IA torna Android mais seguro! Google bloqueou 2,36 milhões de apps em 2024
A Google tem procurado dar ao Android o máximo de segurança, evitando ter os utilizadores e os seus dados expostos. Para isso tem apostado na sua loja de apps, um dos pontos de entrada. Agora, e graças à IA, a Google mostrou que em 2024 bloqueou 2,36 milhões de apps maliciosas. Está a conseguir combater e garantir que o Android é mais seguro.
IA está a tornar o Android mais seguro
O Google Play é o maior mercado de aplicações do mundo, e é por isso que os criminosos estão sempre a tentar introduzir apps maliciosa para infetar milhões de dispositivos. É por isso que a Google, nos últimos anos, tem tido milhares e milhares de agentes a verificar manualmente muitos problemas relacionados com a sua loja de aplicações. A partir de 2024 começaram também a incluir a IA.
Graças a isto, a Google destacou que, em combinação com a equipa humana e algoritmos movidos a inteligência artificial, conseguiu bloquear 2,36 milhões de apps maliciosas em 2024 na Google Play Store. Ao longo do caminho, também bloquearam mais de 158.000 contas de programadores que tentaram publicar apps potencialmente prejudiciais na loja.
Outros dados notáveis do relatório de segurança da Google são que mais de 92% das revisões de código humano para apps perigosas já contam com a assistência da IA. Também bloquearam 1,3 milhões de apps em 2024 que solicitavam dados confidenciais excessivos do utilizador.
Google bloqueou 2,36 milhões de apps
Os programadores também tiveram de agir, pois a Google exige que as aplicações utilizem as proteções mais recentes disponíveis desde o Android 13. A Google falou também sobre o serviço Play Protect que ativa por defeito nos dispositivos Android. É um motor responsável por rever mais de 200 mil milhões de apps instaladas nos telefones Android dos utilizadores em tempo real, diariamente.
O que este sistema faz basicamente é procurar assinaturas de malware conhecidas e ameaças mais avançadas instaladas nos dispositivos dos utilizadores ao executar a verificação. No entanto, dizem que em 2024 o Play Protect identificou mais de 13 milhões de novas apps maliciosas instaladas a partir de fontes diferentes da Google Play Store.
O melhor de tudo, acrescentam na sua publicação, é que o Play Protect terá novas funcionalidades para combater estas aplicações perigosas nos próximos meses. Resta esperar mais algum tempo e ver o que a Google prepara para tornar o Android ainda mais seguro e protegido.
Por outro lado podíamos dizer “IA torna o Android menos seguro ajudou a criar milhares de apps perigosas”