Google ativa opção no Android que permite aos chefes ler mensagens
A Google ativou uma nova funcionalidade no Android que muda completamente o cenário para os telemóveis empresariais. Afeta as mensagens RCS e permite que as mensagens trocadas sejam lidas, mesmo pelos chefes, algo que muitos não querem e consideram uma violação de privacidade.
Google ativa nova opção no Android para o RCS
Os telemóveis empresariais tornaram-se uma necessidade diária para muitos colaboradores. São a ferramenta que permite responder a e-mails urgentes, coordenar reuniões ou resolver qualquer problema quando estão fora do escritório. É exatamente isso que torna esta mudança da Google controversa. Afeta diretamente as mensagens RCS.
A Google ativou uma funcionalidade de arquivamento e interceção de mensagens RCS nos dispositivos Pixel, totalmente gerida por empresas. Nos telemóveis empresariais, a empresa pode guardar as mensagens antes que sejam encriptadas, desde que se use o Google Mensagens. Isto significa que estas podem ser lidas.
No entanto, isto não representa uma violação da privacidade que seja motivo de alarme. Afeta apenas os telemóveis Android propriedade e geridos pela empresa. Quando um telemóvel é corporativo, mesmo que o colaborador o utilize também fora do horário de trabalho, a empresa tem permissão legal para ver e registar o que é feito, sempre dentro dos limites estabelecidos por lei e pelas normas internas.
Permite aos chefes ler mensagens e ninguém gosta
É aqui que entra esta nova funcionalidade: a Google está a ativá-la para que as empresas que precisam de cumprir regulamentos específicos possam auditar as suas comunicações. Isto já acontece na prática com os e-mails corporativos há anos. A diferença é que agora este nível de controlo também se estende aos chats RCS.
Para evitar mal-entendidos e frustrações, a Google adicionou uma notificação ao dispositivo móvel, para os colaboradores saberem desde o primeiro dia que esta monitorização está ativa. A ideia não é espiá-los, embora muitos certamente se aproveitem disso, mas sim ter um maior controlo, mais uma vez, sobre o telemóvel Android corporativo.
Uma das maiores dúvidas que provavelmente terá é se esta monitorização também afeta aplicações como o WhatsApp, Telegram, Signal ou outras similares. Estes já têm encriptação própria, servidores próprios e não permitem este tipo de controlo. Era de esperar que muitos funcionários se revoltassem. Temem que uma ferramenta que utilizam diariamente, e por vezes até para conversas pessoais, possa ser revista pelo chefe.





















Sempre disse, não misturar vida pessoal com a profissional/laboral.
Ter a conta da empresa e contas pessoais no mesmo telemóvel que é gerido pela empresa é má política.
Mesmo que não se tenha nada a esconder, nunca se sabe o que pode ser mal interpretado….
Até mesmo no PC de empresa evito ao máximo misturar a vida pessoal…
como em qualquer plataforma controlada pelo trabalho.
fácil, não misturem mensagens de trabalho mensagens pessoais.
Qual plataforma? Sabes ao menos do que estás a falar?
As empresas que utilizam o teams por exemplo, também expiam o que os colaboradores escrevem? Claro que não.
Que gostes muito da Google ainda compreendo, mas não te ponhas a inventar sobre o que não percebes.
ai claro que sim. nao és admin de nenhum, pois nao?
seja por pw reset seja por compliance review
Cuidado.
A AÍ vem aí para tratar do teu compliance review e do teu reset
Não espiam porque não querem/não têm a necessidade. Porque se quisessem, tenho a certeza que o backend do Teams para empresas permite ver tudo.
Acho bem.
Um recurso corporativo é para ser utilizado no âmbito do trabalho corporativo e o trabalho corporativo deve poder ser auditado pela própria corporação.
Quem quiser mandar mensagem particulares que o façam com o seu próprio telemóvel.
Simples, o telefone da empresa é para ser usado para assuntos da empresa.
não é linear, muitos bens são extensiveis a uso pessoal, pc, telefone, tablet, carro, etc.
no caso do telemovel até podes passar o teu numero para a conta da empresa para não teres numeros distintos, é o eu tenho
em PT e alguns paises da europa tal não é permitido
E ainda bem!
Ditadura já chega a que temos, que já é de mais.
Não percebo qual a dificuldade em entender que conhaque é conhaque e serviço é serviço. Misturar as duas coisas revela chafurdice.
O meu trabalho é onde arranjo o taco para ir para a farra. Nada de misturas.
Mas aqui é simples, um telefone de empresa e mais nada e um pessoal, problema resolvido e sem mais chatices…
Isto é assim, nós sabemos que em Portugal se fizeram 300 mil escutas em 3 anos, só no âmbito de um processo. Mentiram sobre as mesmas para justificar um golpe de estado e ainda por cima foram divulgadas pelo MP na praça publica, expondo toda a gente porque com tanta devassa não foram capazes de encontrar um cabelo sequer. Só para refletir.