Samsung Galaxy S21: Já experimentámos a próxima revolução do design pela fotografia
Os últimos meses foram de grande expetativa. Sabia-se que o próximo grande smartphone da Samsung, o S21, estava a ser preparado e lentamente foram surgindo pequenas pistas. Estas prometiam um equipamento de topo, recheado com caraterísticas únicas.
Agora que foi oficialmente apresentado, podemos confirmar tudo. A Samsung quis revolucionar este equipamento e usou a fotografia para isso, mudando muito a sua estética. O Pplware já esteve a testar o Galaxy S21 e mostra-lhe agora o que há de importante para conhecer.
S21: a revolução do design pela fotografia
Há sempre uma grande expetativa nos novos equipamentos da Samsung e no que estes trazem de novo. A marca aposta sempre em tentar revolucionar alguns elementos, mostrando uma capacidade grande de renovação.
O Galaxy S21 segue esta linha e aposta numa mudança que há muito era esperada. Falamos da fotografia, mas desta vez na forma como os elementos que lhe servem de base se integram. A Samsung tem apostado em módulos grandes, que agora finalmente se integram perfeitamente.
Esta estética não é diferente nos 3 modelos que a marca apresentou, sendo que o S21 e o S21+ acabam por ter uma área menor. O topo da linha, o Galaxy S21 Ultra, tem uma imponência maior nesta área, fruto de ter mais elementos.
O que mais se destaca neste novo smartphone é sem qualquer dúvida o módulo de câmaras, que é bem visível. Este toma agora um caminho mais estético e acaba por se integrar perfeitamente na estrutura do smartphone. Existe, é visível, mas encaixa de forma quase perfeita no geral.
Outra aposta que está muito bem conseguida é o esquema de cores que a marca adotou. Sempre com um destaque grande no módulo, que assume uma cor diferente, temos agora também as cores phantom, que no S21/S21+ são violet, pink e white. O Ulta, tem ainda o black e o silver.
De resto, a estética é a já conhecida, com um smartphone que se adapta bem a quer mão. A linha acaba por ser mantida do modelo anterior, tendo, no entanto, algumas mudanças de pormenor, que o tornam rejuvenescido.
O que encontramos dentro do Galaxy S21
O hardware é sempre um ponto importante, dado que a Samsung aposta muito forte nestes seus modelos de topo. Os S21 não desiludem e voltam a marcar uma posição. A adoção do 5G é agora algo definitivo e todos os smartphones usam essa tecnologia.
Temos assim ecrãs de 6,2 e 6,7 polegadas nos 2 primeiros modelos, sendo o Ultra ligeiramente maior, com 6,8 polegadas. Estes primeiros são Full HD e o último aposta no WQHD. A taxa de refrescamento é adaptativa e vai até aos esperados 120Hz
Claro que o SoC é o novo Exynos 2100, que conta depois com várias configurações de memória e armazenamento. Temos os 2 primeiros modelos com 8GB de RAM e 128/256G e o Ultra apresenta-se com 2 configurações. Temos 12 ou 16GB de RAM e 128/256 ou 512GB de armazenamento.
A Samsung anunciou que este SoC está melhor e que consegue ser mais rápido que a proposta anterior. A marca refere que este é 15% mais rápido a nível do CPU e 33% mais rápido a nível do GPU. Em termos de NPU, este é 5,3 vezes mais rápido.
Outro ponto que se destaca é a bateria. A Samsung manteve a capacidade no modelo base do S21 e tem no S21+ uma de 4800 mAh. No modelo Ultra, esta cresce para 5000 mAh. Todo o software da marca foi adaptado para conseguir gastar menos bateria.
Os restantes elementos estão atualizados, destacando-se, no entanto, alguns pormenores. Falamos da presença do 5G em todos os modelos, não sendo uma opção. Temos ainda a chegada do WiFi6e, a mais recente atualização no campo do wireless.
