Google prepara sistema de deteção nativo de AirTags e outros localizadores no Android
A chegada dos AirTag da Apple vieram trazer para a ribalta este tipo de localizadores e a sua utilização. Nem sempre as razões são as melhores e as situações de abuso e de utilização indevida estão a crescer.
Importa por isso criar mecanismos de proteção, algo que se baseie na deteção destes dispositivos. A Apple já o fez para o Android, mas a Google quer criar a sua alternativa que deverá estar a chegar ao Android.
Apple tem app para detetar AirTags
Os AirTags da Apple mostraram ao mundo o interesse numa tecnologia que já existe há muitos anos. A prova disso são as opções existentes no mercado antes da proposta da Apple e que continuam ser usadas nos dias de hoje.
Algo que estes localizadores da Apple trouxeram foi a sua massificação e o perceber que podem ser usadas para seguir pessoas, mesmo sem estas saberem. A gigante de Cupertino já criou mecanismos para evitar estes abusos, tendo até preparado uma app para o Android.
Google quer uma alternativa para o Android
Do que foi possível ver na última atualização dos Google Play Services (22.12.13), a Google parece ter algo a ser preparado nesta área. Várias strings mostram que vai existir um sistema de deteção de tags, estando já a ser preparado.
O código presente mostra que a Google não se vai focar apenas num modelo óbvio, os AirTags, mas vai mais longe. O sistema de deteção deverá focar-se na proposta da Apple e também nas suas concorrentes. Presentes estão as strings ATag, Tile tag e Finder tag. Se as duas primeiras são óbvias, as últimas deixam muitas dúvidas.
Proteger contra o efeito dos localizadores
A somar estas strings foi possível ativar uma nova opção nos Google Play Services do Android. Esta tem o nome "unfamiliar device alerts" e irá permitir ativar o sistema de deteção de AirTags e outros localizadores, apresentando uma notificação aos utilizadores.
Não se sabe quando é que esta novidade será materializada no Android, mas presume-se que possa chegar muito em breve. Cada vez mais vemos situações de abusos com o AirTag Apple e por isso a Google deverá querer dar a proteção necessária aos seus utilizadores rapidamente.
Este artigo tem mais de um ano
Aposto que os fabricantes (ou outros espertos) desses localizadores vão inventar uma maneira de os ocultar dessas actualizações