O futuro dos smartphones? Para a Samsung é o smartphone dobrável
O primeiro smartphone dobrável da Samsung chega já no dia 20 de fevereiro, juntamente com os novos smartphones Galaxy S10. Contudo, este dispositivo futurista será muito mais do que apenas um novo dispositivo móvel…
O smartphone dobrável marcará o novo rumo da Samsung para a próxima década. Algo que transparece numa recente nota à imprensa. Agora, estamos prontos para o conhecer!
É um conceito que tem sido desenvolvido há já vários anos pela fabricante sul-coreana. Algo que inicialmente não passava de um sonho mas que gradualmente se foi materializando.
Mais recentemente, no CES 2019 já vimos o primeiro smartphone dobrável, não da Samsung mas com uma abordagem similar. Vimos ainda diversas TVs e grandes ecrãs a apostar neste novo formato.
Samsung está preparada para apresentar smartphone dobrável
Em suma, após vários anos em fase de protótipo, a Samsung quer trazer este novo produto para as lojas. Quer revolucionar o mercado dos smartphones e dispositivos móveis.
Quem o diz é um dos executivos de mais alto nível dentro da Samsung. Mais concretamente, Hark-sang Kim num recente comunicado à imprensa. A marca está pronta mas resta saber se o mundo também está.
É impossível continuar a aumentar o tamanho do ecrã
Uma constatação com que certamente muitos dos nossos leitores concordarão. Os smartphones são grandes. Demasiado grandes para serem utilizados confortavelmente. Aliás, quando foi a última vez que colocou o smartphone no bolso sem sentir algum incómodo?
A Samsung não é alheia a estas (legítimas) preocupações do consumidor. Nesse sentido, começando por deixar bem claro que neste momento é impossível aumentar o tamanho do ecrã.
Não sem que isto resultassem em smartphones absurdamente grandes e nada cómodos. Aliás, algo que atualmente já pode ser dito de uma vasta panóplia de dispositivos móveis.
O próximo passo? Ecrãs flexíveis e o smartphone dobrável
Nesse sentido relembremos a apresentação dos novos ecrãs Infinity Flex Display em finais de 2018. Foi durante a Samsung Developer Conference (SDC) que os ficamos a conhecer.
Agora, para 2019 ficaremos a conhecer a sua primeira aplicação prática. O primeiro smartphone dobrável que poderá efetivamente chegar às mãos dos consumidores.
A Samsung não voltará a sacrificar a portabilidade dos seus dispositivos móveis só para colocar um ecrã ainda maior. Daqui em diante, para ecrãs de grande dimensão o formato utilizado será o dobrável.
Dúvidas houvesse, ficam agora desfeitas. Estando a trabalhar neste conceito desde 2011, volvidos 8 anos teremos finalmente um produto pronto para o grande mercado.
A Samsung chama-lhe uma “nova era”. Concorda com esta afirmação?
Este artigo tem mais de um ano
A minha opinião é que não será uma tecnologia para todos, não pelo preço esorbitante que terá mas também pela sua utilidade.
Outro ponto é, se é dobravel uma parte da traseira tem de ter material que permita tal, ou seja fica feia como a nova TV LG dobravel que tem uma traseira horrivel, mas nas TV não se vê.
Outro problema é, mesmo que seja dobravel o telefone ficará com o dobro da espessura, se hoje em dia já é dificil fabricar um telefone fino com todo os componentes, agora vamos ter o dobro. Vamos esperar para ver mas é a minha opinião.
O ecrã tem 1mm de espessura no máximo á imagem dos que se usam já
Os smartphones ao inicio também não era tecnologia para todos. É uma questão de tempo
Eu acho que é um avanço incrível, mais não vai substituir o smartphone não maleável. Vai ser passageiro igual a tecnologia 3D