Google também vai trazer bolhas de cores para marcar as mensagens RCS no Android
Uma das caraterísticas únicas das mensagens do iOS são as bolhas que distinguem o que vem do universo Apple e do Android. Estas têm um pendor psicológico e mostram a diferença entre ambos. Agora, a Google também quer marcar essa posição e vai trazer bolhas de cores para marcar as mensagens RCS no Android.
Google segue o mesmo caminho da Apple nas mensagens
A aposta da Google no RCS está feita e certamente este é o caminho que quer fazer. Procura levar consigo muitas marcas se muitos fabricantes, havendo, no entanto, uma marca que faz questão de se demarcar deste movimento. Falamos da Apple, que insiste em usar o seu sistema fechado.
Por muito que a Google tente que o RCS seja adotado pela Apple, esta já fez ver que quer separar-se dos restantes. Ainda assim, e como se viu com o iOS 17, a Apple trouxe algumas novidades, não necessariamente boas, para estes sistemas conseguirem conviver e comunicar.
Agora, e para elevar ainda mais o RCS, a Google trouxe mais algumas novidades que está a testar. Na sua app Mensagens para o Android, a gigante das pesquisas resolveu colocar marcadores que vão mostrar quais são as mensagens que chegam através deste protocolo de comunicação.
RCS será muito simples de identificar no Android
Esta é agora uma marca virtual bem visível e que os utilizadores podem usar para identificar rapidamente as mensagens RCS. Estes marcadores vão adaptar-se aos temas que o usar no Android e como tal as suas cores vão mudar em função do que estiver aplicado no smartphone.
Por agora esta novidade está ainda em testes e pode ser vista na versão beta 20230615_02_RC00 d Android. Em breve, e como a Google nos habituou, esta versão será aberta a todos e assim dar acesso a esta e mais novidades que vão certamente surgir.
Na verdade, os utilizadores já podiam saber quais das suas mensagens chegavam via RCS. Isso estava dentro das conversas, na forma de um texto apresentado. Com esta nova versão, tudo fica naturalmente mais visível e mais fácil de interpretar.
Este artigo tem mais de um ano
A Google lançou o RCS em 2019. Quatro anos após, atualmente, a empresa anunciou que o RCS tem 800 milhões de utilizadores ativos mensais e espera ultrapassar os mil milhões até final do ano.
Mas o WhatsApp tem mais de 2 mil milhões ativos mensais e é a principal aplicação de mensagens do mundo.
Há alguma coisa que o RCS tem que o WhatApp não tenha? Até a teve primeiro, com a encriptação end-to-end.
Passei a conhecer bem o WhatsApp quando mudei para a MEO e o contrato que tenho, para minha surpresa, tem os MMS pagos à parte, perto 0,5€ – ou seja tenho que usar o WhatsApp.
(Antes, na Vodafone, enviava-os por iMessage, sem custo adicional. Tenho uma dúvida que gostaria que me esclarecessem – o pessoal do Android da MEO tem que enviar os MMS pelo WhatsUp ou pode enviá-las pelo RCS das mensagens Android sem custos adicionais?)
Este post, como outros anteriores, terá os habituais re-nhó-nhós nos comentários- “A Apple tem é que implementar no IOS, acabar com o iMessage e as bolas azuis nas mensagens, que são discriminatórias”.
É óbvio, a esta altura do campeonato que isso não vai acontecer, a Apple vai manter o iMessage introduzindo-lhe novas funcionalidades (fala-se em utilizar também comunicações por satélite).
Por isso, quanto mais depressa a Google esquecer o RCS e quiser partir para um novo protocolo de mensagens, com a Apple, ou fica cada um na sua – no caso do iOS, iMessage + WhatsApp (ou outra app de mensagens idêntica).
Se alguém quiser explicar por que é que RCS é melhor que iMessage + WhatsApp …
MMS? mas que isso? Ja ninguem usa isto, se utilizas o whatsapp ou mesmo o rcs, nao se utiliza o envio de mms, claro que se tu tiveres rcs ativo e a outra pessoa nao, entao antes de enviares a mensagem, vai te dizer que vai ser utilizado o servico de sms ou mms. Eu tenho ativo mas continou a utilizar o whatsapp, pois muitas pessoas nao sabem que o rcs existe, ou outras tem iphones, e claro rcs nao vai funcionar com iphones ou vice versa
A vantagem do RCS é que podes usar o cliente que quiseres no sistema operativo que quiseres.
Todos falam o mesmo protocolo. Acabaram os cenários “há eu estou no whatsapp porque é mais fixe e está lá toda a gente, não mudo!”.
É suposto nascerem apps que suportem RCS e todas falem o mesmo protocolo dando possibilidade de escolha ao cliente final :). Quando compras um telemóvel já terias a possibilidade de te ligar logo a qualquer pessoa com qualquer sistema operativo por chat e não por sms, sem ter que instalar qualquer app adicional e contas adicionais em telegram ou whatsapps.
No fundo apps destas queres mandar msgs, videos, fotos anexos, grupos, outros…
Tivesse a Google comprado o Whatsapp e já tinha mudado tudo para RCS (ou nao 😀 )
Resumindo o que eu escrevi e os dois comentários:
– o pessoal do iOS usa o WhatsApp para enviar mensagens com imagens e vídeos (quanto mais não seja, porque os MMS são cobrados à parte, como no meu caso com a MEO)
– o pessoal do Android usa também o WhatsApp, quer porque há pessoal do Android sem o RCS ativado, quer porque não funciona com iPhones.
Então, se todos usam o WhatsApp para mensagens de imagens e vídeos e o RCS nada acrescenta, vejamos as coisa com distanciamento, em vez do habitual: “a Apple, que insiste em usar o seu sistema fechado” e “a Apple já fez ver que quer separar-se dos restantes”. No iOS usa-se o WhatsApp, tal como no Android.
O RCS acrescenta que não ficas agarrado a uma empresa/app. O RCS não é da Google, é um standard para ser adoptado por todos.
Amanhã a meta diz que tens que pagar pelo whatsapp ou fecha o serviço, o que fazes? É só um exemplo
É só um exemplo? É o único exemplo, enquanto o WhatsApp é uma app, o RCS integra o SO. A Google não se cansa de repetir, como se fosse uma grande vantagem. Mas o RCS não é assim tão inocente. No Android, quem ativa o RCS chat tem que aceitar os termos do serviço da Google.
O RCS não convence grande parte do pessoal do Android, que prefere o WhatsApp ou outra app de mensagens.
Mas há mais serviços de mensagens idênticos ao WhatsApp, multiplataforma. Se o Whats App fechasse usava-se outro serviço, também pelo pessoal do Android que não tem ou não quer o RCS.
A Google a tentar impor o RCS é que não vai a lado nenhum. Se o esquecer e partir para um standard de mensagens comum pode ser. E ainda assim, o pessoal vai preferir o WhatsUp.
Não tem a ver com convencer a malta do Android. Tem a ver com onde as pessoas estão.
Tu até podes usar o RCS mas nao vais usar se os teus amigos ou família também não usarem. Talvez quando sair uma norma na europa a obrigar a usar o standard isto aconteça lol.
Já usei RCS na app de mensagens da google, faz o mesmo que o whatsapp em grande parte. Se uso? Claro que não, tenho toda a gente no whatsapp. Também não vou pedir a todos que mudem. Mas se o whatsapp fosse obrigado a mudar para RCS se calhar ja usava a app da google em vez da do whatsapp