Huawei P11 chegará com “monocelha” e câmara tripla?
Depois de lançado o Huawei Mate 10 Pro e o Honor V10, a Huawei já está a preparar o seu próximo flagship.
O Huawei P11 só chega para o ano, no entanto, já começam a sair as primeiras informações acerca deste novo modelo.
A Huawei tem registado um grande crescimento nos últimos anos, tendo conseguido em pouco tempo ombrear com as grandes marcas no mercado dos smartphones.
Ano após ano, os dispositivos desta marca chinesa têm ganho uma boa evolução, sendo cada vez mais uma séria opção na hora de escolher um novo smartphone. Este ano foram lançados para o mercado dois topos de gama, o P10 e o Mate 10 Pro, modelos esses que têm representado um bom número de vendas para a Huawei.
Com a chegada de um novo ano, começam agora a centrar-se os esforços para o desenvolvimento dos novos flagships. A Huawei deverá apresentar logo no primeiro trimestre de 2018 o novo Huawei P11 que irá introduzir algumas novidades nesta afamada linha P.
Nos últimos dias, várias têm sido as informações que têm surgido sobre este modelo. Segundo os renders que têm sido partilhados, prevê-se que este novo modelo possua uma "monocelha" como o iPhone X, mas de menores dimensões, e com uma moldura idêntica à do Mi Mix 2 no fundo. O ecrã poderá vir a ser então OLED com 5,8" com uma resolução de 3420 X 2160 píxeis.
Segundo as imagens, a parte traseira será fabricada em vidro, onde estarão incluídos o sensor de impressões digitais traseiro e a câmara tripla. No interior poderemos ter um processador Kirin 975, 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. A bateria poderá ser de 4000 mAh com suporte para carregamento wireless. Tal como já acontece no Mate 10 Pro, este modelo virá com EMUI 8 baseada no Android 8.
A câmara terá três lentes, com as duas maiores a serem de 56 e 34 MP e a suportarem um zoom ótico de 8x. Já a câmara frontal poderá ser de 23 MP com zoom ótico de 4x.
Segundo a fonte utilizada para estes renders, o preço do Huawei P11 seria de 4299 yuan (cerca de $649) e o P11 Plus de 4699 yuan (cerca de $709).
Embora estas informações estejam a ganhar força nos últimos dias, a verdade é que é pouco provável que seja verdade. A Huawei acabou de apresentar o Kirin 970, sendo pouco provável que esteja a desenvolver uma versão nova. O sistema de câmaras é também algo duvidoso, visto que o salto para os 56 e 34 MP é demasiado grande.
Este artigo tem mais de um ano
A câmara “terá terá” três lentes, com as duas maiores a serem de 56 e 34 MP e a suportarem um zoom ótico de 8x. Já a câmara frontal poderá ser de 23 MP com zoom ótico de 4x.
Corrigido, obrigado 🙂
que monstro 🙂
Daqui alguns anos, celular vai parecer com aranha e seus múltiplos olhos…
Monocelha, ou sinofris, refere-se a uma “confluência das sobrancelhas”, ou seja, à presença abundante de pelos na pela da glabela (espaço entre as sobrancelhas) de modo que elas pareçam formar uma única longa sobrancelha. A pintora mexicana Frida Kahlo costumava se retratar com uma monocelha bastante …
Monocelha?!
Se o iPhone por algum erro de produção viesse com cheiro a cocó, os outros (alguns) também começavam a vir propositadamente.
Não apreciando mas sugiro-te que analises o que é colocado nessa área, que deram o nome de monocelha. É uma peça de tecnologia incrível, acredita e que veio trazer um avanço importante no segmento, por isso muitas empresas estão já a desenvolver sistemas similares porque é a tendência. Depois de usar já há mais de um mês o iPhone X, essa protuberância é completamente indiferente.
Isto é sempre estranho no início, depois vês que afinal nem dás conta e o ecrã é bastante aproveitado, se bem que ainda estamos a ver muitas aplicações a desenhar os seus interfaces para o X e nota-se logo um incremento interessante de utilização neste ecrã.
Garanto-te que de cocó não tem nada… muito muito pelo contrário 😉
Por curiosidade, como se comporta o youtube?
Funciona bem, mas ainda precisa que a Google trabalhe essa app para ter num pormenor ou outro um encaixe melhor no ecrã do X, alias, tal como fez nos Mapas, que agora tiram um proveito maior do ecrã. A última atualização de 6 deste mês não trouxe ainda a optimização ao X. Vamos ver se fazem isso em breve.
Vítor, concordo plenamente, de inicio uma pessoa fica mesmo à procura das apps que ficam mal com a “monocelha” mas passado pouco tempo já se habitua, e claro está, é dos primeiros smartphones que não têm ecrã “quadrado” os desenvolvedores precisas de algum tempo até incorporarem as suas aplicações a este ecrã. De momento não tenho nenhum problema com o X. Posso dizer é que custou um pouco a transitar do Android para o iOS, mas estou a gostar bastante.
