PplWare Mobile

Problemas em breve nos smartphones Android? ARM cancelou a licença da Qualcomm

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Rodrigo says:

    Falta concorrência, isto de estar dependente de 1 ou 2 players dá nisto e estar tão dependente de ARM é também um erro as marcas já deveriam estará a apostar em RISC-V (Open source).

  2. Uddu says:

    Por causa desta decisão as acções da ARM cairam a pique…

  3. Aves says:

    A ARM processou a Qualcomm em 2021.
    O julgamento está marcado para dezembro próximo.
    A notificação da ARM do fim das licenças dá um prazo de 60 dias, ou seja, termina antes da data do julgamento.
    A atual guerra de palavras:
    “Após as repetidas violações materiais da Qualcomm do contrato de licença da ARM, a ARM não tem escolha a não ser tomar medidas formais exigindo que a Qualcomm corrija sua violação ou enfrente a rescisão do contrato”, disse a ARM num comunicado enviado por e-mail.
    “Isso é mais do mesmo da ARM – ameaças infundadas para fortalecer o “braço de ferro” com um parceiro de longa data (…) e aumentar as taxas de “royalty”, disse um porta-voz da Qualcomm em um comunicado enviado por e-mail.
    Segundo a Reuters, diz quem sabe que as duas empresas, que dependem uma da outra, vão chegar a um acordo antes do julgamento.
    Se não houver acordo, penso que a Qualcomm obterá um providência cautelar para manter tudo na mesma e aguardar pelo julgamento.

  4. Nirelle says:

    A Qualcomm violou o contrato e agora sofre a consequências.

  5. Luis Amado says:

    Mas do quê, realmente, a ARM está a processar a Qualcomm?
    De vir a perder muito dinheiro pela Qualcomm deixar de usar o design de cores dela (Cortex) e passar a usar custom cores baseadas nas instruções da ARM?

    A Apple não faz o mesmo com os seus Apple Sillicon?

    • Aves says:

      Eh, car*go! Uma pessoa cursada é outra coisa! “A Apple não faz o mesmo com os Apple Silicon!!!???”
      Será porque paga a licença e cumpre os termos da licença?

    • Keyboardcat says:

      A Apple negociou diretamente e pagou à ARM pela licença. No caso da Qualcomm, tal licença foi obtida através da aquisição da NUVIA.

      Neste caso estava estipulado no contrato assinado entre a NUVIA e ARM que tal licença não podia ser transferida em caso de aquisição. Esta cláusula foi propositada, visto na altura a NUVIA ser uma startup e a ARM ofereceu a altura uma licença com custos vantajosos .

      Neste caso não há que ter muita pena da Qualcomm. Basicamente eles fazem o mesmo com as patentes deles, em que as licenciam e cobram valores baseados no custo de venda do dispositivo. Agora não podem reclamar por terem que provar um pouco do próprio veneno.

    • Toni da Adega says:

      A Qualcomm adquiriu a NUVIA e a ARM não permite que se utilize nenhuma tecnologia da NUVIA. Basicamente querem que a Qualcomm destrua tudo que seja tecnologia da NUVIA.

      • Aves says:

        Basicamente a ARM quer que os projetos desenvolvidos pela NUVIA sob os contratos de licença com a ARM sejam destruídos. Ou seja, não aceita que os contratos que celebrou com a NUVIA sejam transferidos para a Qualcomm. E diz que os processadores da Qualcomm para PCs com IA têm por base desenvolvimentos feitos pela NUVIA.
        A Qualcomm diz que os seus próprios contratos celebrados com a ARM cobrem os desenvolvimentos que tem feito nos processadores para os PCs Copilot com IA.
        É nos processadores para PC com IA que está atualmente a questão, e não nos processadores para smartphones Android referidos no post.

  6. Zero.kill@gmail.com says:

    Nada mais que uma maneira de criar o pânico no mercado e fazer subir os preços da tecnologia. Simples no final tudo fica igual os preços sobem todos metem mais um milhões ao bolso e o povo paga

  7. Rodrigo says:

    A ARM tem o monopólio a única forma e faz o que quer, todos os smartphones do mundo andam a pagar royalties a ARM está mais na altura das marcas deixarem de serem parvas e apoiares outra arquitectura como a RISC-V (Open source).

  8. há cada gajo says:

    Por isso comprei um Pixel !

  9. Helder says:

    Dimensity 8300 ultra

  10. Galaxy says:

    Se a Arm e a Qualcomm, não chegarem a acordos os preços dos outros fabricantes vão subir.
    Quanto à questão do risc-v se ainda não usaram é por qualquer motivo.
    Respondendo a uma “discussão”, 6% pode ser muito ou pouco depende. É lógico que ninguém gosta de perder dinheiro, nem que seja 0,01%, se calhar o que o outro utilizador queria dizer é que 6% não é muito se já estava previsto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.