LineageOS 21: esta ROM Android ganha suporte para ainda mais smartphones
A questão das atualizações no Android sempre foi um problema para os utilizadores. As marcas abandonam os seus equipamentos e as alternativas são poucas. As ROM alternativas são uma solução que muitos adotam e que dão uma nova vida aos smartphones. O LineageOS 21 prova isso mesmo ao ganhar agora um lote de novos equipamentos suportados. Descubra quais são.
LineageOS 21: das melhores ROM Android alternativa
Durante muitos anos, as ROM alternativas foram a tábua de salvação para muitos utilizadores Android. Com as marcas a terem práticas pouco claras no campo das atualizações, muitos escolheram estas propostas para manter os equipamentos atualizados.
Claro que com o cenário das atualizações a mudar, estas ROM personalizadas estão a perder terreno. Ainda assim, há quem consiga manter-se ativo e com uma comunidade grande a apoiar. A LineageOS 21, suportada pelo Android 14, revelada no início do ano garante isso mesmo. Esta recebeu agora um novo lote de novos smartphones suportados, que não estavam disponíveis no início.
Nas últimas semanas, esta versão da ROM alternativa criada pela LineageOS ganhou novas utilizações possíveis e que vão ajudar muitos utilizadores. Esta foi lentamente adicionada para o LG G7 ThinQ, V35 ThinQ, Samsung Galaxy Note 10, Realme 9 Pro 5G e mais alguns.
Ganha suporte para ainda mais smartphones
A mais recente lista de entradas garante o suporte desta versão para alguns smartphones LG. Aqui temos os G7 ThinQ (judyln), V35 ThinQ (judyp) e V40 ThinQ (judypn). Além disso, temos também os Realme 9 Pro 5G (oscar), Poco F4 (munch) e Xiaomi Black Shark (shark). A lista termina com os moto g power 2021 (borneo) e moto e7 plus (guam).
Com a LG fora do espaço dos smartphones e sem atualizações para dispositivos mais antigos, o LineageOS 21 permite aos utilizadores manterem-se atualizados. O Galaxy Note 10 é ainda um smartphone muito capaz e que a Samsung deixou de suportar.
Esta ROM oferece a experiência dos smartphones Google Pixel com o mínimo e sem apps desnecessárias. Inclui ainda os patches de segurança regulares e correções para problemas críticos. Existem também opções de personalização e melhoradas no desempenho para dispositivos que normalmente executam skins OEM pesadas. Para usar e saber como instalar o LineageOS 21, basta aceder aqui.
Ao contrário de outras opiniões eu sempre achei uma mais valia no mundo Android as rom alternativas, não gostas testas outra rom.
+1
Dizem muita coisa boa desta rom e da PixelOS.
É verdade que ficas supostamente com atualizações de segurança, mas depois vem o calcanhar de aquiles…
Aplicações de banco acusam logo que tens rom alternativa e bloqueia e temos de recorrer a esquemas para não ser detectada…
Outra coisa que verifiquei foi o consumo da bateria, num redmi note 9s.
A Miui dura quase dois dias, enquanto a lineage e pixeloOS mal se aguentam para meio dia…
Muito bonitas e atualizadas, confesso, mas que na minha experiência por causa do consumo da bateria se mostram inúteis…
No meu poco F1 estou a usar a rom da pixel e as apps dos bancos funcionam bem.
Conheço quem seja cliente do Millenium, meteu uma ROM costumizada e a app não “funcionava”. Andou com esquemas alternativos e mesmo assim nada.
Tens que esconder o root no magisk com as listas de negação, e para a play store um “fingerprint” downloader (para o disposivito aparecer como certificado), assim vais ter device e basic integrity, não é possível ter strong integrity com o boot loader desbloqueado.
A APP do novo banco, MacDonalds, JSC, ID.GOV.PT, etc, já não se queixam. Estou a usar num OP 7T Pro.
É preciso ter a noção que a LOS não está certificada pela Google, e como tal não passa no Safetynet. Toda e qualquer app que verifique o Safetynet e o bootloader bloqueado, como bancos, vai impedir a utilização. Para contornar isso é necessário usar o Magisk e módulos adequados.
O que aconteceu com o Edge da microsoft? Agora só tenho o Google. Obrigado e parabéns pelo site.