Problemas de espaço com apps no Android? Google vai resolver em breve
A gestão de espaço num smartphone Android sempre foi um problema, mas as marcas foram contornando com a disponibilização de modelos com maior armazenamento. Ainda assim, principalmente em equipamentos mais antigos, esta não é uma possibilidade real.
Para minimizar o problema no Android, a Google parece ter uma solução, com a possibilidade de arquivar as aplicações.
Será simples ganhar espaço no Android
Uma das formas mais simples de recuperar espaço num smartphone, e não apenas no Android, é o remover apps. Muitos têm presentes propostas que não usam de forma recorrente e que não necessitam de ter presentes no equipamento. Logo, podem ser eliminadas para ganhar espaço.
A Google quer mudar este cenário e prepara uma novidade importante para os programadores, através do Bundletool e do Gradle Plugin. Em breve estes vão poder criar propostas que os utilizadores vão poder usar para reduzir o espaço ocupados nos smartphones dos utilizadores.
Apps do Android fazem esta gestão de espaço
Do que a Google revelou, a nova tecnologia Bundletool vai conseguir reduzir o espaço ocupado por cada app em 60%. Ainda melhor é a capacidade que esta terá em não afetar os dados dos utilizadores. Esta garante assim que mesmo que a app seja usada novamente, todos os dados sejam mantidos.
Para conseguir esta novidade, e evitando assim desinstalar uma app, apenas partes vão ser removidas. Estas vão ser colocadas num pacote específico do Android, que assim ficam arquivadas no próprio smartphone Android. Este pacote preservará os dados até ao momento em que for recuperada.
O armazenamento surge sem perder dados
Apesar de ter sido revelada aos programadores, esta não irá funcionar de imediato. Dependerá da chegada do Bundletool 1.10 e do Gradle Plugin 7.3 ao Android, algo que a Google fará algures este ano. A novidade do Android poderá também depois ser aproveitada por outras lojas de apps.
Todos os que optam por smartphones com menor capacidade de armazenamento vão ter aqui uma ajuda preciosa. Sem perder dados ou sequer as apps, os utilizadores vão ganha espaço precioso no Android.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Google
Neste artigo: Android, Apps, armazenamento, Bundletool, espaço, Google
Sempre achei que a Google ao criar as várias versões Android, devia “deixar” desinstalar tudo aquilo que uma pessoa não precise para o seu dia-a-dia, quer seja em “smartphones” mais antigos ou mais recentes…
ou deixar mover as aplicações para o cartao de memória, como nas primeiras versões.
Pois mas assim é mais fácil vender equipamentos novos, um equipamento com 2/3 anos fica obsoleto por não ter espaço para as novas aplicações que cada vez são maiores.