Google lança finalmente Android Find My Device Network
A Google é uma das empresas mais inovadoras do mundo. Mas na área da tecnologia, em alguns segmentos, há empresas que estão muito mais à frente. Hoje a Google lançou finalmente a sua rede de "descoberta" de dispositivo... mas a Apple já tem há muito tempo.
Se tem Android, experimente o Find My Device Network
A Google lançou hoje a rede Find My Device para equipamentos baseados em Android, "copiando" a funcionalidade da rede Find My da Apple, direcionada para localizar dispositivos Apple.
Assim como o Find My da Apple (rede Encontrar em português), a rede Android Find My Device é capaz de usar milhões de dispositivos Android (com Android 9 ou posterior) disponíveis, para "seguir" equipamentos Android perdidos, roubados e/ou desaparecidos. Um smartphone Android perdido é capaz de fazer "ping" a dispositivos Android próximos recorrendo ao Bluetooth, retransmitindo informações de localização ao proprietário.
Do que se sabe, alguns dispositivos, como o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro, serão facilmente localizáveis mesmo quando desligados ou quando a bateria estiver descarregada.
A partir do próximo mês, será também possível localizar outros itens, desde que tenham um chip Bluetooth da Chipolo ou Pebblebee.
A Google anunciou que em breve adicionará suporte para eufy, Jio, Motorola e outras tags. As próximas atualizações de software também tornarão os earphones da JBL, Sony e outros fornecedores "rastreáveis" , sendo possível vê-los na rede.
(https://www.android.com/find-my-device/) Faltou dizer aqui no artigo que esta aplicação-“Encontre o meu dispositivo”(como é assim chamada) só está disponível para dispositivos que tenham o Android 9 instalado pois é o mínimo que aceita.
Sim, também está no artigo.
Exactamente, peço desculpa Pedro Pinto.
faltou foi indicar que isto apenas está disponivel nos Estados Unidos e Canadá
Peço desculpa, a aplicação chama-se “Localizar o meu dispositivo”.
Sim, em PT 🙂
Finalmente e ainda bem. Com a densidade de androids em portugal isto fica bem interessante
Olha, olha, a Google a copiar a Apple.
Que novidade (not).
qual copiar? o da apple funciona só com coisas apple, fechada em si mesmo.
Android tens tags de várias marcas, compatibilidade e integração.
Escolhe bem o que queres
No iOS não tens tags de várias marcas?
Confirmo, tenho algumas tags xing ling e funcionam na perfeição 😉
Exatamente. Tenho aqui 3 ou 4 marcas e, tirando o UWB… tudo está impecável.
Concordo que a Apple lançou primeiro e é uma coisa “fácil” de fazer desde que você tenha controle sobre o hardware, o que a Google não tem. Pra quem dúvida que é fácil, pra quem tem conhecimento, o Microcontrolador esp32 da Espressif tem uma biblioteca para desenvolvedores que faz isso usando wi-fi e Bluetooth. Ou seja, você consegue fazer isso com um chip de 2€ sem muita dificuldade. O grande problema da Google é a segurança. Pois devido ao não controle do hardware pode ser fácil isso ser burlado.
Também é possível usar a rede da Apple para desenvolver o próprio gadget que possa ser encontrado como um “Airtag”: https://github.com/seemoo-lab/openhaystack
As bicicletas eléctricas da VanMoof usam essa tecnologia para rastreá-las em caso de roubo.
Ambos se copiam um ao outro e isso é bom para que as boas ideias estejam disponíveis a toda a gente.
Neste caso a Google copiou a Apple mas o contrario acontece muitas vezes também
Ou seja, como a malta anda sempre com o telefone na mão ou no bolso, vão saber sempre onde andam os malandros dos telefones.
Assim: Queres o comprimido azul ou o vermelho?
essas suspeitas não são assim desde o dia que inventaram os telemóveis?
Suspeitas?
Quais suspeitas?
os telefones provavelmente estão em casa sempre
já os telemoveis nao precisam disso porque têm uma coisa chamada localização ou pings de antenas de comunicações
tira lá o teu chapéu de papel de alumínio
Mas isto já não existia há largos anos?
No mínimo a 5 anos que o android tem o find my device… Não entendo a notícia!
Sim, tinha, mas para saber a posição actual do smartphone, este tinha de ter acesso à internet, o que agora deixa de ser necessário, pois comunica essa informação via Bluetooth com outros smartphones na proximidade, que (mal) tenham acesso à internet, comunicam a posição do dispositivo ao dono… e com esta nova rede, também é possível localizar dispositivos que apenas tem uma ligação Bluetooth, o que anteriormente não era possível, por depender de acesso à internet…
Qual é o link para descarregar a app?
Eu não conheço o serviço Find da Apple mas conheço o da Samsung que tem o Find My Device ha muitos anos e que inclui Tags para pôr nas chaves, carteira, carro, bicicleta, mala de viagem, etc. Acho estranho este artigo só falar da Apple quando em Portugal há mais Samsung do que Apple. Será que esta nova funcionalidade Android não vai ser compatível com os Tags da Samsung?
As Tags da Samsung “falam” diretamente para a plataforma SmartThings Find. Logo, possivelmente, as tags compatíveis com Find My Device não serão compatíveis com o serviço da Samsung. Um dos “defeitos” da rede Samsung é que o utilizador Samsung tem de ativar manualmente a sua conta SmartThings Find, o que quase ninguém faz isso. Como tal, não sendo um serviço nativo, de arranque imediato logo após o configurar o telefone pela primeira vez, a rede fica muito aquém. Apesar, atenção, se ter mais funcionalidades que a rede Encontrar da Apple. A vantagem da Apple é que domina o sistema operativo e tem esses serviços a arrancar nativamente.
Muito provavelmente a Samsung não quererá perder esse serviço para a Google, mas vamos ver.
Obrigado Vítor pelo teu input, a verdade é que eu estou bastante satisfeito com o funcionamento da rede pelo que pensava que que vinha activado por defeito.