A segunda maior fabricante mundial de smartphones é a Huawei e o seu objetivo é bem claro, ultrapassar a líder sul-coreana, Samsung. Ao mesmo tempo, vemos a Apple a sofrer uma queda aparatosa, enquanto a Xiaomi está em quarto lugar. Tudo isto e muito mais, agora com os dados a serem avançados pela IDC.
Esta agência de análise de mercado dá-nos agora o seu relatório atualizado com o primeiro trimestre de 2019.
O atual Top 5 das maiores fabricantes mundiais de smartphones mostra-nos que a clara vencedora tem sido a chinesa Huawei. Ainda que a Samsung tenha voltado a crescer durante este primeiro trimestre, não foi o suficiente para recuperar das quedas anteriores. Enquanto isso, a Huawei continua a escalar esta tabela.
O 1.º trimestre de 2019 reafirmou o crescimento da Huawei
A Huawei tem cobiçado o primeiro lugar há já vários meses. Aliás, prometeu conquistar esta posição ainda durante 2019, antecipando assim as previsões anteriores em que este objetivo era alcançado em 2020. Em 2017, a tecnológica chinesa ultrapassou pela primeira vez a Apple, mas só agora solidificou o seu lugar.
Em 2018 a Huawei trocaria de lugar com a Apple várias vezes ao longo dos quatro trimestres. Já em 2019 vemos uma clara tendência de queda no seio da norte-americana ao passo que a rival chinesa apresenta um crescimento gradual, mas consistente. Os dados da IDC e da Strategy Analytics são bem claros nesse ponto.
Com efeito, no primeiro trimestre de 2019 a Huawei vendeu 59,1 milhões de smartphones. Uma cifra que vai ao encontro dos números avançados pela própria marca. Além de ser um grande salto face aos 39,3 milhões de smartphones vendidos no período homólogo de 2018. Por outras palavras, um crescimento notório.
A Apple derrapou, ao contrário dos smartphones da Samsung
A Apple vendeu 52,2 milhões de smartphones no quarto trimestre de 2018. Contudo, no primeiro trimestre de 2019 este valor caiu para 36 a 43 milhões de unidades, uma imprecisão que se deve ao facto de a empresa já não disponibilizar o número exato de unidades vendidas. Ainda assim, a tendência foi de queda.
Ao mesmo tempo, a Samsung passou de 78,2 milhões de smartphones vendidos para 71,9 milhões. Ainda assim, a sua quota de mercado aumentou significativamente durante o primeiro trimestre de 2019, muito à custa da queda da Apple.
O primeiro trimestre do ano não foi gratificante para a Samsung, nem para a Apple. Ao passo que a primeira enfrenta um período adverso, a segunda está a transformar-se (também) numa empresa de serviços, tendo cada uma, novos e antigos desafios a enfrentar.
A Xiaomi está logo abaixo da Apple
Em quarto lugar temos a Xiaomi, acompanhada pela Vivo e pela OPPO. Aliás, estas três fabricantes chinesas têm guerreado pelos três últimos lugares deste Top 5 nos últimos anos, mas neste momento é a Xiaomi quem aparenta estar na mó de cima. Ainda assim, também elas cairiam, para dar mais quota de mercado à Huawei.
Esta é realmente a exceção e a grande estrela do momento. Encontrando-se impedida de operar no 3.º maior mercado mundial de smartphones, isso não abrandou o seu desempenho. Em boa verdade parece ter tido o efeito contrário, continuando a crescer.
Já numa nota de rodapé temos a Sony cujos smartphones “vão de mal a pior” e o mesmo pode ser dito da HTC que continua neste mercado apenas com um smartphone. Mercado este que em 2018 contraiu cerca de 3 a 4%, cada vez mais competitivo e com as fabricantes chinesas em forte crescendo.