Estará a HTC prestes a desaparecer para sempre do mundo dos smartphones?
Apesar de ser um mercado que está aparentemente a abrandar, os smartphones continuam a representar uma parte importante no mundo das tecnologias e a ser uma fonte de rendimento para muitos dos fabricantes que ai estão presentes.
Mas, no meio de toda esta onda positiva, há uma empresa que continua a perder força e a não conseguir acompanhar o mercado. A HTC é hoje uma sombra do que conseguiu ser e poderá estar prestes a desaparecer para sempre do mundo dos smartphones?
Os último anos têm sido negros para a HTC. A empresa não tem conseguido colocar no mercado novos equipamentos e isso tem sido um travão para conseguir cativar o público.
Depois de ter sido uma das mais inovativas e revolucionárias empresas do setor dos smartphones, a empresa sediada em Taiwan acabou por perder, ao longo dos anos, o seu fulgor e a sua força.
O pior ano do declínio da HTC
Os resultados financeiros dos últimos anos têm sido dececionantes e o deste ano não foi diferença. Face ao ano passado, a HTC perdeu 62% da sua receita. Este valor representa também o mais baixo valor desde que a empresa tornou os seu resultados públicos, em 2002.
O valor da receita é tal forma baixo que não chega aos 770 milhões. 2018 foi o primeiro ano em que a HTC esteve com receitas abaixo dos mil milhões de dólares.
Quais as razões para o fim da HTC?
É complicado para a maioria dos analistas entender este fim, uma vez que a empresa vendeu em 2018 parte da sua divisão móvel à Google, por 1,1 mil milhões de dólares. A HTC fez também vários cortes nas suas equipas, com vários despedimentos.
Por outro lado, a empresa também não tem estado presente no mercado como era esperado. A empresa limitou-se a apresentar o U12+, um smartphone que terá começado a abrir a porta para uma filosofia blockchain.
O que reserva o futuro para a HTC
A HTC tem estado a investir noutras áreas, na linha da realidade virtual, mas ainda é cedo para que se possa ver alguma novidade e algo que possa ser trazido para o grande público e ser massificado.
2019 não deverá ser um ano melhor e provavelmente será mesmo o do declínio da HTC. Existe a possibilidade da empresa ser comprada e revitalizada, algo que a Google já iniciou, mas que acabou não concretizar de forma total.
Depois de ter estado no topo a HTC acaba de sofrer da mesma forma que algumas das suas antigas rivais. Ao não se adaptarem ao que o mercado procura, acabam por definhar e morrer, de forma lenta e sem qualquer possibilidade de recuperar.
Este artigo tem mais de um ano
Está a desaparecer por culpa de quem? Do CEO e da própria administração. Já tive um HTC e não queria outra coisa, é um dos melhores a nível de ROMs existia tantas.
Não queria cá Samsungs nem Apple. O HTC na altura para mim era dos melhores que havia (na altura vendiam nas lojas das operadoras agora nem isso!)
A HTC não apostou forte em Portugal, nem no mundo inteiro tinha terreno e tempo para isso. Decidiu baixar os braços, não investiu, não apostou em novos smaetphones…
Já tive um e sem dúvida uma das melhores câmaras que tive num smartphone agora é óbvio que já não é tão boa existem melhores, mas na altura dava enrabadelas ao Samsung entre outros.
Gosto da HTC, mas a falta de investimento tardio da nisto, uma marca não pode apostar forte apenas em um mercado tem de escolher vários. Perderam terreno, clientes e fiéis a marca.
Já esperava algo como isto e quem era fiel a marca sabia que isto podia eventualmente acontecer.
Oxalá que este CEO, seja posto na rua. Desde de 2016 que não vejo nada sobre a HTC, e falo em Portugal. Poucas inovações, poucos investimentos.
Todos tiveram culpa. Mas a maioria foi de não investirem mais no tempo certo, tinham mais que terreno para isso na altura. Deixaram se andar (tal como aconteceu a Nokia)
Ahhh outro ponto… E os preços eram muito excessivos, ou seja lançavam um novo smartphone já com hardware meio desactualizado em relação a concorrência e o seu preço era excessivo demais, até a concorrência oferecia mais por menos (infelizmente uma realidade)
Mas se pagava por ele mesmo com um hardware um pouco inferior? Sim. A. Comunidade é a nível de ROMs era espetacular dos melhores.
O alto preço, a falta de investimento, a perda de tempo, a introdução de novos smaetphones, a escassa falta de smartphones médium and low cost levaram a HTC a ruina.
Nunca tive um e parece que nunca vou ter 😉
Equipamentos muito bons, o 1º smartphoen que tive foi um HTC Diamond
Isto da matemática não me parece muito claro: afinal qual foi a receita? 700 milhões, isto é abaixo de 1 bilião?! É importante reler…
E “inovativas” quer dizer o quê, exatamente? Não consta do meu dicionário…
https://www.lexico.pt/inovativo/ E se reparares o antonimo aplica-se a ti.
aAA
Depois da péssima assistência que prestaram num telemóvel que drenava a bateria por problema na board (confirmado por uma loja de reparações local) não tenho pena nenhuma.
A cerca de 2 dias a China apresentou ao mundo o seu mais recente TGV( não sei qual a denominação chinesa), tecnologia “legalmente” usurpada a França através de armadilhas existentes em concursos internacionais. Atualmente a rede ferroviária de alta velocidade na China é superior a toda a rede mundial somada.
Recomendo a visualização de um documentário Francês com o nome ” As 50 cabeças do dragão”.
A China espia todo o mundo, de todas as maneiras possíveis, e faculta essa informação a empresas financiadas em parte por si.
Desde uma simples empresa de alumínios (empresa portuguesa que operava em Angola, até o nome copiaram) até aos melhores aviões da Airbus (já vai em 2 modelos).
Quando o meu redmi4x avariar, dentro das minhas possibilidades vou evitar tecnologia “roubada”
Não compres Apple, pelos vistos tem tecnologia roubada da Qualcomm lol
Não sei qual o comboio que falas, mas o comboio mais rápido deles é feito por uma empresa alemã (mas a própria Alemanha não o usa…). A China há 1 década só fazia lixo mas como era barato as empresas desenvolvidas mudaram a produção para lá. Agora as empresas chinesas vão tão ou mais à frente que a maioria e “inspiram -se ” via internet ou via produção deslocalizada lá.
O que tem a China a ver com este post?
Isto não é sobre o TGV é HTC.
Antes pelo contrário, Johny…
hTC para mim é igual a bons equipamentos mas péssimo no relacionamento com os cliente…
Tive 3 hTCs, sendo que o primeiro foi o Magic, de seguida o one S e depois o X e em todos a relação com o cliente (hTC center algures em UK) foi muito sofrível, a tal ponto que risquei de todo essa marca…