Google vai implementar o padrão RCS já este mês com a sua app Mensagens
A Google tomou para si a tarefa de implementar o padrão de comunicações RCS, ou Rich Communication Services. Em vez de esperar pelas várias operadoras, a tecnológica quer trazer a próxima geração de comunicações e mensagens aos dispositivos Android e fá-lo-á através da sua Google Play Store.
Já no final deste mês, em países selecionados, os utilizadores Android terão uma nova opção.
Com efeito, será em França e no Reino Unido que os utilizadores vão poder optar pelos serviços de troca de mensagens RCS da própria Google. Já, com o passar do tempo, esta mesma solução deverá expandir-se a mais países com o passar do tempo. Aliás, é possível que tal venha a chegar a todos os dispositivos Android.
A Google quer implementar o padrão RCS
De acordo com a peça do The Verge, a tecnológica norte-americana não quer esperar pela iniciativa das várias operadoras. Em vez disso e através da sua própria aplicação, Mensagens para dispositivos Android, tratará de implementar este padrão. Mas, antes de mais, o que é que nos oferece de especial o padrão RCS?
Atualmente, nos quiçá já raros casos em que enviamos uma SMS, estamos limitados aos 160 caracteres. Acima disso e a mensagem é automaticamente convertida em MMS. Ora, é exatamente isto que o padrão RCS quer resolver, eliminar esta restrição e suportar até mesmo grupos de chat, tal e qual no WhatsApp, por exemplo.
Além disso, o padrão RCS torna possível as chamadas de vídeo, ou chat por vídeo sem ser necessário qualquer outra aplicação, nem mesmo a Duo. De igual modo, será possível enviar e partilhar ficheiros de maiores dimensões através daquilo que até então era uma simples SMS. As possibilidades são imensas.
Porque é que ainda não temos o padrão RCS?
As causas para tal são diversas. Em primeiro lugar, porque tal obriga a um investimento e, necessariamente, tal só será feito quando o mercado o pedir. No entanto, estamos satisfeitos, em larga maioria, com os típicos SMS para enviar uma mensagem casual quando a necessidade assim o exige.
Já para tudo o demais, existe o WhatsApp e serviços similares. Até ao momento, não surgiu a necessidade, ou pressão para implementar este padrão que, infelizmente, ainda não oferece encriptação de ponta a ponta. Este quesito é extremamente importante na garantia de privacidade para as nossas comunicações.
Acima podemos ver o que esta app gratuita na Google Play Store poderá fazer. A troca de mensagens de texto, vídeo e imagem. A opção de enviar ficheiros em anexo, ou simplesmente ter a confirmação que o remetente leu a mensagem.
A app Mensagens, disponível na Google Play Store
Futuramente isso mudará e o primeiro passo será dado com esta aplicação gratuita para Android. A Mensagens, disponível na Google Play Store implementará este padrão, em primeiro lugar nos países supracitados. Já, com o passar do tempo, deverá chegar a mais regiões e a mais dispositivos Android.
Acreditamos que a comunicação, especialmente a troca de mensagens, é altamente pessoal. Por isso, os utilizadores têm o direito à privacidade das suas comunicações. Nesse sentido, estamos perfeitamente empenhados em encontrar a solução para os nossos utilizadores. Afirmou Sanaz Ahari, um dos colaboradores da Google, responsável pela aplicação Mensagens Android. O mesmo acresceu ainda - o objetivo é criar uma experiência de utilização simples e que funcione para todos.
Go full on and make Messages the defecto app for messaging on #Android
Run the whole thing yourself. Make it end to end encrypted. You've had years to get messaging right. With #facebook about to tear #WhatsApp apart something is needed.https://t.co/SybnPnbO6b— Christopher (@spackmc) June 18, 2019
Deste modo ficamos a saber que a empresa norte-americana está a levar muito a sério esta empreitada. Sempre com o objetivo de criar soluções simples e acessíveis ao máximo possível de utilizadores. Uma fórmula transversal a vários dos seus produtos e nas mais variadas áreas.
A Google quer trazer a encriptação de ponta a ponta com o padrão RCS
A Google distribuirá gradualmente este padrão através da sua app Mensagens Android. Aí, a partir da Google Play Store, poderemos assim usufruir da aplicação que nos trará um novo padrão de segurança. Note-se, contudo, que para tal funcione em pleno ambas as partes devem utilizar a app Mensagens da Google.
A aplicação, que já vem instalada em vários dos novos smartphones Android, dará aos utilizadores uma nova opção assim que estes abram a app pela primeira vez. Isto claro, começando pela França e pelo Reino Unido já no final deste mês e, se tudo correr conforme o previsto, até ao final do ano chegará a mais mercados.
Os utilizadores serão assim contemplados com uma nova opção, sob a forma do menu colocado acima (imagem). Já, numa outra nota, a Google quer trazer a encriptação de ponta a ponta para o padrão RCS, logo que este seja implementado na app Mensagens Android. Algo que pode demorar a ser executado na íntegra.
Por fim, sabemos agora que a Google está a trabalhar afincadamente neste projeto. Algo que não carece da aprovação das operadoras e que poderá ser implementado sem o aval destas. Resta apenas saber se os utilizadores Android se aperceberão das mudanças, ou se atualmente ainda utilizam as típicas SMS.
Seja como for, é uma mais-valia a chegar à esfera de influência do Android, possivelmente ainda este ano e também em Portugal.
Homepage: Google LLC
Preço: Gratuito
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Google Play Store
Fonte: The Verge
O RCS dispensa a utilização de Dados? Baseia-se na mesma infraestrutura e protocolos usados pelos SMS?
O artigo parece estar a dar a entender isso. Se isto for implementado e o pacote das sms sendo aumentado os Messenger vão ter tendência a morrer.
Não, o RCS precisa de ligação à internet, através de um pacote de dados ou de uma ligação wi-fi. Se não houver passa para as clássicas SMS, perdendo todas as funcionalidades extra. Pelo menos é o que acontece actualmente com a app Messages da Google sobre a rede Vodafone. E sim, em RCS aparece a informação de mensagem recebida e lida e ainda os “pontinhos” a piscar a indicar que a outra pessoa está a escrever.
Obriga a plano de dados? Qual e’ a mais-valia em rela¢ao as outras?
Desilusao.
desde que com isso não se perca privacidade!
pq, por ex., a função de chat ativada na app Mensagens permite à outra parte saber se a “SMS” foi lida ou não, salvo erro. Daí nunca ter ativado.
É idêntico ao iMessage da Apple(?de 2011)
Finalmente…a cereja no topo do bolo.
O Android passa a estar ao nível do iOS
Isto significa que será possível que aplicações distintas troquem mensagens entre si. Assim se for implantando, seria possível enviar uma mensagem a partir do WhatsApp e receber no Telegram, encerrando essa lock-in a que estamos submetidos. É aguardar que resolvam os problemas de criptografia.
Aí ias ter um problema de encriptação, visto que o Telegram e o Whatsapp usam metodos diferentes, para isso acontecer seria necessário cada uma das apps ter uma especie de key que permitisse desencriptar e voltar a encriptar, o que assim de repente parece-me uma enorme falha de segurança.
A Vodafone Portugal, já disponibiliza essa tecnologia 😉