Capacidades fotográficas únicas e software que acompanha
A fotografia é um campo que não pode ser definitivamente ignorado. A aposta da Samsung aqui foi o centro de todo o desenvolvimento. Como vimos, chegou ao ponto de influenciar a estética destes smartphones.
A base são 3 câmaras (ultra wide - 12MP, wide - 12MP e telephoto - 64MP) que garantem um zoom até 30 vezes. O Ultra faz subir a parada e conta com 4 câmaras (ultra wide - 12MP, wide - 108MP, telephoto 1 - 10MP e telephoto 2 - 10MP).
A ideia de ter 2 telephotos é simples. Cada uma vai tratar de diferentes zonas de zoom na fotografia, garantindo um detalhe maior e uma transição suave neste campo. Este zoom pode agora ir até às 100 vezes.
Todas têm já uma estabilidade ultra precisa, para ajudar nos momentos de maio zoom. As câmaras frontais são de de 10MP e 40MP (no Ultra) e são Wide. Uma particularidade vem no vídeo, com todas as câmaras a conseguirem já gravar a 4K.
Claro que há depois uma aposta muito importante no campo do software. Com toda as caraterísticas presentes, é esperado que este esteja adaptado para tirar o máximo deste. Todas as funcionalidades antes conhecidas foram melhoradas e há novidades.
A primeira vem do Directors View, em que é possível usar no mesmo vídeo as câmaras da frente e de trás. Há ainda os Live Thumbnails, onde podemos ver as imagens das diferentes câmaras e assim alternar em tempo real entre a que é pretendida.
Algo de diferente neste smartphone da Samsung
Algo que a Samsung acaba por seguir as tendências do mercado é o já esperado carregador. A marca resolveu também eliminar a sua presença na caixa do equipamento. Segundo revelaram, mais de 70% dos consumidores que compra um Galaxy, já vem de outro equipamento da marca e tem o carregador.
Esta mudança permite eliminar o tamanho da caixa e os materiais usados. Assim, há a capacidade de transportar mais equipamentos no mesmo espaço, maximizando este processo. Há ainda a óbvia e repetida vezes anunciada redução da pegada ecológica.
Outra novidade, ainda que não seja direta, é a presença da S Pen no Galaxy S21 Ultra. Esta não acompanha o equipamento, mas pode ser comparada à parte, numa capa específica que a Samsung criou para este smartphone.
Os preços são também já conhecidos. Temos o S21 por 879 euros, o S21+ por 1079 euros e o Ultra por 1279 euros (12GB Ram + 128GB armazenamento) e 1469 euros (16GB de RAM + 512 armazenamento). É de destacar que o preço do modelo base, o S21, foi reduzido.
Estes são os novos smartphones que a Samsung apresentou e que vão concorrer no mercado dos equipamentos de topo. A aposta é grande, mas vem acompanhada por hardware de topo. A fotografia é uma aposta clara e consegue levar a mudança estética importante.
O Pplware irá testar este novo equipamento dentro de dias e mostrar tudo o que ele tem de importante. Deixem nos comentários as vossas questões e os pontos que gostavam de ver abordados nessa mesma análise.
Galeria de imagens
Este artigo tem mais de um ano
Com esse dinheiro compro uma Bike e ando pela cidade a tirar fotos com a minha Nikon e se não quiser comprar a Bike sempre posso ir ao Vietnam passar 1 mês de férias. Daqui a uns anos continuo a lembrar dessas fantasticas ferias e do S21 nem me lembro sequer da cor.
Contextualizando o valor das coisas foi um bom ponto de vista. Agora claro que vai chegar a tropa com outra visões
Vocês são mesmo reles, também podes comprar 600 pacotes de massa e 200 pacotes de filipinos, e depois? Cada um sabe de si, não queres comprar não compras pá.
Só que com todos esses pacotes de Filipinos apanhas uma Real caganeira que te vais lembrar para o resto da vida. Como dizes bem, cada um sabe de si, uns gostam de viajar e outros gostam da dita real caganeira, Gostos…
Excelente resposta, mantendo o respeito
Quem compra o telemóvel depois também tem dinheiro para ir para as tuas férias e para apanhar a ca/$eira de Filipinos.
