Huawei desiste do Android! HarmonyOS NEXT revelado sem uma única linha de código Android
A relação da Huawei com a Google e o Android deteriorava-se há muito. Desde que foi banida pelos EUA, a empresa resolveu focar-se nos seus produtos e nos seus sistemas, sempre com alternativas viáveis. Agora, a Huawei revelou o HarmonyOS NEXT, a sua próxima versão, que dispensa totalmente o Android e as suas apps.
O HarmonyOS foi inicialmente criado com base na versão open-source do Android, que a Huawei adaptou para as suas necessidades. A vantagem deste sistema era ser controlado pela gigante chinesa e, ao mesmo tempo, poder usar qualquer app do sistema da Google, de forma totalmente transparente.
Agora, com a chegada do HarmonyOS NEXT tudo muda. Este é um sistema criado de raiz e sem qualquer dependência. O controlo fica nas mãos da Huawei e deixa de suportar as apps Android. Além disso, este tem um kernel próprio, superior ao tradicional, adequado para uso numa variedade de dispositivos em todos os cenários.
A Huwei revelou a estrutura do sistema operativo, que possui um modelo de IA integrado (Pangu) que funciona com o aframework MindSpore. Naturalmente, possui ambientes próprios de desenvolvimento e programação, compilador (Ark Compiler) e linguagens de programação (ArkTS / Cangjie). O kernel é chamado HarmonyOS, o sistema de arquivos é EROFS/HMDFS.
Segundo a marca, mais de 200 aplicações estão a ser desenvolvidas para o HarmonyOS NEXT. Mais de 60 equipas de programadores estão envolvidas no projeto de criação de apps, com mais de 70 a serem preparadas. No total, até ao final do ano, prevê-se que surjam mais de 5 mil apps para o HarmonyOS NEXT.
Claro que o HarmonyOS NEXT foi criado principalmente pensando no mercado chinês, onde a posição da Huawei é especialmente forte. Os analistas preveem que até o final do ano o HarmonyOS poderá ultrapassar o iOS e tornar-se o segundo sistema operativo móvel do país, depois do Android.
A versão beta fechada do HarmonyOS NEXT já foi lançada para Huawei Mate 60, Mate 60 Pro e Mate X5. A versão final do sistema está prometida para o terceiro trimestre de 2024. Este é um passo importante que a Huawei dá e que a torna, finalmente, autónoma e sem depender da Google e de outras empresas dos EUA.
Não, obrigado.
quer queiras quer não, vai ser tendencia, as grandes marcas estão a virar costas à Google…é uma questão de tempo…
– Xiaomi
– Huawei
– Samsung já tem o Tizen mas ainda é só para equipamentos especificos, diria que num futuro rompe a relação que tem com a google…
e tenho certeza que a lista vai aumentar…
Achas ? Com a Samsung a fazer os Tensor da Google e a aproximar-se desta com os novos S24 ?
O Tizen só serviu para meter a Google na linha!!!
Seria uma excelente alternativa, mas ta basicamente em standby…
o trizen e o sistema que vem nas smart tvs da samsung
Sem a cuscoid da treta?
A ver, sem sombra de duvida
ui…..onde ja ouvi essa historia…..deixa ver
Windows Mobile
Samsung Bada
Nokia OS
Blackberry
Ubuntu Touch
postmarketOS
Sailfish OS
Mobian
Pois, até está bem visto, mas aqui é o dinheiro que está por trás e que quer libertar amarras do ocidente. Será que vão conseguir? O mnercado asiático só por si é gigante, mas será que a Europa tem interesse por outros sistemas operativos que não seja o iOS e Android? É isso que vamos ver de agora em diante.
Demasiados SO só causa demasiadas incompatibilidades vai dar m***a
Pois… vamos ver como vão ultrapassar certos “problemas” como referiste e bem.
+1
Pois, o caminho deveria serva compatibilidade entre sados e não apenas para um SO.
Pois, o caminho deveria ser a compatibilidade entre dados e não apenas para um ou dois SO.
