PplWare Mobile

Google também vai trazer bolhas de cores para marcar as mensagens RCS no Android

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Joca says:

    A Google lançou o RCS em 2019. Quatro anos após, atualmente, a empresa anunciou que o RCS tem 800 milhões de utilizadores ativos mensais e espera ultrapassar os mil milhões até final do ano.
    Mas o WhatsApp tem mais de 2 mil milhões ativos mensais e é a principal aplicação de mensagens do mundo.
    Há alguma coisa que o RCS tem que o WhatApp não tenha? Até a teve primeiro, com a encriptação end-to-end.
    Passei a conhecer bem o WhatsApp quando mudei para a MEO e o contrato que tenho, para minha surpresa, tem os MMS pagos à parte, perto 0,5€ – ou seja tenho que usar o WhatsApp.
    (Antes, na Vodafone, enviava-os por iMessage, sem custo adicional. Tenho uma dúvida que gostaria que me esclarecessem – o pessoal do Android da MEO tem que enviar os MMS pelo WhatsUp ou pode enviá-las pelo RCS das mensagens Android sem custos adicionais?)
    Este post, como outros anteriores, terá os habituais re-nhó-nhós nos comentários- “A Apple tem é que implementar no IOS, acabar com o iMessage e as bolas azuis nas mensagens, que são discriminatórias”.
    É óbvio, a esta altura do campeonato que isso não vai acontecer, a Apple vai manter o iMessage introduzindo-lhe novas funcionalidades (fala-se em utilizar também comunicações por satélite).
    Por isso, quanto mais depressa a Google esquecer o RCS e quiser partir para um novo protocolo de mensagens, com a Apple, ou fica cada um na sua – no caso do iOS, iMessage + WhatsApp (ou outra app de mensagens idêntica).
    Se alguém quiser explicar por que é que RCS é melhor que iMessage + WhatsApp …

    • toder says:

      MMS? mas que isso? Ja ninguem usa isto, se utilizas o whatsapp ou mesmo o rcs, nao se utiliza o envio de mms, claro que se tu tiveres rcs ativo e a outra pessoa nao, entao antes de enviares a mensagem, vai te dizer que vai ser utilizado o servico de sms ou mms. Eu tenho ativo mas continou a utilizar o whatsapp, pois muitas pessoas nao sabem que o rcs existe, ou outras tem iphones, e claro rcs nao vai funcionar com iphones ou vice versa

    • Bruno Gonçalves says:

      A vantagem do RCS é que podes usar o cliente que quiseres no sistema operativo que quiseres.
      Todos falam o mesmo protocolo. Acabaram os cenários “há eu estou no whatsapp porque é mais fixe e está lá toda a gente, não mudo!”.

      É suposto nascerem apps que suportem RCS e todas falem o mesmo protocolo dando possibilidade de escolha ao cliente final :). Quando compras um telemóvel já terias a possibilidade de te ligar logo a qualquer pessoa com qualquer sistema operativo por chat e não por sms, sem ter que instalar qualquer app adicional e contas adicionais em telegram ou whatsapps.

      No fundo apps destas queres mandar msgs, videos, fotos anexos, grupos, outros…

      Tivesse a Google comprado o Whatsapp e já tinha mudado tudo para RCS (ou nao 😀 )

    • Joca says:

      Resumindo o que eu escrevi e os dois comentários:
      – o pessoal do iOS usa o WhatsApp para enviar mensagens com imagens e vídeos (quanto mais não seja, porque os MMS são cobrados à parte, como no meu caso com a MEO)
      – o pessoal do Android usa também o WhatsApp, quer porque há pessoal do Android sem o RCS ativado, quer porque não funciona com iPhones.
      Então, se todos usam o WhatsApp para mensagens de imagens e vídeos e o RCS nada acrescenta, vejamos as coisa com distanciamento, em vez do habitual: “a Apple, que insiste em usar o seu sistema fechado” e “a Apple já fez ver que quer separar-se dos restantes”. No iOS usa-se o WhatsApp, tal como no Android.

      • Bruno Gonçalves says:

        O RCS acrescenta que não ficas agarrado a uma empresa/app. O RCS não é da Google, é um standard para ser adoptado por todos.

        Amanhã a meta diz que tens que pagar pelo whatsapp ou fecha o serviço, o que fazes? É só um exemplo

        • Joca says:

          É só um exemplo? É o único exemplo, enquanto o WhatsApp é uma app, o RCS integra o SO. A Google não se cansa de repetir, como se fosse uma grande vantagem. Mas o RCS não é assim tão inocente. No Android, quem ativa o RCS chat tem que aceitar os termos do serviço da Google.
          O RCS não convence grande parte do pessoal do Android, que prefere o WhatsApp ou outra app de mensagens.
          Mas há mais serviços de mensagens idênticos ao WhatsApp, multiplataforma. Se o Whats App fechasse usava-se outro serviço, também pelo pessoal do Android que não tem ou não quer o RCS.
          A Google a tentar impor o RCS é que não vai a lado nenhum. Se o esquecer e partir para um standard de mensagens comum pode ser. E ainda assim, o pessoal vai preferir o WhatsUp.

          • Bruno Gonçalves says:

            Não tem a ver com convencer a malta do Android. Tem a ver com onde as pessoas estão.

            Tu até podes usar o RCS mas nao vais usar se os teus amigos ou família também não usarem. Talvez quando sair uma norma na europa a obrigar a usar o standard isto aconteça lol.

            Já usei RCS na app de mensagens da google, faz o mesmo que o whatsapp em grande parte. Se uso? Claro que não, tenho toda a gente no whatsapp. Também não vou pedir a todos que mudem. Mas se o whatsapp fosse obrigado a mudar para RCS se calhar ja usava a app da google em vez da do whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.