Mais 5 smartphones Xiaomi chegam ao seu fim de vida e perdem a MIUI 14
Mesmo que focada em dar aos seus smartphones atualizações constantes para a MIUI, a Xiaomi tem de manter o seu portfólio de equipamentos. Estes acumulam anos de utilização e muitas vezes atingem uma maturidade que os tornam obsoletos.
Assim, a marca tem apostado em manter estas propostas pelo máximo de tempo possível, com equipamentos a terminarem a sua vida útil de forma periódica. Agora, há mais 5 propostas da Xiaomi que chegam a este ponto e perdem de vez as atualizações para a MIUI e de segurança.
Há mais Xiaomi a chegar ao fim de vida
Tal como outros fabricantes, também a Xiaomi tem uma lista longa de smartphones a manter ativos. Muitos têm já alguns anos de mercado, com especificações que se tornam ultrapassadas e incapazes de oferecer novas funcionalidades exigidas pelo Android.
Ao chegarem ao seu fim de vida, estes perdem também a capacidade de serem atualizados para a MIUI. É um processo natural e é mostrado de forma periódica, com novos smartphones a serem descontinuados e a perderem o suporte da Xiaomi.
Novos smartphones que ficam sem suporte
Com uma lista ativa e atualizada destes equipamentos, a Xiaomi mostra aos seus utilizadores quais os smartphones que atingem este ponto. A lista foi agora atualizada com 5 novas entradas e que passam assim a estar descontinuados.
- Redmi 8
- Redmi 8A
- Redmi K30
- Redmi K30 5G
- POCO X2
Tal como aconteceu antes, estes 5 novos modelos perdem o suporte da Xiaomi no que toca a atualizações e a correções de segurança da marca. Da mesma forma, deixam de ter acesso às reparações da marca.
Perdem a nova MIUI, atualizações e reparações
Claro que este não tem de ser o momento do fim destes smartphones. Existem ainda muitas ROMs que podem trazer novidades e que são facilmente acedidas e instaladas nos equipamentos da Xiaomi.
A lista de equipamentos da Xiaomi que chegam ao final da sua vida útil vai crescer nos próximos meses, fruto do ritmo elevado dos lançamentos da marca. Ao mesmo tempo, também os modelos que perdem o suporte para a MIUI vai crescer, pela mesma razão.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Xiaomi EOS Product List
Neste artigo: atualizações, MIUI, smartphones, suporte, Xiaomi
O meu é um Mi 9T Pro (2019) que só recebeu atualizações até a MIUI 12.5 e Android 11, mas está muito mais vivo que muitos lançamentos desse ano. Celular perfeito e sem futo na tela para abrigar câmera espiã. Privacidade nota 10. Existem aplicativos de terceiros muito melhores que os de fábrica e também tem como limpar aplicativos nativos. A bateria do meu continua durando um dia inteiro e não tenho do que reclamar em desempenho.
Tenho o Note 9 já à uns 3 anos. E a bateria dura 3 dias com pouca utilização, e 1 dia com o maps (viagem de 12h e youtube (vanced).
Sei que o iphone não é para aqui chamado, mas minha mulher desde sempre usa iphone, e anda sempre com o carregador atrás dela..
Hoje vamos buscar o Note 11pro, e o 11S. (queria esperar um pouco para o 12 ou mesmo o 13, mas os preços.. Meu deus!)
Vamos lá ver se não me deixam mal visto 🙂
Tenho Mi 9T Pro e confesso que pondero fazer um root para actualizar para Android 12/13.
Não concordo com estes “fim de vida” em telemóveis com processadores topo de linha, ainda que com 2-3 anos em cima.
Estamos no mesmo barco. Não penso em deixar o meu Mi 9T Pro tão cedo.
Próximo ano é o k40/poco f3