No fundo é como ter um ecra que na verdade nem é 5.8” a sério, dado que uma parte dele serve para nada (diz-me se estou enganado mas naqueles 2 cantos, não me parece que nenhuma app faça lá proveito). Claro que quando se dá 1200 euros há que tentar ignorar e aceitar ver fotos com um corte, apps e jogos cortados como até na Apresentação se vir e pensar que o que afinal não é simetrico é que é bom, mas não… é um ecrã nao simetrico onde a area que podemos usar é menos do que a area total . Fizeram essas sobrancelhas so para fazer uma diagonal maior. A area util a usar é menor, e a utilidade desses 2 cantos é zero. Curiosamente é um telemovel maior que o S8 em dimensoes, com um ecra ”teoricamente igual” mas na pratica menor, e com mais bezels. Mais valia terem feito como a Samsung e reduzido as bezel sem cortes e uma simetria onde o telemovel fosse rodado para que lado fosse não havia zonas ”pretas” no ecra, mas colocar um ecra perfeito no menor espaço possível não foi coisa para a Apple.
Olá Filipe. Deixa responder in line:
“No fundo é como ter um ecra que na verdade nem é 5.8” a sério, dado que uma parte dele serve para nada (diz-me se estou enganado mas naqueles 2 cantos, não me parece que nenhuma app faça lá proveito).”
O ecrã está lá, porque tiras proveito dele. Claro que na sua total realidade não usas tudo porque tens lá o as cãmaras e os sensores, mas foi um aproveitamento que no dia a dia passa despercebido dada a adaptação que as aplicações estão a fazer.
“Claro que quando se dá 1200 euros há que tentar ignorar e aceitar ver fotos com um corte, apps e jogos cortados como até na Apresentação se vir e pensar que o que afinal não é simetrico é que é bom, mas não… é um ecrã nao simetrico onde a area que podemos usar é menos do que a area total.”
Estás enganado. Ele usa um ecrã simétrico sim. Se me dizes… bom mas não usa nos 5.8″, certo, usa nos 5.6″ o que, nos jogos que permite, até dá jeito ter ali aquele espaço onde podes agarrar para usares a outra mão para jogar. Depois há conteúdos que são 16:9 e aí nem o S8 tira proveito. Portanto, o ecrã para as apps está já optimizado (nessas mesmas apps) e tem um desempenho muito bom.
As fotos e o restante conteúdo gráfico fica bem integrado. Para perceberes como aquele espaço funciona, tens de usar e nenhum incómodo vais sentir.
“Fizeram essas sobrancelhas so para fazer uma diagonal maior. A area util a usar é menor, e a utilidade desses 2 cantos é zero. Curiosamente é um telemovel maior que o S8 em dimensoes, com um ecra ”teoricamente igual” mas na pratica menor, e com mais bezels. Mais valia terem feito como a Samsung e reduzido as bezel sem cortes e uma simetria onde o telemovel fosse rodado para que lado fosse não havia zonas ”pretas” no ecra, mas colocar um ecra perfeito no menor espaço possível não foi coisa para a Apple.”
Disparate. Lá está, deverias primeiro ir ler uma coisas antes de escreveres… aiiii!!!
Ele não é nada maior, é mais largo o que beneficia, por exemplo, na imagem 16:9.
iPhone X: 143.6×70.9×7.7mm, 179g
Galaxy S8: 149x68x8mm, 155g
Em termos de ecrã, o S8 e Note8 têm mais espaço “inútil”, nesse caso, quer em cima quer em baixo o ecrã não é todo ele uniforme. Ao passo que o iPhone fica com um ecrã mai bonito e moderno.
Se o iPhone X tem uma monocelha, o S8 além de pala tem bigode 😀 e por isso é menos simétrico, como dizes, que o iPhone X.
Depois, a vantagem de ter um ecrã OLED mas com mão APple, tens cores mais reais, uma definição esplendida que te oferecem uma imagem real, boa e que mostra as coisas como elas são.
Podes andar e desandar que não vais convencer ninguém com esses argumentos porque são despidos de conhecimento no que toca a tirar proveito das várias ferramentas deste novo iphone assim como tudo o que está envolvido num ecossistema que funciona. Está bem é caro bla bla bla bla… sim é, mas repara que os tipos de gama da Samsung, Google e afins estão encostados ao iPhone. Sim vais dizer que não tem jack 3.5nn bla bla bla… e o novo Pixel 2? e tantos outros que estão já na oferta Android? E queres apostar que a Samsung é a próxima a eliminar o Jack? 😉
Não entendo o passarmos de 12 megapixel para 56 e por aí a baixo lol
Já parece aquelas câmara chinesas que tem imensos pixel e o censor é só de 2 megapixel…
Exato! 56 megapixels só se for interpolado porque de outra forma não há sensor tão pequeno e com tanto pixel
Sem em 2012 e 2013 já se vendiam smartphones com 41 megapixels, Com o avanco que a tecnologia teve nos últimos anos não existe razão para não existirem sensores com 56 megapixeis.
