Protótipo do primeiro smartphone Android colocado à venda no Ebay
Em outubro de 2008, saia à venda aquele que seria o primeiro equipamento com Android, um sistema que viria a crescer bastante ao longo dos anos.
No entanto, durante os desenvolvimentos do sistema, a Google criou um protótipo, que está agora a ser vendido através do Ebay.
Estávamos em outubro de 2008 quando o HTC Dream é lançado para o mercado com o Android 1.0. Desde 2007 que este sistema estava em beta e viu assim chegar a sua primeira versão estável ao mercado.
No entanto, na verdade este não foi o primeiro smartphone a correr este sistema operativo. Antes da Google o implementar no popular modelo da HTC, desenvolveu internamente um equipamento mais simples com o nome de Sooner.
Este modelo nunca chegou a ser vendido, tendo sido criado apenas para testes. No entanto, foi recentemente à venda no Ebay por dólares 195 dólares.
Google Sooner - O protótipo do primeiro smartphone Android
Uma vez que este equipamento tem já 12 anos, claramente que as suas características estão longe do que hoje se vê no mercado. Assim, o Google Sooner vinha equipado com um processador TI OMAP 850, acompanhado de 64 MB de RAM. Contava ainda com um ecrã com resolução 320x240, uma câmara de 1.3 MP, uma bateria de 960 mAh, conectividade 2G e um teclado completo ao estilo da Blackberry. Por sua vez, não trazia ligação WiFi nem ecrã touchscreen. A versão de Android que acompanha este modelo deverá ser uma versão muito inicial do Android, ou seja, anterior à 1.0.
O anúncio de venda destes equipamentos refere que está incluído o equipamento Google Sooner, uma bateria, um adaptador AC e um auricular. Além disso, afirma ainda que estes modelos estão novos, sendo stock que estava guardado por mais de 10 anos. Alerta ainda que as baterias já não devem funcionar e que pode já não haver suporte por parte das operadoras.
Entretanto todas as 9 unidades foram vendidas, não se sabendo se existirão mais algumas unidades além destas agora comercializadas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Android Police
Neste artigo: Android, Google, protótipo, smartphone, sooner
Devem querer dizer 2008 e não 2018.
Tem toda a razão Pablo. Corrigido 🙂
Ainda tenho o meu HTC Magic 🙂
e depois saiu o iPhone e a industria pensou: “estamos tão lixados….”
Ver entrevista ao antigo CEO da Nokia e ao pessoal da Google sobre o lançamento do iPhone.
O pessoal que comprou os primeiros iPhones: “então e agora como é que partilho uma foto por bluetooth com os meus amigos que não têm iPhone?” 😀
Essa porcaria só pode ser da Nokia kkk nunca prestou