Google deixou de ser o motor de pesquisa do Android na Rússia
Há alguns meses que a Rússia iniciou um processo de tentativa de controlar as empresas estrangeiras que operam no país. São vários e conhecidos os processos que tem a decorrer contra várias gigantes tecnológicas e que podem levar a que sejam expulsas.
Depois de várias tentativas, foi finalmente conseguido pela Yandex que a Google deixasse de ser o motor de pesquisa padrão no Android, pelo menos em território russo.
Esta medida era pedida há já muito tempo pela Yandex, o o maior motor de pesquisa russo, que pretendia que Google passasse a dar aos utilizadores a possibilidade destes escolherem qual o serviço usado para a realização de pesquisas na Internet.
A Google sempre se negou a esta mudança, mas a verdade é que a partir da versão 60 do Chrome passa a ser apresentado aos utilizadores russos uma zona onde devem indicar se querem usar o Yandex, o Mail.ru ou a Google.
Esta era uma mudança que já antes era possível, diretamente nas configurações do Chrome, mas que desta forma fica mais simples para os utilizadores menos experientes.
A Yandex é, segundo os seus próprios números, o motor de pesquisa mais usado na Rússia, batendo a Google por larga margem. A sua intenção com esta medida é transpor o seu domínio para as plataformas móveis, uma zona dominada e controlada pela Google.
Para além desta medida, e como resultado do acordo estabelecido, a Google foi ainda obrigada a pagar uma multa de 7,8 milhões de dólares e garantir que os fabricantes de smartphones respeitam esta decisão e mantêm aberta a possibilidade de escolha do motor de pesquisa.
A vitória russa pode abrir portas a que medidas similares venham a ser aplicadas noutros países, nomeadamente na União Europeia, onde vários processos de monopólio estão a ser avaliados, por práticas semelhantes.
Via Yandex
Este artigo tem mais de um ano
“A Yandex é, segundo os seus próprios números, o motor de pesquisa mais usado na Rússia, batendo a Google por larga margem”
De facto é o mais usado na Rússia, mas não bate o Google por “larga margem”. Os números deles são bastante exagerados e já no último ano estiveram mais vezes abaixo do Google do que acima.
Fonte: http://gs.statcounter.com/search-engine-market-share/all/russian-federation/#monthly-201607-201707
Esta expressão diz muito e foi usada de proposito:
“segundo os seus próprios números”
+1
Russos… what else?
Sim sim, eu percebi 😉
Mas eles (Yandex) devem pensar que as pessoas não conhecem outros sites na internet que dão informação mais imparcial…
Até me pergunto como a Yandex consegue ver quantos utilizadores são “infieis” 🙂
Eles afirmam no desktop. O que é verdade.
http://gs.statcounter.com/search-engine-market-share/desktop/russian-federation#monthly-201607-201707
Não, não afirmam… O filtro no site deles está para “All device types”.
http://prntscr.com/g68clk
isso em território russo até podem ter ganho a batalha, mas estão longe de ganhar a guerra a nível mundial, logo mesmo que o android deixe de ter o motor google como motor de busca predefinido, quem o usa vai continuar a usar na mesma, não é por ai…
isso em território russo até podem ter ganho a batalha, mas estão longe de ganhar a guerra a nível mundial, logo mesmo que o android deixe de ter o motor google como motor de busca predefinido, quem o usa vai continuar a usar na mesma, não é por ai…
Eu próprio uso mais o Yandex do que o google.
Portanto compras um iPhone e o motor de pesquisa por defeito é Google, compras um Android e é Yandex.
I.e. o open source pode-se dizer que “a mão que dá, é a mão que tira”
isso é uma questão de escolha,eu particularmente só uso o duckduckgo que pra mim é o melhor ,eu não uso os serviços da google com exceção do gmail que só uso pra acessar a play story,é a única coisa que serve.mas também é uma questão de escolha.
E essa Yandex quando é que vai pagar multas por ter posição dominante?