Agora se isso significa aumento de qualidade é que já pode ser questionável
Certo, nessa altura foi lançado esse sensor num Lumia.
E concordo quando dizes que a resolução do sensor não é indicativo de qualidade, no entanto é uma característica que confere mais detalhe à imagem, mas por si só não confere uma boa qualidade à imagem se por exemplo a lente não tiver qualidade suficiente, assim como o processamento da imagem.
As specs detonam todos, duvido que se note grande diferença nas fotos apesar do incremento dos MP que não contam para nada já todos sabemos.
A marca é de valor, considero já acima da samsung, logo ao nivel do design de software e qualidade de materiais.
Tenho um Huawei P8 lite a reparar em Portugal desde 31 de Dezembro de 2015 (um ano e dez meses), a lei diz que os bens móveis devem ser reparados em trinta dias… Já fiz mais de 1600 reclamações no livro vermelho, inclusive no livro de reclamações do regulador (entenda-se nas instalações da ANACOM). Apresentei o processo junto do Centro de Arbitragem de Lisboa, paguei o que me pediu (10€, dez euros), mas até ao momento nada… já passou quase um ano desde que o centro de arbitragem está a analisar a situação (N/ Proc. 3580/16), uma situação que naturalmente pouco ou nada tem para analisar…
Metam mais câmaras, três é pouco….
nunca vi máquinas fotográficas com várias lentes, mas estes engenheiros de telemóveis acham que colocar mais em vez de colocar melhor lentes é melhor.
Compra este então 🙂
https://light.co
Ah! Ah! Ah! Esta resposta foi top!
Também pensei nesta câmara por acaso! xD
como não percebes o porque, achas estupido.
Não ves cameras assim porque elas têm o luxo de ter espaço para terem sensores muito maiores.
Um telemóvel esta limitado ao espaço e a espessura maxima da lente que pode ter.
Caro entendido em máquinas fotográficas,
Se já viu uma máquina fotográfica, reparou no tamanho desta?
Além disso, a minha DSLR tem diferentes lentes, uma 18mm-55mm que trazia de origem, uma 50mm com grande abertura e uma 70mm-300mm.. cada uma com a sua função.
O sensor numa máquina fotográfica é muito maior, além disso estamos a falar de objectivas ópticas móveis que ocupam bastante espaço.
Aqui estão a utilizar as diferentes lentes para diferentes casos, para zoom ou para pouca luminosidade, ou se utilizam duas para modos específicos, como o modo retrato que desfoca o fundo.
Achas mesmo que seria melhor ter um telemovel com objectivas intermutaveis e de 2kg cada uma? Terias de ter uma mochila para transportar o telemovel.
Trolololtrolltroll
https://m.youtube.com/watch?v=RpXNyWPfs8E
nunca vistes as cameras com varias lentes, então os sietemas dda canon, nikon m43 entre outros têm centenas de lentes em catalogo e estás a dizr que nunca viste cameras com várias lentes?
Não acredito que a Huawei se descredibilize totalmente ao meter a monocelha no futuro P11…
x2
Mas vai acontecer. Se não no P11, então no P12. Só tens duas hipóteses de design nos próximos anos, ou como a Samsung que integra os sensores numa moldura pequena no topo, ou como oiPhone que apenas deixa o espaço dos sensores. E Adivinha quem é que estes gajos querem ser.
Ora bem!
Ainda o P10 está quentinho e já vão apresentar o P11 no primeiro trimestre de 2018…
Acho um exagero em termos de política económica, uma inaceitável opção em termos ecológicos, uma opção pornograficamente consumista e sem respeito para os compradores da marca, pois a perseguição do lucro desenfreado, cuja produção de qualquer produto de consumo tem os seu peso em termos ecológicos, que não é mais que um apelo desenfreado e irresponsável ao consumo e um desrespeito para os clientes que em pouco mais de 6 meses ficam com um aparelho desatualizado, respetivamente. O caso da Oneplus é apenas mais um exemplo disso mesmo…
O P11 vai sair um ano depois do P10 como qualquer topo de gama de outras marcas
O problema não é sair um novo modelo. É deixarem para trás os anteriores demasiado rápido.
Ainda agora o Honor 8 deverá receber o Oreo primeiro que o Samsung S8. A Huawei está a melhorar nas atualizações.
Mal começou a vender na Europa o P10, nem tampouco começou a vender na América do Sul, já se fala em produzir um P11????
O P10 começou a ser vendido no início de 2017. Não estarás a confundir com o mate 10 pro?
Isto é um boato disparatado.
Isto é uma promo da Uai com a Gillette?
Este tipo de soluções não tem beleza nenhuma a lembrar os octacores que trabalham menos que a maioria dos dual.
Está a falar dos quad a funcionar num iPhone tão bem como octas no Android? (Ao fim de um ano até melhor)
Que desilusão, acho essa porcaria da monocelha uma aberração.
Já tive alguns telefones da Huawei. O pior deles é quando tentam copiar os iPhone. Este novo espero que não cometa o erro de copiar aquele recorte palerma no ecrã!