Envio de dados do Android para a China é maior que o esperado
Uma das mais recentes falhas descobertas no Android mostrou a sua vulnerabilidade face a software usado por terceiros. A descoberta mostrou que a empresa Adups estava a recolher dados dos utilizadores, sem que esta recolha fosse autorizada.
Mas uma nova análise a este problema mostrou que ele é bem maior do que o esperado e que, afinal, está a atingir marcas de relevo que se julgavam estar imunes.
Quando a empresa Kryptowire descobriu este comportamento do software da Adups, o seu impacto estava confinado a algumas marcas, sendo a sua maioria da China. Apenas a BLU foi identificada como estando com o problema, resolvendo-o rapidamente.
Mas uma nova análise da empresa de segurança Trustlook veio revelar que afinal há muitas mais marcas a usar este software de actualização do Android e que nessa lista estão nomes bem maiores, como a Lenovo, a ZTE ou a Archos. Ao todo são agora 43 as marcas de telefones que estão identificadas com o software da Adups.
O problema está na recolha de dados que a Adups faz e que envia para os seus servidores, sem o consentimento ou o conhecimento dos utilizadores. Para além de dados menores, como o IMEI, o nome do operador ou o Mac Address, este software recolhe ainda mensagens e o histórico das chamadas dos utilizadores.
Curiosamente, algumas das marcas que agora foram identificadas com o software da Adups tinham negado a sua utilização na altura em que o problema foi reportado.
Quando a Adups foi confrontada com este problema, reconheceu-o de imediato e garantiu que a sua utilização era indevida. Este não deveria estar a ser colocado nesses smartphones pois a sua existência faz parte de um projecto que teve com um fabricante chinês, que o tinha pedido para conseguir controlar o comportamento dos seus utilizadores de forma remota.
Ao utilizar sistemas de actualização que não são os da Google, os fabricantes e os seus utilizadores ficam expostos, permitindo que os seus dados sejam recolhidos sem que dêem por isso. Fica também patente uma das vulnerabilidades do Android, que de base permite estas alterações.
Este artigo tem mais de um ano
Smartphones seguros só com Windows 10 mobile.
NENHUM sistema é 100% seguro 😉
Mas uns mais seguros que outros.
O Windows não tem massa crítica, caso contrário seria tão atacado como o é na versão do Windows normal… são aos milhões os programas malignos para Windows normal. Se o Windows para smartphones tivesse a mesma adesão, também seriam milhões de programas malignos para este, a menos que restringissem à Windows Store, mas como se pode ver pelos outros isso ainda não impediu ninguém de meter aplicações malignas que escapem às verificações das empresas… é tudo uma questão de quão apetecível é atacar algo.
Assim sendo, “mas uns mais do que outros”.
quanto mais popular, disseminado for o os mais riscos de segurança terá pois mais vale apostar em encontrar falhas em um sistema popular que em um com poucos utilizadores, se acertar vai colher muito mais beneficios
Para chamadas e sms usa-se android.
E mesmo assim corre-se o risco de não estar seguro.
Ao ler os teus comentários, vejo em ti o perfil de utilizador que normalmente sofre problemas de segurança…
O que faz o Android que o Windows mobile não faça?
Apps?
Apps… A falta delas no w10
Faz o que qualquer smartphone deve fazer, por exemplo contas… faz lá “2+2:2=” no teu windows phone, agora antes de dizeres que nos outros também dá um resultado errado, usa-os… Tenta lá encontrar um contacto para ligar, ups certifica-te que o número corresponde aquela pessoa… Encontra lá aplicações para isso… Não vale a pena continuar… Agora diz lá alguma coisa que consigas fazer com wp que não consigas fazer com o Android.
Seguro é o Nokia 3310
tenho 1 em azul , grande máquina.
Eu tenho o 3320, que guardo com alguma nostalgia do início da década passada…
Bugdroid :p
Nada de alarmismos. sao 43 marcas em que as unicas que ouvi falar foram a zte e archos.
o problema nao esta no android,esta no “lixo”que vem instlado nos telemoveis chineses(chineses de marca nao de fabrico).
se a propria Adups nao sabia ‘e porque nao esta a processar dados logo podia mandar os numeros bancarios se fosse precisso que ninguem os processava e eram perdidos
A Lenovo não conheces ? A zte é a que fez os Vodafone Smart Ultra … etc
Abc
Sou da opinião que a google devia intervir nesta situação, criando um único Android 7 e fazendo apenas atualizações do mesmo (Android 7.1, 7.2 , 7.N), assim evita a fragmentação por parte das OEMs, e mantém o SO “seguro”
Como no Windows 10 Mobile!
Correto….
