Mandrake: Malware está a espiar secretamente utilizadores do Android
Todos nós sabemos que o Android é um dos sistemas operativos "preferidos" dos cibercriminosos. Tal acontece porque é também este o sistema operativo móvel que tem mais utilizadores no mundo e é um dos mais explorados.
Recentemente foi revelado que existe um malware que está a espiar secretamente utilizadores do Android há vários anos.
Além dos malware que aparecem para Android, que são considerados "zero day", há também malwares que existem há anos. Batizado como Mandrake, este malware tem funcionado como uma ferramenta de espionagem para hackers que a usam para espiar utilizadores do Android.
Mandrake - o malware para Android que está ativo há 4 anos...
Recentemente um grupo de investigadores da BitDefender, partilharam um white paper com algumas revelações interessantes sobre o malware Mandrake. De acordo com as informações, este malware está ativo há mais de 4 anos. Durante estes anos, o malware permaneceu sem ser detetado e apenas foi "descoberto" pela Bitdefender no início de 2020.
De uma forma muito resumida, o malware funcionou como spyware inteligente, direcionado aos utilizadores do Android através de campanhas de phishing e apps falsas. Os investigadores revelam que detetaram, pelo menos, duas grandes ondas de infeção entre 2016 e 2017 e entre 2018 e 2020. Os investigadores descobriram também que o malware esteve disponível na Google Play Store "escondido" em 7 apps (OfficeScanner, Abfix, Conversor de moeda XE, SnapTune Vid, CoinCast, Horoskope e Car News - todos de programadores diferentes).
Ao atingir o dispositivo de destino, o malware costumava ser executado num processo de três estágios. O terceiro estágio seria executado apenas se os atacantes considerassem a vítima "interessante" para ser atacada.
Quando executado, o Mandrake consegue extrair dados da vítima. Além disso, disponibiliza também um conjunto de funcionalidades "perigosas" das quais se destacam:
- Possibilidade de obter SMS das vítimas
- Enviar SMS para destinatários à escolha
- Obter toda a lista de contactos
- Realizar chamadas telefónicas
- Instalar / remover apps
- Obter todos os dados da conta do utilizador
- Gravar a atividade do ecrã
- GPS tracking
- Iniciar reset ao dispositivo
Os investigadores ainda não conseguiram descobrir a origem dos atacantes e quais as intenções dos mesmos. Não havendo ainda muitos detalhes, é muito importante que os utilizadores conheçam bem as apps que instalam nos seus equipamentos. Em caso de dúvida, devem fazer sempre algumas pesquisas para perceber se a app é fidedigna.
Este artigo tem mais de um ano
BitDefender e Kaspersky sempre foram um dos melhores antivirus pagos, há bastantos anos. A Engine do BitDefender é usado por várias empresas como por exemplo Sophos / Hitman Pro, entre outras.
O BitDefender esta no topo e possui uma taxa de deteção incrivel.
Enumerando
1. Kaspersky / BitDefender
2. ESET / GData
3. Emsisoft
Para mim os melhores, o GData esta vindo ai em força com o seu recente update BEAST e DeepRay, vai bater muitos em breve se continuar assim.
Encontram a preços bons em sites de keys, especialmente o GData e o BitDefender
De acordo!
Só chamo a atenção para o facto de o BitDefender só funcionar com uma ligação activa à Internet. Tal deve-se a opção do programador para minimizar o impacto da aplicação no sistema. Só que nem sempre é possível estar com uma ligação à Internet activa, de modo que por essa razão mudei para o Kaspersky. Pelo preço que tem, 10,95€/ano, penso que não vale a pena arriscar em demasia.
Evidentemente que se mantém o princípio básico de “o melhor anti vírus ser o utilizador”, mas também é preciso ver que um telemóvel, operando ele com Android, iOS ou outro sistema, é para ser utilizado por qualquer cidadão independentemente da literacia (ou falta dela) de cada um. Pelo que me apercebi neste artigo o malware assinala a sua presença pedindo ao utilizador para instalar uma suposta actualização de uma aplicação de sistema. Claro que a maioria das pessoas não imagina o que isso é e dá o seu consentimento…
Já tinha pensado também no GData. Vou esperar pelo fim do período de subscrição do Kaspersky para experimentar.
Atenção, quando fiz aquela lista referia-me a versão para PC, esqueci-me de mencionar!
No smartphone não sei se serão assim tão bons. No PC o BitDefender não requer ligação a internet, lógico requer só para actualizações de resto, funciona sem problemas.
Sabe porque acontece isso porque as empresas de smartphones não fábrica smartphones de criptografia de ponta a ponta sim conheço três empresas assim que os smartphones são criptografado s de ponta a ponta ea Turing a symetium EA Bphone e lembrei que tem outra que e via satélite também uma nova marca vi esse smartphone no eBay esses dias ele e super seguro
Esse smartphone que falei ele e via satélite mesmo e na onde põe o cabo USB põe se uma chave não sei o que e aquilo ele e feito de ouro e cristal mais não e caro
Vi no eBay agora o nome do smartphone e impulse tem vários modelos celular wi-fi via satélite celular privacidade criptografado e custa esse modelo k1 carbon 3722,31
Obrigado pela informação, mas a falta de pontuação nos teus comentários torna a leitura difícil de compreensão.
Pensa nisso, quando escrevemos é para os outros, não para nós.
Os chamados leigos digitais
Essa é a grande novidade deste mês.
Verdade?!