Estou atualmente com um OPO e CM13 e não penso voltar atrás…:) Quando mudar, só se for para um Nexus…mas mesmo esses, não recebem updates diários como acontece com a CM…Tudo bem que grande parte dos updates não coisas mínimas…mas mesmo assim…:)

    • Sergio J says:

      Há muito que defendo aqui um modelo assim. Até podiam ter o seu bloatware, os seus lauchers, mas teriam de ser independentes do sistema operativo.

      Só que o paradigma é ao contrário. A Google desenvolve um pacote que dá aos fabricantes para adaptarem ao seu hardware. Assim não tem de se preocupar com drivers

      • JBM says:

        A estratégia foi criada para rapidamente se impor como sistema móvel, dando liberdade aos fabricantes para fazer o que quisessem com um sistema pelo qual não tinham que pagar nada. Segurança e utilizador não eram a prioridade da Google na altura.

  19. jonithu says:

    Só lhes interessa vender equipamentos e aos utilizadores de testarem os upgrades disponíveis e correndo riscos desnecessários! Bem feito que sejam levados a tribunal!!!

  20. Miguel says:

    Há cerca de 2 anos atrás, implorava por updates, pois usava o Android ICS, que é super pesado, dps saiu o kitkat e foi obrigatório mudar, para praticamente “ter acesso á store”, reparei que o kitkat estava bem optimizado e mais estável que o ics, e hoje ainda possuo o mesmo telemóvel!

  21. josé m. says:

    Experimentem o LUNIA 950

  22. Serato says:

    O problema não é da Samsung ou da Google. O problema são mesmo as operadoras que não prestam nenhum serviço de jeito.
    A Google lança os updates e a Samsung também, são os operadores os únicos responsáveis pela falta de updates nos equipamentos. Este processo nem sequer faz sentido nenhum, a não ser o facto de parecer mais uma encomenda de “outros” para denegrir uma empresa em prol de outra que para além de falhas graves de segurança, é idolatrada pelos merdia…..

    • Brasão SS says:

      Este só pode estar a gozar com a inteligência dos leitores.
      Claro ! Se é isso porque é que a Samsung vai a tribunal? Conspiração! Lol

    • Balmer says:

      Acho que é por causa de pessoas como tu que a Samsung chegou aonde chegou.
      Não é que a Samsung esteja propositadamente a aproveitar-se da ignorancia das pessoas é só que… bem, elas são ignorantes! E acreditam em coisas estranhas.

      Mas porque raio acreditas tu que as operadoras alguma vez seriam responsáveis nos updates aos equipamentos? Quem é que faz o hardware? Quem é que sabe como é que funciona e consegue fazer os drivers adequados? Queres ver que agora é a Vodafone ou a MEO que têm de conhecer os segredos dos fabricantes?

      O que não faz sentido é como é que na tua cabeça isso tem a minima lógica,mas enfim.

    • JBM says:

      imagino então que acreditas que são as operadoras as culpadas pela Samsung lançar novos equipamentos com versões antigas do Android. E as culpadas pela Samsung nem sequer ter updates para muitos aparelhos desbloqueados/ livres de operadoras, e ter para uns modelos e não ter para outros.

  23. Ragnar says:

    Estou de acordo que pressionem a Samsung. Não é só criar modelos com altos parametros de construção e hardware como os novos S, há que fornecer software à altura.

  24. David Justo says:

    É de facto um problema. Há poucas empresas que actualizam com moderada regularidade, só conheço duas: Cyanogen e Oneplus (oxygen).
    É por isto que mudei para Nexus: é mesma a única sempre actualizada.
    Não faz sentido pagar 500, 600, 700 ou mais para não ter software seguro e actualizado. Mesmo que o Nexus não seja tão bom em termos de especificações compensa sempre.

  25. SSilva says:

    Só aquela barra de notificações até dá vontade de rir, parece que parou no tempo, com um look tão antiquado.

