Gboard da Google agora tem uma área de transferência. Saiba como o usar
O teclado da Google tem sido alvo de melhorias e de pequenas otimizações, colocando-o num patamar de destaque no universo Android.
Depois de o vermos chegar com a novidade do teclado flutuante, eis que a Google lhe dá outra melhoria. O Gboard tem agora uma área de transferência própria, onde pode guardar os seus textos.
Esta novidade do Gboard vem trazer a este teclado algo que era pedido há já algum tempo. Os utilizadores queriam ter a possibilidade de guardar e usar pequenos trechos de texto, que usam de forma recorrente.
A Google esteve atenta e esta novidade chegou agora à versão beta deste teclado, devendo chegar muito em breve para todos, na versão final do Gboard, disponível na Play Store.
Aceder à área de transferência do Gboard
Por agora a novidade está apenas presente na versão 7.7 (acessível via programa de teste). Quem a tem já instalada só precisa de carregar no G e depois nos 3 pontos para aceder às opções.
Aqui vão ver a novidade Área de transferência. Ao selecionarem-na, veem logo os textos guardados , sendo cada cartão um texto específico que o utilizador criou para usar mais tarde, em qualquer campo de texto.
Usar a área de transferência do teclado da Google
Para usarem um desses cartões, e o respetivo texto, só precisam de lhe carregar continuamente. Ao colocar a área em azul, vão ver surgir um destaque no cartão e 3 opções: usar, colocar marca ou apagar.
Como gerir os textos do Gboard
Estes textos podem também ser editados em grupo. Só precisam de carregar no lápis que está do lado direito para poderem depois selecionar os cartões em que querem agir.
Depois de selecionados, estes podem ser colocados no lixo (apagados) ou marcados como sendo para estar fixos no início e logo mais acessíveis.
Para adicionar uma nova nota de texto, só precisam de carregar no sinal + na interface dos cartões, e depois adicionar o texto que pretendem guardar e ter acessível facilmente.
Esta é mais uma excelente novidade no Gboard, tornando-o ainda melhor. Pode ser que num futuro breve a Google comece a sincronizar estes pedaços de texto e assim torná-los acessíveis a vários dispositivos.
Mais dicas para usar no Gboard
Este artigo tem mais de um ano
Ainda prefiro o Swiftkey!