MeeGo
Ubuntu Touch ainda existe portanto podes tirar esse do “…deixa ver”
Firefox OS…
foi uma pena ter afundado
A lista é grande…..portanto a huawei vai dar um grande tiro no pé ao largar o suporte das apks
Pelo contrário, a Huawei é a segunda maior vendedora de celulares da China, qual empresa não vai quer ter seu app nele?
Só estavam esperando crescer a fatia do mercado para anunciarem o SO.
Assim de repente, e olhando atravessado, o visual do sistema operativo faz-me lembrar alguma coisa…
Até no visual copiaram o IOS! Ainda falam de “autonomia” em relação ao Ocidente! Por mim e com o PCC por detrás destas empresas todas, nem dado!
Estás a ver coisas 🙂 .
boa, quanto mais concorrência existir mais beneficiado sai o utilizador
Já morreu à nascença . O Windows Mobile era um excelente sistema e definhou por uma gritante escassez de aplicações . Não basta a China ser um mercado gigante para que consigam convencer as pessoas que podem passar sem Waze, Instagram, etc…
A partir do momento em que não suporta apps Android, e necessita apps específicas, quais as empresas ocidentais que vão perder tempo e dinheiro a programar apps para o Harmony Next? Muito poucas. Uma coisa é o mercado chinês, aí acredito que a grande maioria das apps chinesas vão ter uma versão para este sistema operativo, mas no mundo ocidental, quem é que vai gastar recursos nisso? É que até agora, as apps Android corriam no HarmonyOS, só bastava os programadores fazerem upload para a loja da Huawei. A partir de agora é um jogo totalmente diferente. Daqui a nada temos 1001 sistemas operativos para smartphones, cada um totalmente diferente um dos outros, e sem compatibilidade. A grande vantagem do Android foi conseguir unificar as marcas em torno de um sistema operativo. De qualquer forma o HarmonyOS Next tal como o HyperOS da Xiaomi são sistemas operativos concebidos a pensar no consumidor chinês (tal como a MIUI já era), e são verdadeiras chinesices, nada adaptadas ao consumidor ocidental. E não vale a pena virem com a conversa das versões globais, são chinesices iguais.
O problema será a interoperacionalidade e o custo de desenvolver aplicações especificas para mais um OS. Atualmente ainda existe uma diferença acentuada na qualidade das apps desenvolvidas em iOS vs Android, se bem que o Android tem avançado muito desde o Android 12. Existem ainda várias frameworks que permitem ter grande parte do código partilhado entre os OS. Agora o custo de formação, desenvolvimento e em especial para um mercado (por muito grande que seja), só vejo mesmo os grandes players a investir e vai ser a medo.
O que pode salvar esse HarmonyOS é uma tendencia cada vez maior para o desenvolvimento de PWA com qualidade. Um exemplo é a o software de gestão de projeto Linear.app que dispensou por completo as apps e tem look and feel e performance nativas.
A Samsung também tentou com o Tizen nos smartphones mas ficou só para os relógios e pequenos acessórios.
Acho bem haver alternativas mas depois o problema vem com as 3rd party apps que muitos desenvolvedores não estão dispostos a dedicar o seu tempo, e por sua vez, o utilizador fica restrito.
software chines yuppie …. ou nao ….
fico contente por mais um concorrente, e vem quando mais precisamos dele..
Se continuarem com a política de lançarem modelos apenas no mercado Chinês e não globalmente, como foi o caso do Mate 60, duvido que alguma empresa ocidental queira gastar recursos numa app apenas para Chinês ver.
Se começarem a lançar modelos em versão global, aí a coisa muda, e muito, de figura.
A Huawei faz equipamentos de excelente qualidade e por certo venderá muito.
Pessoalmente estou à espera do P70 Pro.
Quero lá saber se há apps Google ou não.
Não preciso da Google para nada…
Pois eu tenho um relógio da Huawei que tava conetado ao meu telemóvel Samsung e agora tenho que deitar o relógio fora porque aplicação que estava a HONORHealth já não é compatível com o relógio da Huawei 2E-40. Se existe alguma aplicação para o relógio sedo o telemóvel ios da Samsung