  26. RF says:

    Ainda estou à espera da tal anunciada actualização para o 6.0 do Galaxy S5… e espero.. e espero.. e espero..

  27. Miguel says:

    Xiaomi sempre com suporte, tenho o velhinho xiaomi note 1, e passado este tempo todo tem updates regulares. Neste momento tenho o mesmo miui v7 que um modelo novo da xiaomi.

  28. Rui says:

    Esse é o principal motivo pelo que larguei a Samsung. É ridículo essa política ainda mais grave quando sabem que tem bugs e não os querem corrigir. Felizmente comprei um nexus 6p

  29. Arlindo Pereira says:

    Cynamongenmod é uma solução para ter atualizações regulares?

  30. goncalo soares santos says:

    No Tablet é um grande problema tenho Samsung 3.7 tenho a versão kit kat e dá para atualizar por OTA e já vamos no mashmalow. Inadmissível

  31. Joao says:

    Pois eu cá tenho um S5 e digo… Samsung nunca mais. A partir de agora, android só gama Nexus.

  32. irlm says:

    tanto hardware e pouco suporte em software, ou seja, é a empresa que lança mais telemóveis para o mercado.

  33. macgyver says:

    Boas. Quem não gosta não compre samsung.
    Deixo a sugestão do Ubuntu phone que tem actualizações varias vezes por semana.
    Ubuntu rocks is fun and much more secure!!!!

  34. night says:

    todos criticam a samsung mas sempre compram um smartphone a ela. estão todos preocupados em actualizar o seu smartphone e aposto que muitos vocês têm smartphone que dura quase 2 anos nas vossas mãos e depois vão comprar outro porque aquele é melhor e mais recente. falam aqui em actualizações e linha nexus. bora então falar do nexus 4

  35. Francisco Gomes says:

    Carreguem neles! Se eu estivesse à espera das actualização da Samshunga, quando o Galaxy S2 saiu para o mercado, ainda hoje estava com o Gingerbread! Felizmente conheci a Cyanogenmod e a partir daí e depois de rotear a máquina, quase diariamente saem actualizações para o i9100, estando com o Lolli 5.1.1.

  36. AlexX says:

    Samsung nunca mais, já me queimaram duas vezes com equipamentos que descontinuaram menos de 18 meses pós lançamento ou actualizaram tarde. Já fui monco por ter caído na segunda mas na época não não haviam melhores alternativas para tablets com Windows. Refiro-me aos Galaxy Note 10.1 de 2014 que custavam uma pequena fortuna quando saíram e que só há um mês atrás começaram a receber Android 5.1.. Deixo um “viva às rom alternativas!”

  37. night says:

    tanto choro pelos updates da samsung. mas quando a passatempos ou boas promos anda tua atrás a querer um

  38. Flávio Ferreira says:

    Até agora o meu zenfone 2 laser atualiza sempre tanto que a última actualização de segurança da Google recebeu a umas semanas e o marshmallow está aí a porta

  39. Rodrigo Félix says:

    Eu gosto muito da Samsung eu tenho um samsung galaxy s5 e amo mas falta as actualizações

  40. vitor says:

    Obrigado OnePlus por existires!

  41. Jorge Cardoso says:

    E isso mesmo concordo
    Samsung so quer vender e nao se preocupa com o resto
    vergonha………

  42. tiago says:

    Só digo isto… ALELUIA!! Alguem teve a coragem e a dignidade de fazer isso a uma marca gigante… deviam fazer todos os países e a todas as marcas… é vergonhoso o que fazem com os telemoveis de hoje em dia…

  43. André Silva says:

    O problema é que a Samsung preocupa-se demais com as rivalidades, os seus consumidores ficam para 2º plano. Coisa que não deveria acontecer.

  44. André Silva says:

    Um lança um porco o outro lança um elefante, mesmo que seja manco, o que interessa é que tenha coisas melhores que o outro. Está na hora de haver gestão na Samsung para melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.