PplWare Mobile

Crie uma app de meteorologia em menos de 5 minutos


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. DC says:

    Bom artigo. Deixo algumas sugestões:
    1. Usar const em vez de let
    2. Usar request-promise, axios ou fetch com async/await (evitar callbacks)
    3. Usar try/catch com JSON.parse
    4. Colocar uma nota sobre as melhores praticas em relação a api keys (ou qq informacao mais sensivel), recorrendo, por exemplo, a environment variables. (seja pelo SO, ou melhor ainda, usando dotenv)

    • DC says:

      Acrescento que a biblioteca request (e maioria delas) tem pode receber opcções no primeiro parametro (objecto) onde se pode colocar a flag json: true, e evita-se ter de usar JSON.parse

      • Marco says:

        coloca aqui uma versão com as tua alterações para o pessoal ver as diferenças.

          • Marco says:

            obrigado, era de valor o pessoal do Pplware aproveitar o teu exemplo e incorporar no artigo.

          • DC says:

            Isto é como tudo, há N formas de resolver o mesmo problema. O código do artigo funciona, apenas apresentei sugestões, umas mais relevantes que outras.
            Eu quando comecei a aprender nodejs também não seguia todas as “melhores práticas” mas acho que aqui tem vários pormenores que não ajudam: usar let onde devia ser const, parse desnecessário e apikey no meio do código.
            Este ultimo ponto é bastante importante porque é assim que muitos destes dados vão parar a quem não devia; o pessoal pega neste código, cria um repositório publico no github e lá se foi a apikey.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.