Nem para toda a gente são coisas mutualmente exclusivas.
Se fosse rico dava-te ouro!
Eles querem comprar, o problema é o guito. Também gostava de ter um evoque, mas contento – me com o Ibiza
Imagina se todos que não podem comprar um carro melhor desdenhassem por tudo que seja carro acima de média gama. Já cansa ouvir tanto mimimi.
Podes crer, seria bem gasto.
Ainda por cima, valores tão elevados e sem carregador!!
Criticaram a Apple e a a Samsung faz o mesmo! Eu não compro!
Tiraram o carregador e baixaram o preço. O S21 Ultra penso que baixou 70€. Com o que poupas, consegues comprar o carregador e ainda te sobra algum. No caso do iPhone, tiraram o carregador mas o preço é o mesmo
adorei a apresentação, acho que finalmente vou evoluir do S10
Sou o único que vê este módulo de câmaras como as dobradiças de uma porta ?!
Não deixam o telemovel pousar numa mesa direito…
ehehehehe
Nada surpreendende, parece telemovel para instagrammers, mas nem tem jack nem carregador… prefiro comprar o S10, obrigado.
àaaaaaaa e tal a Samsung vai ter sempre carregador, a Apple isto, a Apple aquilo, blabla, wiskas saquetas. Mesmo num equipamento que pode custar quase 1500€, carregador nickles. Vamos ver se agora também são justos e dizem Samsung isto, Samsung aquilo. Pois é, temos que nos convencer quando um dá um peido, os outros logo a seguir fazem o mesmo. Dizer mal da Apple, da Samsung, só porque sim, é feio.
claro, continuo contra seja a apple a samsung ou a oreo para mim continua sem fazer sentido, a unica coisa que ate aceito é o que a xiaomi fez vende com carregador e sem e o preço é igual quem achar que nao precisa compra sem eu continuo a comprar com carregador
Acabei por ficar sem perceber. Afinal tem micro SD o modelo s21 standard ou não?
Façam testes à estabilidade do video.
Estabilidade ou estabilização?
E tentem tocar um video 8K no computador 🙂
Com toda a sinceridade o iPhone 12 é bem melhor a todos os níveis, até na câmera. S21 construção em plástico e sem sd card ao mesmo preço do iPhone 12 em alumínio, a escolha fica fácil.
As camaras acho muito parecidos, quanto à contruçao não gostei muito do design do iphone com o tamanho do telefone aqueles cantos ficam desconfortaveis na mao.
E para nao falar daquele notch o ecra de baixo nivel com 60hz não tem touch id para mim a escolha é fácil só de 90hz para cima com touch id e sem notch
Para que queres 90hz se todo o gaming, vídeos, e apps so suportam 60fps? Para transição de menus? Os 60hz do iPhone são mais fluidos que os 120 da Samsung, além disso tem melhor ppi o iPhone , Touch ID com álcool e luvas agora no inverno é para esquecer, Face ID e bem melhor e a construção de plástico do Samsung é pior em relação a metal do iPhone.
ahahahhahahah 60 hz do iphone sao mais fluidos que 120 ahahahahh amigo tu nunca viste um ecra de 90 quanto mais de 120 ahahah o samsungo tems os dois face id e touch id ahah eu prefiro o touch id e já agr o face id agr com as mascaras tambem é uma maravilha ahah
Até podes ter razão no argumento,mas em português era mais fácil de ler. Talvez para a próxima.
Eu também prefiro o touch ID e para mim o ideal era como no S7
Não podes chamar face id ao que a samsung tem amigo… Aquilo mal reconhece a tua cara, tens que andar a fazer malabarismos em frente ao que eles chamam de face id porque reconhecer a tua cara é uma anedota, até porque literalmente todos que usam samsung (incluindo eu) nunca uso o face id por ser tão mau.
