Cuidado! Há problemas graves com apps Android que estão na Play Store
No Android grande parte dos problemas de segurança estão nas apps que são usadas. Estas são criadas por programadores que muitas vezes usam código com problemas ou com falhas propositadas.
Estas são complicadas de detetar em situações normais até serem expostas. Isso aconteceu agora, com um lote de apps a serem reportadas. Muitas são bem conhecidas e, por isso, representam um problema ainda mais grave.
Mais problemas na Play Store para o Android
Os casos mais recentes de falhas de segurança nas apps Android parecem certamente propositados. Estas são criadas com o propósito de roubar dados dos utilizadores, que inadvertidamente são infetados.
Pelo contrário, e com o mesmo grau de severidade existem ainda situações que resultam de má programação. Estas não estão contidas e são principalmente espalhadas. É precisamente isso que foi agora reportado. Uma falha antiga, com mais de 2 anos, ainda está presente num lote de apps bem conhecidas e usadas por muitos utilizadores.
Apps Android com problemas de segurança
- LiveXLive
- Moto Voice BETA
- Yahoo! Transit
- Yahoo! Browser
- Yahoo! MAP
- Yahoo! Car Navigation
- Messenger
- SHAREit
- Mobile Legends: Bang Bang
- Smule
- JOOX Music
- AliExpress
- Video MP3 Converter
- Lazada
- VivaVideo
- Retrica
- TuneIn
A descoberta desta lista resultou de uma análise feita na Play Store por vulnerabilidades conhecidas em código Open Source. Esperava-se que estivessem resolvidas, mas aparentemente ainda estão bem ativas e presentes.
As apps do Facebook também apresentam problemas
É curioso ver presente nesta lista apps como as do Facebook ou outras bem conhecidas. Esperava-se que este código estivesse removido, uma vez que era uma falha bem conhecida. Esta permitia executar código malicioso remotamente.
Após esta descoberta e a sua revelação, várias empresas reagiram. O Facebook, em concreto, recusou as acusações da presença deste código. A empresa revelou antes de tudo que já corrigiu estas falhas e que as suas apps estão livres de problemas de segurança.
Da mesma forma, também a Google está já a avaliar esta situação. Espera-se que posteriormente surjam atualizações destas apps com a correção dos problemas. Até lá, os utilizadores devem tomar cuidados extra para estarem protegidos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Check Point
Neste artigo: Android, Apps, Facebook, play store, problemas
Cuidado! Na noite de 30 para 31 de Fevereiro próximo todos os dispositivos Android irão explodir!
Não, isto não é nenhuma crítica ao artigo, e acho muito bem que estas situações sejam divulgadas de modo a que utilizadores passem a estar mais atentos ao que instalam e à utilização que dão aos seus dispositivos.
No entanto e atendendo ao crescente número de notícias sobre o assunto sou levado a pensar que algo errado se passa com a Play Store ou mesmo com a Google em si. Bem sei que quanto maior for a projecção que um determinado sistema operativo tem, mais há quem de uma ou de outra forma queira ganhar dinheiro com ele, e que os piratas (bem como os “piratas”) andam sempre um ou dois passos à frente.
Falhas com dois anos que não foram corrigidas? É porque não interessa serem corrigidas, certo? É porque alguém lucra com isso, e não necessariamente um hacker qualquer lá nos confins do mundo.
Cabe portanto ao utilizador não disponibilizar tudo e mais alguma coisa no que toca a informação pessoal. As apps ou as plataformas exigem? Pois que se invente! Não sei em termos de legalidade o que será pior: se inventar dados para fornecer a aplicações e plataformas, se roubar esses dados para fazer dinheiro.
Embora não mitigue o problema, usar os dados móveis e o wifi apenas quando estritamente necessário pode ajudar; é uma questão de se conseguir prescindir da presença permanente do som das notificações referentes à actividade nas redes sociais, por exemplo.
É verdade, o utilizador tem de estar atento. Também é verdade que nem tudo o que luz é ouro e as pessoas têm de estar prevenidas, principalmente porque grande parte dos utilizadores deste novo mundo não tem “skills” para dominar o léxico, para dominar as ferramentas nem estar em cima do assunto a não ser que seja divulgado num formato que seja simples perceber. É isso que tem de ser feito.
Mas tens razão, cabe a cada um de nós ter esses cuidados.
Bom fim de semana.
Cara que ruim para vc hem? É uma pena que 31 de Fevereiro só exista no seu calendario✌️
Se você ao menos tivesse um pouco de senso à interpretação, entenderia a ironia apresentada na frase. Todos sabemos que o calendário não existe as referidas datas 30 e 31 no mês de Fevereiro.
Kkk eu entendi perfeitamente cara, eu também fui irónico, suave vai na fé e pare de perturbar ✌️
Engraçado, quando é problemas com apps para Windows, NOOOSSAAAA!!!!! titnha que ser o “ruindows”. MAs quando é problema de alguma porcaria baseada em Linux, daí o problema é do usuário, do hardware, da interface, mas nunca do Linux. Depois ficam tristinhos e perguntando porque o Linux não deu certo no PC.
Apetece comentar que o Linux não deu certo no PC (como você diz) só e só porque existem caras como você. Já agora fique sabendo que estou muito contentinho porque está a dar certo no meu PC. Abração.
Nem mais!
Normalmente a culpa é do utilizador porque é verdade. A culpa é do hardware por causa de empresas como a nvidia que lançam drivers ás três pancadas para as distros Linux.
Caso não saiba falhas no kernel Linux são corrigidas em questão de horas, devido a ser open source.
Comparar o Android com o Linux é o mesmo que comparar bananas com batatas ou seja não tem nada haver. Caso não saiba eu uso Linux no meu PC e para mim foi a melhor escolha já que o Windows só tem problemas.
Não uso nenhuma destas porcarias.
Wechat e AliExpress não será novidade nenhuma o chamado roubo de dados… Chineses.
Agora Yahoo? Surpresa
Surpresa? O Yahoo foi o primeiro search engine a fornecer dados ao Prism e em 2017 foi adquirido pela Verizon que também vinha implicada no Stellarwind.
Brincadeiras a parte, na minha opinião essa é uma forma barata dos programadores financiar seus projetos, se não existe almoço grátis, esse episódio reforça bem isso, o play store precisa ser mais selecto em relação aos aplicativos que deixam ser colocados mais infelizmente isso fere o
Alguns interesses, queremos aplicativos úteis e funcionais.