Kirin 970 deverá chegar com o Huawei Mate 10
Em 2016, o Huawei Mate 9 foi o smartphone escolhido pela marca chinesa para introduzir o Kirin 960, o seu novo processador topo de gama.
Com o aproximar da apresentação do novo Mate 10, alguns rumores apontam que será de novo este o smartphone escolhido para apresentar o novo processador Kirin 970.
A Huawei é uma das marcas de smartphones que mais tem crescido nos últimos tempos. Para tornar os seus modelos cada vez melhores, a Huawei tem apostado em desenvolver os seus próprios processadores, permitindo um controlo muito maior do seu desempenho. Esta aposta tem-se mostrado ganha, especialmente após o lançamento do seu último topo de gama, o Kirin 960, que já aproximou o seu desempenho à sua concorrência.
Embora no geral as marcas escolham fazer o lançamento dos seus novos processadores com os smartphones estrela, como seria o caso do P10 ou P11, a Huawei tem optado por apresentar as novidades no final do ano, a acompanhar a sua linha de phablets. Este ano, ao que tudo indica, isto não será excepção, com o novo Kirin 970 a ser lançado juntamente com o Huawei Mate 10.
Segundo uma publicação no Weibo, uma rede social chinesa, o novo Kirin 970 deverá ser construído em 10nm, tal como o Snapdragon 835. Tendo em conta que o Kirin 960 era construído em 16nm, isto deverá significar que o novo chip da Huawei deverá ser mais poupado e mais potente. Este novo chip deverá trazer oito núcleos com uma configuração de quatro núcleos Cortex-A73 a 3GHz e outros quatro núcleos Cortex A-53 a 1.8 GHz. A GPU será uma Mali-G71.
Quanto ao smartphone que irá acompanhar este novo processador, o Huawei Mate 10, os últimos rumores avançam que este deverá ter um ecrã de 6" com margens quase inexistentes, idêntico ao Samsung S8, além de ser acompanhado pelo já referido Kirin 970. A nível de câmara, deverá manter-se a aposta numa câmara dupla com cunho da Leica, embora possa surgir uma novidade interessante, uma câmara dupla frontal.
Num outro rumor que tem circulado, aponta-se também a probabilidade do novo Mate 10 ser o primeiro smartphone da Huawei a não trazer o conector de Jack 3.5mm, algo que não deverá ser do agrado de muitos fãs da marca.
Ainda sem uma data ou preço de lançamento, o novo Huawei Mate 10 deverá ser apresentado no mês de Outubro.
Este artigo tem mais de um ano
Os chineses são muito bons a fazer cópias: copiam o SD 835, o design e soluções do S8 ou iPhone, etc. Agora desenvolverem algo novo para os outros copiarem é que não …
Tens toda a razão… Pesquisa um bocadinho e procura quem introduziu as câmaras duplas traseiras nos smartphones então…
Cameras duplas, isso serve para quê ? Para enganar o consumidor com números! As melhoras marcas em máquinas fotográficas continuam a ter apenas uma objectiva
Foi a apple foi claro! 🙂
/sarcasm off
Foi a LG com o optimus 3D por isso foram os coreanos e não os chineses.
Ricardo, se pesquisas tu “um bocadinho ” verias que quem introduziu muitos anos antes dos chineses (PRC) foram os sul coreanos com o LG 3D P920 e a taiwanesa HTC Evo 3D em 2011.
Mas como vens com a sabedoria saloia, devias tu pesquisar. E já nem falo doutras soluções japonesas copiadas pelos chineses…
A dupla câmara desses telemóveis tinham um propósito diferente que era a captação de imagens em stereo. Não tem absolutamente nada a ver com a implementação das câmeras duplas de agora.
É necessário saber antes de afirmar
Por isso mesmo afirmei, porque sei.
Tu afirmaste que os chineses copiaram o snapdragon 835. Por favor encontra-me uma fonte fidedigna que prove que tal aconteceu..
Parece promissor, mas a ausência do jack de 3.5mm não agrada nada… e o preço também não deve ser propriamente agradável
Sr Belmiro se o assunto que é abordado no tópico não lhe interessa porque vem para aqui fazer críticas desnecessárias. Leia a notícia e guarde esses comentários sem qualquer fundamento para si. Sem ofensa, mas não disse nada de jeito ou ou só vê iPhone e Samsung como smartphones.
Muito bem
Sr Ricardo também falei do SD 835 (Qualcomm), será que também só vejo esta marca que equipa centenas de modelos diferentes, desde relógios a smartphone? Já são muitas marcas que eu “Só vejo ” …
E não Sr Ricardo/José, Eu só não vejo são marcas que passam a vida a parasitar, leia – se a copiar o que os outros desenvolvem. O mercado vai de empresas que ora desenvolvem, ora copiam alternadamente. A maioria das chinesas (smartphone, roupa, malas, relógios, etc) só copiam.
Parece-me a mim que alguém tem problemas de controlo de ódio, descriminação e preconceito para com os chineses. Posso fazer-te uma pergunta? Alguma vez foste á China?
Sr Belmiro, já possuí vários smartphones todos de topo desde Samsung, LG, iPhone e por último comprado á cerca de 3 meses um Huawei P10. Pensei seriamente antes de investir 659 euros numa marca chinesa que como o Sr diz( só copiam) mas posso lhe garantir que estou satisfeitissimo com o equipamento e não se fica nada atrás dos outros de Marca inovadora pois este segundo diz é uma cópia de tantos outros. Processadores snapdragon os mais rápidos e poderosos segundo dizem mas que na realidade e uso diário fazem todos o mesmo a não ser que se ande no dia a dia com um cronômetro.
Acredito que esteja satisfeito e que a velocidade esteja bem, o que é sempre bom. No entanto prefiro gastar o dinheiro em marcas que gastam fortunas a desenvolver coisas inovadoras (Samsung, LG, Apple, Sony, etc) do que dar dinheiro a quem tem por tradição copiar os outros.
Pare de ser estúpido pff. Se soubesse algo de cpus nao diria isso. Obrigado e cala-se.
A Qualcomm copiou então a Huawei que foi a primeira a implementar o A73 como core… É o facto de ser 10 nm agora e porque a Huawei fabrica na TSMC os seus chips que só teve 10 nm em Março. O Kirin 960 saiu em Outubro… E a Qualcomm vai ter 7 nm na TSMC em Março também.
A Qualcomm usou o processo de 10 nm porque apenas o lançou em Março.
A Huawei de facto não copia no que toca a SoC, porque são os primeiros todos os anos a implementar os novos designs da ARM.
O kirin 960 está a par do 835 excepto no node do transistor que era fora do seu poder. O 970 vai superar.
O 835 é 4x A73 + 4x A53 sobre nome de kryo porque fazem pequenas mudanças mas em performance é o mesmo.
O kirin 960 é 4xA73 + 4xA53…
Sabe, estar calado era poeta!