PplWare Mobile

Google garante que o sideloading de apps no Android não vai desaparecer

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Max says:

    Olha a novidade …. O sideloading não desaparece – as lojas alternativas é que vão desaparecer. As novas condições da Google, segundo o fundador do F-Droid:
    “Os desenvolvedores de apps do Android em todo o mundo serão obrigados a registar-se centralmente na Google. Além de exigir o pagamento de uma taxa de registo e de se concordar com seus termos e condições (não negociáveis e em constante mudança), a Google também exigirá o upload de documentos de identificação pessoal, incluindo identificação oficial, pelos autores do software, bem como a enumeração de todos os “identificadores de aplicações” exclusivos para cada app que deve ser distribuído pelo desenvolvedor registado”.
    Como o F-Droid não espera que os developers que lá colocam apps façam isso, corre o risco de fechar. Idem para outras lojas de apps.

  2. Dev says:

    Os programadores que não se registarem não podem distribuir as suas apps em lado nenhum.
    Elas não vão poder ser instaladas. Bravo, Google!

    • Alcina Mendes says:

      Acho muito bem que obriguem! Muitíssima gente no planeta usa apps de bancos e ao fazer sideloading de apps que acham que são seguras, na realidade são cavalos de tróia. Um Dev ao registar-se pelo menos há alguma informação / tracking dele. Parece-me muito correto

    • Kushinadaime says:

      O que está escrito é o oposto.
      Além disso não se vê escrito em lado nenhum que não se sabe nada acerca dos Hobbiyst developers (que não são eles próprios “programadores principais” a tempo inteiro), e que a google desde sempre disse apenas e só que eles iam ter condições diferentes e mais nada, é a única coisa que se sabe acerca deles.
      Suponho que os Hobbyist developres são os programadores de quase todo o software que interessa ao público geral que está fora da Play Store.

      • Dev says:

        Para estudantes, professores e hobistas haverá conta gratuita sem ID, mas só poderão destribuir as apps por um numero reduzido, <100 dispositivos, com certeza.

  3. josek says:

    Até a própria Play Store tem malware, vêm agora com a desculpa…quero ver como se vão safar com isto na União europeia, vou já comprar as pipocas…

    • Rui says:

      A Google já faz scan de todas as apps com o Play Protect. Vão se safar, pois não estão a proibir o sideloading, só a pedir aos devs para se registarem, mostrar ID e pagar taxas anuais.

      • josek says:

        Duvido que se safem, é uma forma de dificultar o sideloading com o pretexto da segurança, se continuarem com esta abordagem mais tarde ou mais cedo vão receber uma “chamada” da UE. E o Play Protect não é infalível, muito malware é removido todos os anos que nem sequer deveria ter entrado.

        • filos says:

          O Play Protect não é infalível. Conheces algum sistema de segurança que seja infalível?! looooooooool

        • Alcina Mendes says:

          Nenhum antivírus ou similar (ou um sistema de segurança) é infalível e todos melhoram com o tempo. Mas para dar liberdade na programação, abrem outras possibilidades de contornar o sistema. Mas fácil não é.
          Mais de 99% dos utilizadores não descarrega nada que não seja de lojas oficiais (Google, Samsung, Honor,…) e para os poucos que querem “sideloading”, se deixas instalar APK de qualquer fonte, tens que assumir o elevadíssimo risco.

          QUALQUER dev que se dedique a fazer apps pode simular no pc e pode criar uma conta para distribuir a sua app. Mas aí passa pelo “antivírus” e o cliente final pode ter uma confirmação de “baixo risco”.

          Acho que devem continuar a permitir sideloading mas automaticamente ligar uma “flag” para apps de bancos etc em que algo fora do controlo está instalado (estilo root para o Samsung Knox) e aí a App pode decidir funcionar ou não. Há ainda em Portugal demasiadas apps que obrigam ao sideloading (jogos da santa casa da misericórdia por exemplo) e é inaceitável.

        • Max says:

          Por que é que a Google irá receber uma “chamada” da UE – quando alega que é para segurança dos utilizadores? A UE também não obriga a Apple a deixar instalar no iOS apps de lojas alternativas sem controlo. Anda por aí uma fantasia qualquer com a UE.

  4. papamoscas says:

    Isto não é contra o malware ou vírus. É simplesmente para impedir a pirataria de APPS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.