Rotas alternativas desaparecem do Google Maps e ninguém sabe o porquê
A função de rotas alternativas no Google Maps é uma das suas funções mais úteis deste serviço. Sugere rotas um pouco mais lentas ou mais rápidas em tempo real e oferece flexibilidade aos condutores quando estes precisam de ter em conta o trânsito ou as obras. Mas, e para muitos utilizadores, essas sugestões aparentemente desapareceram sem que se saiba o porquê.
Rotas alternativas desaparecem do Google Maps
Muitos utilizadores notaram um problema frustrante em que as rotas alternativas deixaram de aparecer no Google Maps para Android e Android Auto. Parece ser uma falha e já está a acontecer há algumas semanas e que curiosamente não tem nenhuma solução à vista para ser ultrapassada de forma simples.
As pessoas têm reportado o problema no Reddit e nos fóruns oficiais da Google. As queixas vêm tanto de utilizadores do Android Auto como de outras que usam a aplicação móvel diretamente. A funcionalidade é uma parte essencial da experiência do Google Maps há anos, o que a torna mais percetível quando, de repente, não está disponível.
O problema parece ser uma falha introduzida em versões recentes da aplicação ou atualizações do lado do servidor. Parece que isto não está a afetar a versão CarPlay do Google Maps da Apple. A Google não confirmou nem comentou o problema, algo que é normal nestas situações e com a gigante das pesquisas.
Ninguém sabe o porquê desta falha estranha
Esta não é a primeira vez que o Google Maps é afetado por um bug que afeta as principais funcionalidades. Um bug causou estragos nos horários dos utilizadores no início deste ano, e a aplicação estava constantemente a falhar após uma atualização do Android 14 no ano passado. As falhas em rotas alternativas também ocorreram de tempos a tempos, mas nunca no volume que estamos a ver agora.
Não existe uma solução alternativa fiável no momento. É possível tentar reiniciar a aplicação, limpar a cache ou até mesmo reiniciar o telefone, mas os utilizadores relatam que nenhum destes métodos funcionou. Alguns recorreram à visualização prévia das rotas antes de começar a conduzir, como se fosse 2005 ou algo do género.
No entanto, parece que a solução é aguardar, pelo menos até a Google lançar uma correção ou até mesmo reconhecer o problema. O Google Maps é uma ferramenta tão essencial para milhões de pessoas que qualquer degradação na sua navegação causa problemas.




















AI helping in programming …
Now, there’s a problem and nobody understands that spaghetti crap.
+1
É porque o sistema ainda não é bem perfeito porque isso é impossível acontecer uma coisa destas terá de criarem melhores formas para quê nada deia problema no android dos clientes