Problemas de espaço no Android? Google acaba de ganhar até 100 MB de armazenamento
A Google tem procurado mudar o Android para o tornar ainda mais eficiente em vários aspetos, sempre para proveito dos utilizadores. O espaço de armazenamento tem sido um dos pontos mais pedido e agora há notícias muito importantes. A Google conseguiu ganhar mais espaço, apenas com uma melhoria num componente essencial.
Melhorias no armazenamento do Android
Apesar de todas as marcas procurarem oferecer mais e melhor nos seus smartphones, a verdade é que existem ainda marcas que colocam no mercado equipamentos com pouco armazenamento ou com algumas limitações de hardware. Isso não deveria acontecer, mas é a forma de manter custos baixo e aumentar as vendas.
Sendo um elemento essencial, é normal que o foco no armazenamento seja grande. A Google tem procurado ganhar aqui alguma folga para os utilizadores e recuperar este espaço para os utilizadores. O mais recente espaço mostra como é ainda possível otimizar o Android e ganhar alguma folga.
Do que a Google revelou numa publicação, a empresa acaba anunciar que otimizou o compilador do Android para que as apps ocupem menos espaço. Com esta mudança, a gigante das pesquisas consegue que sejam liberados nos smartphone Android até 100 MB de armazenamento.
Google ganhou espaço nos smartphones facilmente
Assim, a versão 14 do compilador Google Play ART (Android Runtime) consegue reduzir o tamanho do código da aplicação em 9,3%. Este valor consegue traduzir-se numa economia de espaço de armazenamento de até 100 MB, que fica assim disponível para ser ocupado por outros ficheiros do utilizador.
Segundo a gigante americana, um smartphone Android tem normalmente entre 500 MB e 1 GB de código otimizado. Ao conseguir uma redução de mais de 9% com esta atualização, conseguirá é libertar entre 50 MB e 100 MB em média em cada equipamento.
Esta nova versão do compilador ART só chegará aos smartphones com Android 12 ou uma versão posterior. A quota de mercado conjunta do Android 12 e do Android 13 é de quase 40%, pelo que um muitos smartphones vão beneficiar deste aumento de armazenamento. A atualização do Google Play com o ART 14 já começou a ser implementada e chegará a todos os dispositivos compatíveis nas próximas semanas.
Este artigo tem mais de um ano
Uma notícia com título de ganhar 100MB de espaço em telemóveis que têm em geral no mínimo 128GB de armazenamento parece-me pouco relevante para destaque.
Não é o valor ótimo, mas em smartphones com capacidades menores, e eles existem em número elevado, qualquer ganho é “lucro”.
Nem todos têm smartphones com 128, há muitos com 32 e 64gb, cheios de lixo e que rapidamente ficam sem espaço para mais fotografias de tudo o mais alguma coisa.
100mb hoje é como se fosse 1,44mb de uma disquete. Qualquer cache de app ou 1 vídeo em 4k chega a esse valor facilmente.
Não te esqueças que a Google ainda está em 2013.
Para mim o interesante é que sempre que se fala numa grande atualização ou salto de versão o telm tem um grande salto de memória ocupada uma a duas semanas antes do update sair.
Porque é que isto é notícia? 100 megas é um vídeo de 10 segundos… Não faz nem cócegas…
0.0065% dos 15 gigas grátis (para termos de comparação)
100 megas da para instalar 16 vezes o sistema operacional Win 3.11 kkkk. Pelo visto o ganho maior foi na velocidade de abertura dos aplicativos devido a reducao dos codigos/tamanho. Indiretamente ganhou-se espaco
uauuu 100 mb? hoje já estou bastante mais feliz!!!!
Ainda ontem actualizei a app da Google…74Mb… enfim!
“Esta nova versão do compilador ART só chegará aos smartphones com Android 12 ou uma versão posterior.” Afinal, tanta coisa para nada. Só quem tem smartphones com Android 12 no mínimo é que usufruirão desta funcionalidade. O resto, como sempre, fica para trás. Enfim…