PplWare Mobile

Google terá novidade no teclado do Android que muitos não gostam no iPhone

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Rui says:

    Melhor teclado é português: Hcesar.
    O que é nacional é bom.

  2. Rui Almeida says:

    Eu tenho esta versão beta do Gboard-15.2.03.736047990- em português, e para já não tenho essa opção de mostrar teclas de vírgula e ponto. Neste momento penso que só deve estar presente no Gboard nos Estados Unidos. E para já só deve estar disponível para um número restrito de utilizadores, de certeza.

  3. Rui Almeida says:

    Em breve, os smartphones Android poderá ficar um pouco mais parecido com o iPhone, ?? Mas que frase é esta tão mal estruturada logo no começo da publicação ?? Que português é este ??

  4. Rui says:

    Keyman > Gboard

    O Gboard não possui os teclados: hcesar, camoes, paleohispanic, fenício, formosa, português (internacional), português (programadores), xpert, korean phonetic, mitterhofer, unifon, zhjay, etc.

    O Keyman tem teclados para todas as escritas do Unicode, exceto algumas adicionadas na última versão (Unicode 16), por não terem fonte, e 6 escritas: linear A, cuneiforme, hieróglifos da Anatólia, khitan small script, nushu e tangut. De resto, tem tudo até Tengwar.

    Além disso, o Gboard não é open source e não suporta as minorias.

    Para haver um teclado, primeiro a escrita precisa estar no Unicode e haver uma fonte. A escrita ibérica tem teclado e fonte, mas não está no Unicode. O Unicode dá preferência aos emojis e deixa de lado o suporte a minorias.

    É importante haver alternativas ao Gboard americano e projetos open source. Qualquer pessoa pode criar seu próprio layout de teclado hoje em dia, com dicionário e tudo. O Gboard está ultrapassado.

    • Rui Almeida says:

      Tu é que estás ultrapassado. O teclado mais usado em todo o mundo e ainda diz mal dele. Ganha juízo.

      • Rui says:

        O Gboard pode ser o mais usado, mas deixa de fora muitas línguas e minorias. Num mundo multicultural e de diversidade linguística, isso é ser ultrapassado e uma falha na inclusão.

        No futuro, o padrão LDML do Unicode para layouts de teclado será a norma, e não será uma aplicação como o Gboard a decidir quais tribos terão o seu layout ou não, nos dispositivos móveis. A inclusão deve ser garantida para todos, no mundo digital.

        O Gboard não é open source, tudo o que escreves no Gboard poderá ser enviado para anunciantes, nas melhores das hipóteses, e para a Google e NSA, nas piores. Pois um teclado que precise de internet para funcionar tem a hipótese de ser um keylogger.

    • Uri says:

      O Rui até pode ter razão em relação ao Keyman mas ou algo me escapa ou falha num aspecto bastante básico: as letras brancas mal se conseguem ver em teclas num tom cinzento claro.

      Prefiro ver em que teclas estou a tocar e usar teclados como o Heliboard, Black Keyboard ou Hacker’s Keyboard.
      Desta minha lista apenas o heliboard tem dicionário mas nem por isso deixo de utilizar os outros 2 que estão mais adaptados a ecrãs mais pequenos como os dos telemóveis (ou mesmo a pessoas já com dificuldades de visão).

      • Helder says:

        Só o Heliboard e FUTO servem para Português.
        Têm boa tradução, dicionário PT-PT e escrita por gestos.
        Os outros teclados android de código aberto são lixo.

  5. Pedro Santos says:

    Uso o Typewise portanto nao me vai afetar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.