Google venceu a Oracle no caso do Java no Android
O Android é muitas vezes um elemento de processos em tribunal, por normalmente associado a questões de patentes. A Oracle procurava há vários anos provar que a Google tinha usado o Java de forma não autorizada e agora sofreu um revés.
O tribunal que julgava esse pedido da Oracle acabou por dar razão à Google, ilibando-a das acusações que estavam a sustentar este processo.
Desde 2010 que a Oracle procurava provar em tribunal que a Google tinha usado o Java no Android de forma abusiva e sem o seu consentimento. Esperava por isso arrecadar 9 mil milhões de dólares.
A decisão agora conhecida, vem deitar por terra as aspirações da Oracle e dar razão à Google. Segundo o júri que avaliou este caso, a Google fez uma utilização justa das APIs disponíveis e por isso não pode ser acusada.
Depois de conhecida a decisão do júri, a Oracle comentou que continua a acreditar que a Google fez uma utilização indevida do Java no Android e que pretende apelar desta decisão.
We strongly believe that Google developed Android by illegally copying core Java technology to rush into the mobile device market. Oracle brought this lawsuit to put a stop to Google's illegal behavior. We believe there are numerous grounds for appeal and we plan to bring this case back to the Federal Circuit on appeal.
Do lado da Google o sentimento é o oposto. Congratulam-se com a decisão e vêem nela uma grande vitória, não apenas para o ecossistema Android, mas para toda a comunidade Java que depende em linguagens de programação abertas e gratuitas.
Today's verdict that Android makes fair use of Java APIs represents a win for the Android ecosystem, for the Java programming community, and for software developers who rely on open and free programming languages to build innovative consumer products
Mesmo com esta vitória, a Google deverá manter o seu movimento de remoção do Java do Android, integrando outras linguagens de programação e o OpenJDK.
Esta não é a primeira vitória que a Google tem neste caso. Em momentos anteriores a Oracle acabou sempre por recorrer e por conseguir reverter as decisões, mas poderá ser desta que finalmente o caso fica resolvido.
Este artigo tem mais de um ano
No fundo todos sabemos que na verdade a Oracle quer é faturar algum a conta da Google por mais nobres que sejam as suas intençoes…
O júri foi comprado!
Não tem jeito nenhum, copiaram e colaram código, mas safam-se por serem os maiores lobbyistas dos EUA!
E que tal fundamentares o que dizes?
Ele tem toda a razão
https://theintercept.com/2016/04/22/googles-remarkably-close-relationship-with-the-obama-white-house-in-two-charts/
Copiaram código??…..
Se na altura em que eles “copiaram” o código, ele era da Sun e a esta nao teve problemas com isso, como é que é ilegal agora que foi comprada pela oracle?
“É amor… ai, ai, ai… é amor… É amor!”
Claro Henrique, claro, 9 linhas de código em milhares deve fazer uma diferença!
https://majadhondt.wordpress.com/2012/05/16/googles-9-lines/
Henrique
ora nem mais…tens toda a razão…ainda por cima agor atoda a gente vandaliza a utilização devms que é uma descuberta da SUn, e pertença da Oracle…mas dados estes casos…parece ser mais pertença de todos…até a Microsoft gamou…credo..
Grande dia para a google,Android e toda a comunidade Java, espero que a Oracle se deixe de tretas de uma vez por todas…
Para a comunidade Java? O Java é da Oracle. Se não gostam dela, usem outra coisa!
Há quem diga que vão mudar para swift
O Java era da Sun, e quando foi disponibilizado foi feito com determinadas regras. Depois foi comprado pela Oracle e como a Google factura q.b. a Oracle quis mudar essas regras a meio do jogo com efeitos retroactivos, e pela segunda vez levou um redondo “não”. Mas o dano maior foi o de ter posto toda a comunidade Java a pensar que se calhar o melhor é saltar o barco antes da Oracle pensar que tem direito a alterar mais alguma coisa retroactivamente.
Quem vai acabar por perder será a Oracle, o Java é muito popular na actualidade e isso deve-se maioritariamente ao sistema Android, se o Android abandonar o Java irá diminuir drasticamente a sua popularidade (Java) e consequentemente menos necessidade de recorrer aos serviços da Oracle.
errodo..
O java é popular porque foi uma descuberta brutal..
A MS , a Google, e milhentas empresas pelo mundo ao usurparem a tecnologia, elas proprias reconhecem ovalor do java…esquece o Java já era jáva décadas antes do Android sequer aparecer…o que dizes não faz nenhum sentido!
Larry Elisson vs Google… quem rouba quem ?
Isto é só o Round1!
Pois é, a Oracle ainda vai recorrer…
http://www.fosspatents.com/2016/05/heres-mountain-of-willful-infringement.html?m=1
Na verdade isto já vai no terceiro round. O segundo round foi uma vitória com um sabor amarguíssimo a derrota: concederam à Oracle que podia ser sujeito a copyright, mas que não havia nada a ganhar disso. Agora foi uma derrota com sabor a derrota e humilhação mesmo. Creio que nos próximos será pior e eventualmente a Oracle será admoestada pelos tribunais por andar a os fazer perder tempo, como aconteceu à Apple há um par de anos.
A Oracle devia ter vergonha!
errado!
A Google é que devia ter vergonha!Não so a google, a Microsoft e todas as outras também.
A Google ainda meto o GO como linguagem de programação oficial do Android ehehe 🙂
” poderá ser desta que finalmente o caso fica resolvido.”
È mais provável a vaca com asas do António Costa voar que isso acontecer.
Loool, o António Costa não tem asas! Calma aí!
😀
“Mesmo com esta vitória, a Google deverá manter o seu movimento de remoção do Java do Android…”
Se o android é praticamente 100% java, como vai a google retirar o java do android?
Tens isso no resto da linha, só tens de ler tudo e não recortar ao que interessa:
“…integrando outras linguagens de programação e o OpenJDK.”
Parabéns Google.
A compra que a ORACLE fez com a esperança de ganhar uma fortuna com o Android saiu furado
Errado!
A oracle realmente comprou por interesse, mas não foi de ganhar dinheiro com o Android…mas sim com o java…se lesses a noticia irias perceber porquê!