Novo malware do Android mascara-se de apps bem conhecidas
Os esquemas usados para infectar os dispositivos móveis, em especial os Android, são cada vez mais elaborados e mais complexos. Não se limitam a instalar aplicações fantasma, mas começam já a conseguir replicar outra que são bem conhecidas.
O mais recente ataque ao Android, tem estado a decorrer e consegue enganar os utilizadores, conseguindo replicar a interface das mais conhecidas aplicações.
Descoberto pela FireEye, este novo malware do Android, tem uma característica particular e única. Consegue replicar a interface de aplicações mais conhecidas e assim consegue enganar os utilizadores, que não sabem que estão a fornecer os seus dados aos atacantes.
As aplicações visadas são as mais usadas e por isso as mais apetecíveis, o que facilita a vida aos atacantes. Ao todo são 8 aplicações e incluem o WhatsApp, WeChat, Uber, Facebook, Viber e o Google Play Store.
Ao contrário de situações anteriores, este novo malware está a atacar principalmente países europeus, estando o foco na Dinamarca e espalhando-se depois para a Itália, Alemanha e Áustria.
Como funciona este novo malware?
A forma de propagação deste malware é bem conhecida e até usada em casos anteriores. Com um simples SMS o utilizador recebe o link que, ao ser acedido descarrega e instala a app do malware. Esta limita-se apenas a ficar a avaliar as aplicações que o utilizador usa, aguardando o momento de entrar em acção.
Sempre que é lançada uma das aplicações conhecidas, o malware assume o seu papel e sobrepõe-se. Começa por pedir dados de autenticação e de seguida tenta roubar ao utilizador dados bancários ou do cartão de crédito.
Os dados são depois passado para um servidor central, onde os atacantes os usam para roubar dinheiro dos utilizadores.
No caso da Dinamarca, e segundo os investigadores da FireEye, um único link conseguiu ser acedido mais de 130 mil vezes, o que prova que este ataque está a ter sucesso.
Notou-se também que estes ataques estão a evoluir e as aplicações usadas estão a conseguir proteger-se melhor contra a detecção, o que dificulta a protecção.
As recomendações de segurança a usar são as normais nestes casos. Tenham cuidado ao abrir SMS anormais e de estranhos, e evitem de instalar aplicações fora da Play Store da Google.
Este artigo tem mais de um ano
Voltamos sempre ao mesmo. O utilizador é que tem que saber que não deve descarregar apps fora da store… Assim é mais fácil de ser infectado: clicam em tudo o que “mexe”…..
a própria loja já tem apps com vírus. as pessoas é que não querem acreditar
Em Gdansk hoje é feriado?
Tambem nao nasceste informatico e a continuares assim nunca o seras.
Não é verdade, a PlayStore está cheia de malware:
http://arstechnica.com/security/2016/06/godless-apps-some-found-in-google-play-root-90-of-android-phones/
Essa do só instalar após da AppStore só funciona no iOS.
Menos de 0.15% dos dispositivos foram infetados através da PlayStore, vê lá tu que grande perigo…
Quantos dispositivos são 0,15% ??
Ter apps infectadas na Playstore é de facto gravíssimo, quem desvaloriza não pode estar a falar de plena consciencia
Tenho um motorola g3 2 até agora aguentou se com a carga viral mas recomendo os asus pois são dão um pontapé nos ifones zen fone e igual ao Nissan gtr e rodão quase tudo o meu memo pad hd 7 tem 4 anos e menos 3 teclas mesmo assim ligo o para curtir gandas jogos ,e ta cheio de viros por causa de cartões de memória de outro telemóvel o pior é desligado não ligado etc…
Desculpem o offtopic, mas qual é o Huawei que se apresenta na foto?
Obrigado! Mas referia-me ao Huawei Branco 😀
Nexus 6P
Lol é fantastica a pripaganda pro-playstore.
Eu nao sou um expert. Tomo as devidas precaucoes, leio e dps decido se instalo fora da store.
Agora nao é para toda a gente. Mas tb nao é um bicho de sete cabeças
Exactamente. Este tipo de problemas acontece 99,9% porque se instala aplicações e outras apps fora da play store. Já é sabido à muito tempo isso. Aliás, dentro da Play Store raramente isso acontece. E quando acontece é prontamente removida a aplicação. Mais uma vez, a insegurança parte do utilizador e não do SO e sua Store em si e não de o SO ser android ou outro qualquer.
A PlayStore também está cheia de malware!
Procura no google por “godless android”
Para uma exemplo recente, e em larga escala.
A escala é tão grande que menos de 0.15% dos dispositivos foram infetados por malware através da PlayStore no ano passado.
A explicação aqui e um pouco vulgar e pode induzir em erro,o que realmente é preciso é alguém receber um SMS com esse link,abrir o SMS,clicar no link que se encontra no SMS e depois disso é preciso seguir uns Passos de permissões para instalar ,instala quem quer,isto existe no Android como em qualquer outro lado,o utilizador aqui e que manda
ainda continuam na treta daquela para não instalar apps fora da playstore porque apanha virus. a própria playstore também tem virus. deixem de cenas se baixam ou não fora da playstore.
Mas é mais comum fora da Store. No entanto nunca tive problemas fosse onde fosse.
“Overall, PHAs were installed on fewer than 0.15% of devices that only get apps from Google Play. About 0.5% of devices that install apps from both Play and other sources had a PHA installed during 2015”
Deixem-se de tretas do bicho papão dos virus no Android, os números não mentem.
Para instalar uma app fora da store o utilizador tem de permitir o que requer saber como configurar o Android para tal, por isso , só cai quem quer, não é quem não sabe…
Mano eu tou com esse virose o que eu casso eu não consigo desinstalar