E se o seu smartphone tivesse dentro dele um drone como câmara? A Vivo pensou nisso
Na tecnologia a imaginação não tem limites, porque a própria tecnologia suplanta-se diariamente. De tal forma que a marca chinesa Vivo patenteou um smartphone que tem uma "câmara drone voadora" integrada. Os fabricantes de smartphones estão permanentemente a recriar os recursos das câmaras para ajudar a diferenciar os seus dispositivos. Uns têm uma câmara, outros um conjunto delas, lentes com mais ou menos tecnologia e até formas radicais de integrar a câmara.
A Vivo está a tentar patentear algo muito mais à frente. A empresa entrou com um pedido de resisto para um smartphone que usa um drone voador como sistema de câmaras.
Vivo: Drone incorporado no smartphone para fotografia e vídeo
Foi descoberta uma lista recente para o pedido de patente no World Intellectual Property Office onde revela que a Vivo entrou com a documentação em dezembro de 2020, mas só agora, a 1 de julho de 2021, foi publicada.
Antes de mais temos de perceber que as empresas pedem o registo de patentes, sem que isso seja qualquer certeza que algum dia a "ideia" registada seja uma realidade. Portanto, não há garantia de que a Vivo algum dia produzirá um híbrido smartphone/drone deste tipo e, se pensarmos bem, parece bastante improvável. Mas não impossível!
Atualmente os drones conseguem ser minúsculos e ter capacidade de fotografar e filmar. Basicamente são câmaras voadoras que podemos controlar com o nosso smartphone. Assim, pelo que se percebe, tudo o que a Vivo precisaria fazer seria embalar estas duas tecnologias num dispositivo compacto que pudesse caber dentro de um smartphone.
O conceito de telefone mostrado nos desenhos parece um telefone convencional. Contudo, quando o utilizador precisa de fazer fotografia ou vídeo, o drone é colocado no ar, saindo de dentro do dispositivo.
O pequeno drone parece ser alimentado por uma bateria e movido com quatro hélices para o manter no ar. Parece ter pelo menos duas câmaras (uma no topo e uma na lateral) e três sensores infravermelhos.
Uma nova abordagem para a imagem nos smartphones
Claro que, pelo que parece, este sistema seria usado quando o smartphone não tivesse a possibilidade de fazer os melhores planos para obter uma melhor imagens. O sistema permitiria, hipoteticamente, a capta imagens ou vídeos que seriam impossíveis de gravar ao usar uma câmara normal de smartphone nas mãos do utilizador.
Locais onde poderá ser necessário obter imagem aérea, locais mais afastados da posição do utilizador e até em situações onde o utilizador não pode ou quer ser exposto.
Depois das imagens captadas, o dispositivo voltaria à base, isto é, voltaria para dentro do smartphone para ser recarregado. A transmissão das imagens seria feita em tempo real, permitindo um sem número de cenários de operação.
Este artigo tem mais de um ano
E se o seu smartphone tivesse dentro um drone que activasse quando estivesse quase a cair ao chão? Alguém pensou nisso?
Sim Grunho, já apareceram umas tantas ideias por ai, no google procura :
* Capinha ‘sente’ quando celular cai e ativa sistema que absorve impacto
* Patente de airbag para celular é registrada
* Airbag para celular? Confira 10 invenções bizarras que foram patenteadas
Nada mau. Mas com um drone nem vai ser preciso baixar e apanhá-lo do chão. É outro nível de sofisticação tecnológica.
Como não há mais nada de interessante há que tentar colocar coisas… só para ter “coisas”
E todos continuarem a usar mensagens chamadas internet e fotos…
Melhorar tecnologias já no mercado zero… como baterias, aquecimentos, displays que não partem (ah ups senão deixam de ter lucro pelos displays partidos) etc etc etc…
Mas o que fazemos? Yuuu que lindooo
Utilidade… zero… pois bateria será de 10seg pronto 1min para não reclamarem…
Enfim acho que a mente da malta está tão na lua que hoje em dia esquecem o essencial para ter mais e mais mas na verdade não usam nada… ou 1% da população usa…
Mas parabéns pela iniciativa que não passará de protótipo… pelo menos já!
isto é daquelas tecnologias de show off prós migos. imagina:
Manel: zé olha esta máquina XPTO que arranjei sente só!
(click no botão pra tirar foto aeria)
Zé: cáput.. Manel que coisa mais top xuxa!! também tira finos?
Como os smartphones são tão grandes que tal um que também faz de skate? Saem umas rodinhas de lado. Então se tiver 2 smartphones pode usar como patins.
Dá ideias dá,
e qualquer dia os robots aspiradores têm algo do género, sai um mais pequeno aspira partes mais difíceis e volta para o aspirador maior
olha… isso até é uma boa ideia
Mesmo…
pois é e ainda não há patente sobre isso xD
Lixo transmitido do aspirador pequenito para o grande via Wi-Fi
Ou 5G que está na moda
Isto para mim já está a chegar ao limiar da estupidez. Estão sempre a inventar tretas para os telemóveis para “inovar” o que já está bom…
Para mim já começou desde que inventaram os dobraveis, desde então têm inventado cada geringonça…
Só agora?
Os dobráveis ainda se aceitam até um certo ponto mas não mais…
Mas como não há nada mais que possam sugar dinheiro…entramos na era dos earbuds em que a bateria se vai em pouco menos de 1 ano ou pouco mais…
Telemóveis não há muito mais a melhorar…a não se os sistemas operativos…mas como rende como está…o povo gosta…
Brevemente muitos anúncios no OLX :
Vende-se telefone VIVO, nunca deu problemas, como novo.
Sem câmara.