Pixel 9 Pro Fold da Google conquista a Europa e derruba gigantes como a Samsung
Os dobráveis estão a ganhar terreno e os fabricantes querem apostar neste mercado. Se todos conhecem as propostas da Samsung e de outros fabricantes, há uma mudança a acontecer na Europa. Uma nova proposta cativa os utilizadores e corre para o topo para se tornar o mais vendido. Descubra como o Pixel 9 Pro Fold da Google conquista a Europa e derruba gigantes como a Samsung.
Pixel 9 Pro Fold da Google conquista Europa
A Google surpreendeu todos com um crescimento massivo nas vendas de dobráveis na Europa. O Pixel 9 Pro Fold tornou-se o favorito de muitos. Um segmento que é ainda um nicho, mas no qual a Samsung continua a dominar com os seus Galaxy Z Fold e Z Flip. Num novo relatório da Counterpoint Research, podemos ver como o mercado dos telemóveis dobráveis está estagnado.
Os telefones dobráveis cresceram apenas 4% em termos homólogos, segundo os números do primeiro trimestre de 2025. Isto em comparação com o período homólogo. Mas isto não significa que o mercado não esteja a sofrer uma grande mudança, e de forma drástica. Isto para ir ao encontro dos interesses das empresas que investiram fortemente e já trabalham há algum tempo nesta inovação.
A Samsung perdeu 15% da sua quota de mercado de dobráveis na Europa em apenas um ano, caindo de 56% para 41%. A Motorola subiu para o segundo lugar, e a HONOR caiu de 18% para 13% do mercado geral. A OPPO também perdeu uma fatia significativa, descendo de 12% para 4%. Isto abriu espaço para que novas marcas como a Tecno fizessem um forte avanço, ou para que a Xiaomi surgisse com 8%.
Samsung e outras marcas perdem nos dobráveis
Os claros vencedores foram o Google Pixel e os telemóveis dobráveis da Tecno, ambos com 8% do mercado, um crescimento face aos 2% do ano passado. A Tecno cresceu 336% em termos homólogos, enquanto a Google apresenta valores significativos: 265%. O que ambas oferecem é peculiar. A Tecno visa o mercado dos dobráveis mais acessíveis, enquanto a Google conseguiu ganhar quota de mercado nos dobráveis premium.
A Google tem o Pixel Fold e o Pixel 9 Pro Fold, e é este último o responsável por este enorme salto nas vendas e no crescimento. E isto apesar de ser um dispositivo dobrável que, em termos de hardware, fica muito aquém das melhores especificações do Galaxy Z Fold 6 ou de algumas que impressionaram, como o próprio HONOR Magic V3, com a sua espessura fina.
Mas, com este tipo de telefones, parece que os utilizadores valorizam mais o software ou a camada personalizada do que especificações como a câmara, a resolução do ecrã ou se é o dobrável mais fino do mundo. E é tudo uma questão de produtividade, flexibilidade das aplicações e aquela experiência que lhe permite transformar o seu telefone para realizar multitarefas.




















Como é que derruba o Samsung Galaxy Z Fold se este é o melhor smartphone dobrável do mercado ?? Não se pode fazer essa suposição, pelo menos para já.
Fold ? Samsung ? Onde?
Vários fórum atribuem a Huawei / Honor e a primeira foi “capada” pelos EUA, imagino onde estaria se não acontecesse! Mesmo assim, continua a inovar e exemplo disso é o Tri-Fold!
Concordo plenamente com esse comentário sobre a Huawei!
Também penso e tenho dito o mesmo há bastante tempo.
Só há uma coisa que ainda não percebi muito bem, que é a suposta separação da Huawei e Honor, que mais me parece ser apenas “para americano ver”!?
Se alguém tiver conhecimento e paciência para uma breve explicação, agradeço.
“Derrubar” em vendas, o valor de aquisição está a ser mais importante para o consumidor que as specs de topo