E sim, o Rikko quando fala dos HZ dos ecrãs, tem completamente razão. És apenas mais um fanático dos hz e quanto maior o número melhor e depois pouco ou nada sabe que a otimização ainda está escassa. E só mais uma coisa, a fluidez do ecrã do iPhone 12, mete a da samsung numa gaveta sem pestanejar 2x.
Acho importante esclarecer que a Samsung não chama àquilo de FaceID. O reconhecimento facial que têm é com base numa imagem, e é explícito, ao ativar, que o sistema não é seguro. A Samsung deixa isso bem claro.
Por acaso não acho, acho que este ano a samasung deu um baile de todo o tamanho à apple o ecra é muito superior um dynamic amoled com 120hz mesmo nas camaras temos um zoom optico de 10x e um digital de 100x o que é incrivel, temos wifi 6e que é um passo gigante em relação ao que temos hj, só temos um punch hole em vez de um sobrancelha enorme mesmo a s-pen para quem queira comprar é muito bom
Para quem quer um ecrã que se risca no bolço
Hummm onde andam os carregadores?
Ai ai ai depois a Apples é que é assim e assado. Gozam tanto mas todos vão atrás.
Quero ver que justificação vão dar.
Melhor telefone da actualidade.
Sem carregador e sem sd card? Sujeito estavas tao bem calado.
O sem carregador é uma vergonha sim principalmente quando o ano passado metiam na caixa um fast charging de 25W, o sd card já é habito, mas no resto os ecras da samsung sao sempre os melhores com os 120hz ainda melhor a fotografia nao acredito que seja a melhor mas está entre as melhores podiam ter escondido a camara por baixo do ecra mas um punch hole tambem mal se nota
Da tua actualidade
Gostei da case com caneta.
Para o ano, deve ser um mais pequenino, de enrolar, para eu pôr no bolsito das calças.
Posso não gostar de não ter carregador, ou jack ou o preço, mas o tamanho do S21 (normal) é perfeito
É feio.
Sameshit different year. Este ano fico pelo enrolas da LG. lol
Não valem o preço que custam. Até 500€ ainda compro um telefone “esperto”…a partir daí é parvoíce.
Tens razão.
Sem dúvida que será um telefone poderoso. Mas a traseira é feia que dói!!!
Mais uma vez a Samsung apresenta o melhor smartphone do ano, agora a cena do carregador acho muitíssimo mal por parte da marca… enfim! Podiam imitar a Apple em tanta coisa, como meter os ecrãs Retina nos seus smartphones (gozo), agora nisto…
Ou fazer suporte de atualizações para 5 anos por exemplo, ou melhorar a segurança do desbloqueio com o rosto por exemplo. Ou melhorar a segurança no geral por exemplo…
O melhor do ano? Ainda vão sair o note, o próximo iPhone, etc. Ou já prevês o ano todo? lol
O S21 é o melhor Samsung até agora (até ver…) mas se reparares é apenas um update. Em 2022 vem o SoC com gpu AMD e o Fold 4, aqui sim deve valer a pena gastar dinheiro. A série S e Note vão ser a mesma “seca” de sempre.
Eu com o S9 Plus da minha mulher e o meu S20 Ultra, tirando a câmara e os maravilhosos 120 Hz, faço ó mesmo e quase tão rápido, mesmo trocando entre muitas aplicações. Já há pouca inovação…
Com a obsolência programada e a taxa de desvalorização que tem, daqui 6 meses está quase 300 paus mais barato e daqui a um ano está a metade de preço. Agora é uma boa oportunidade para o S20 por exemplo.
Segundo a tua teoria de desvalorização o S20 deve ser gratuito por este caminho, não? E o S10 a Samsung deve pagar te para levares um para casa…
Boa tarde, tenho um s10e a precisa-se de ser trocado , aproveito a redução de preço do S20 ou passo já para o S21 , tendo em conta que me interessam as ofertas de pre compra também?
Tu próprio já respondeste à tua pergunta…
Eu passaria já para o S23
Estes andavam a criticar a apple devido a falta de carregador na caixa….agora seguem pelo mesmo caminho?
que raio de credibilidade é esta?