E como é que a Google consegue fazer isso se o Android é open source e qualquer pessoa o pode usar para o que bem entender?
Nos com o Google Play sim, devia controlar melhor o que lá está, mas para isso era preciso que eles o quisessem fazer. E obviamente não querem.
A esta altura isso é quase impossível por muitos motivos (comerciais, técnicos, etc). O modelo de negócio do Android não é igual ao da concorrência e isso tem vantagens e desvantagens, mas significa que o que se aplica na concorrência pode não se aplicar aqui. Para dar um exemplo, o Android só é tão popular porque qualquer marca é livre de pegar nele, adapta lo a um aparelho de sua preferência e vende lo. Mas este tipo de liberdade abre portas a marcas que estejam viradas para fins maliciosos. Para o Google poder intervir, também tinha que limitar, proibir, etc o que as marcas podem fazer e ao faze-lo, arriscam se a que as marcas os mandem dar uma volta. A Samsung está farta de ameaçar com o tienzen, por exemplo, que já corre em muitas smarttvs deles (eu tenho uma). Repara que o negócio do Google e publicidade, não vender Android. O Android é só um muito elaborado meio de distribuição. Menos gente a usar Android = menos gente a ver publicidade = menos dinheiro.
Isto é só uma pequena parte do problema. Depois ainda há as questões tecnicas, como os drivers para hardware diferente que as marcas vão usando (câmaras, sensores de tudo, etc) cujo desenvolvimento não é feito nem passa pelo Google.
De uma forma geral, no actual estado da coisa, é preferível ir lidando com estas situações menos positivas caso a caso quando vão aparecendo. Acabam por ser uma gota no oceano.
Esta para nascer o primeiro sistema totalmente seguro e inviolável. E quando tal acontecer, apenas o será por meia duzia de dias ou horas. Nao tenham qualquer ilusão. A segurança de um sistema é dada pelo utilizador, não pelo sistema em si.
Verdade. Mas não é isso que está em causa nesta notícia.
Comprei um Doogee X5 Max na igogo.es, instalei o TomTom e o Strava, começou a aparecer publicidade, ainda pensei que por erro meu de ter aceite alguma coisa que não devia, restaurei o sistema e comecei a ‘brincar’ na net com o browser que vem instalado, icon do internet explorer, aquilo era uma festa de lixo que aparecia do nada, já o vendi novo por um preço ‘irresistível’ 🙁
“Mas uma nova análise da empresa de segurança Trustlook veio revelar que afinal há muitas mais marcas a usar este software de actualização do Android e que nessa lista estão nomes bem maiores, como a Lenovo, a ZTE ou a Archos. Ao todo são agora 43 as marcas de telefones que estão identificadas com o software da Adups.”
lenovo como sempre. se continuar assim vai estragar cada vez mais a sua imagem e acabar como a blackberry. e ainda por cima dar má imagem a tal motorola
Mais um artigo mais uma vez o pplware e os seus autores esquecem que as pessoas não querem saber apenas dos problemas de um S.O. querem também ver soluções. Não é uma crítica vazia, eu uso o pplware com frequência e quero ver os leitores, tal como eu, com melhores soluções ok?
http://android.wonderhowto.com/how-to/test-for-adups-spyware-your-phone-disable-0175034/
Quem quiser descobrir se tem este AdUps basta seguir o tutorial, bem como a sua desativação (visto que que a remoção da mesma envolve o processo root (Corrijam-me se estiver errado))
Cumpz
Mas quem disse que não temos já artigos desses escritos? 😉 Mas esta é uma boa dica. Obrigado.
Mais uma machadada na minha confiança nos aparelhos fabricados na China, lá terei de largar o meu modelo XZ1 da 最佳智能手机的星球.
E as máquinas da One Plus também sofrem dessas portas-dos-fundos ou estão a salvo? Porque o 0nePlus 3 vai ser o meu novo equipamento, pelo que que tenho interesse em ser esclarecido. Obrigado pela atenção.
Segurança?
Privacidade ??
Isso não existe …
Mas já agora, o que é que interessa se veem as tuas chamadas ou SMS, com histórico ou não ???
Mesmo que liguem para fazer pub eu não compro nada…
(he he he … esta faz-me lembrar uma: “Quero lá saber se a gasolina sobe, eu meto sempre 5 contos !!!)
NOTA: Segurança de equipamentos é a coisa mais importante, e sobre tudo Fazer… Backups… Backups… Backups…
Xiaomi Redmi 3, com miui global stable 8.0.2.0 sem AdUps.
Nem todos os chineses são chinesices!
Eu posso dizer que, pelo menos a Bluboo já corrigiu o problema, pois o Adups actualizou hoje de manhã quando fui procurar atualizações