Fim das chamadas de spam! Novidade do Google vai ajudar a denunciar e a bloquear
Tem sido cada vez mais normal os utilizadores dos smartphones receberem chamadas de spam ou de burlas. Esta verdadeira praga poderá ter os dias contados, com uma novidade que a Google está a preparar para a sua app Phone para o Android.
As chamadas de spam estão a tornar-se mais comuns e os utilizadores pouco podem fazer para evitá-las. A boa notícia, se possui um telefone Android, é que a Google tem a melhor proteção contra spam e fraudes neste ramo. As suas aplicações de mensagens e telefone conseguem detetar chamadas de números denunciados ou mensagens suspeitas e permitem-nos bloqueá-las instantaneamente para que não incomodem novamente.
Do que foi descoberto, a versão mais recente da aplicação Google Phone inclui referências a um novo sistema de denúncia de burlas telefónicas e de spam, que será ativado caso a aplicação detete que pode ser uma chamada suspeita. A futura atualização irá melhorar o sistema de bloqueio de chamadas, incluindo um questionário que para poder bloquear futuras chamadas maliciosas.
Por exemplo, uma das perguntas que a aplicação pode fazer é “O que é que o burlão queria?” e pode selecionar que queria o nome, que descarregasse uma aplicação, que teria de ser feito um pagamento ou que pediu a password.
Estas são perguntas que um burlão pode fazer e que nunca se deve responder por telefone, independentemente de quem diga ser. Uma tática normalmente usada pelos burlões é fazer-se passar por um funcionário do banco, que necessita de determinadas informações para proteger a segurança da conta. No entanto, importa lembrar que nenhum banco pedirá a palavra-chave, o PIN do cartão ou a instalação de uma aplicação no smartphone.
Na verdade, esta função da aplicação Google Phone também permitirá indicar quem era o burlão. Por exemplo, podem indicar que o burlão se fazia passar por polícia, funcionário público ou até mesmo amigo. Existe também a opção de clicar em “outra coisa” e escrever exatamente como foi a tentativa de burla.
Os dados obtidos desta forma podem ser utilizados pela Google app para bloquear futuras chamadas suspeitas, mesmo que sejam de outros números de telefone. Embora a app já permita bloquear números de telefone, com esta informação seria possível limitar ainda mais a atuação dos burlões.
Caríssimos, só há uma verdadeira solução nisto: os sistemas das operadoras. As operadoras terem um sistema mais preventivo para bloquear estas chamadas e sms. Por exemplo, assim que for detectado ou reclamado acionar o corte/bloqueio.
Mas assim não rendia milhões às operadoras. Elas ganham muito com os crimes dos outros.
O meu telefone já há muito que deteta chamadas Spam e coloca-as à parte. Se no entanto para o utilizador não a considerar Spam pode considerá-la como uma chamada normal e gravar o nº.
Um dia telefonaram do ActivoBank por causa de um cartão de crédito. Mas eu via app tinha solicitado alterações, por isso era expectável receber a chamada.
A determinado momento a operadora refere que vou receber um SMS para poder aceder à informação, e eu respondo que as indicações do próprio banco dizem para nunca forneceram códigos por telefone.
Criou-se ali um diálogo interessante, pois a operadora não conseguia resolver o meu problema enquanto não lhe fornecesse o código.
Os bancos referem uma coisa, mas depois na prática para poderem prestar determinados serviços, fazem outra!
A chamada era verdadeira.
Exacto! Também já critiquei esse facto!
Quem tiver o meu código de utilizador e multicanal, pode tentar pedir esses códigos SMS.
Ou seja, qualquer utilizador que caia numa pagina phishing fica desde já exposto!
Mas o banco pede exatamente o mesmo código… Que refere nos T&C que nunca irá pedir!
Deviam ter uma code athenticator na sua própria App.
Não seria bem assim. Pois amim tambem já meaconteceu algumas veses eles querem apenas certificar se e o cliente dess conta ou não. E o que masi podem pedir e sem problemaem dar é algarismos aleatórios. Do chamado multicanal.
Isso implica atender chamadas, aturar os burlões e preencher inquéritos. Mais facil uma app que bloqueie à cabeça, quanto aos bancos, usem google ou microsoft authenticator e deixem-se de SMS um produto inseguro que quase ninguém usa hoje
Os burlões conseguem falsificar o remetente, logo estes sistemas de detecção de SPAM são muito limitados no que podem fazer.
No fundo é como mandar uma carta, você pode meter no remetente a sua morada, ou a morada de qualquer outra pessoa ou até nem meter morada nenhuma, e para os burlões é a mesma coisa, eles conseguem meter a aparecer como remetente o número de qualquer outra pessoa nas chamadas e mensagens, e nas mensagens até conseguem meter o nome da instituição que lhes apetecer.
Isto não vai mudar até que o Estado exija que todos os operadores utilizem algum tipo de sistema de autenticação à prova de falsificação do número de telefone do remetente exibido, e deixem de permitir nomes no remetente das mensagens.
Grande parte das chamadas de spam ou phishing que recebo já vêem previamente identificadas pelo Google como potencial Spam. Assim não atendo. Para confirmar que realmente não se trata de apenas um engano, logo de volta para o número não atendido. A norma é que o número não está disponível ou a chamada nem sequer é efectuada.
Isso só me confirma que era Spam ou Burla. Nestes casos, bloqueio o número e denuncio como Spam.